Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Dos instrumentos de política urbana, um deles confere ao Poder Público municipal a possibilidade de fixar, por meio do plano diretor, áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário. No Estatuto da Cidade, peça fundamental da legislação urbanística brasileira, esse instrumento chama-se

  • A.

    direito de superfície.

  • B.

    direito de preempção.

  • C.

    operação urbana consorciada.

  • D.

    transferência do direito de construir.

  • E.

    outorga onerosa.

A norma com aplicação no controle, desenvolvimento e sistemas de qualidade de obra, que especifica requisitos do Sistema de Qualidade para Uso, quando um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos, destinando-se primordialmente à prevenção de não conformidades em todos os estágios, desde o projeto até a assistência técnica, denomina-se:

  • A.

    ISO 9003 / NBR 09003.

  • B.

    ISO 9002 / NBR 09002.

  • C.

    ISO 9001 / NBR 09001.

  • D.

    ISO 9004 / NBR 09004.

  • E.

    ISO 9002 / NBR 09000.

Atenção: As questões de números 47 a 49 referem-se a NBR 9050, norma brasileira de "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos".

Para mesas ou superfícies para refeições ou trabalho, previstas em espaços acessíveis, determina

  • A.

    altura de 0,75 m.

  • B.

    altura livre inferior de no mínimo 0,70 m do piso.

  • C.

    altura entre 0,75 m e 0,85 m do piso.

  • D.

    altura livre inferior de no mínimo 0,72 m do piso.

  • E.

    ter um módulo de referência para aproximação frontal possibilitando avançar sob as mesas ou superfícies até no máximo 0,60 m.

O uso do título e o exercício da profissão de arquiteto no Brasil são permitidos se a

  • A.

    pessoa física tenha cursado escola superior de arquitetura.

  • B.

    diretoria da pessoa jurídica possua ao menos um profissional arquiteto com registro no CREA.

  • C.

    diretoria da pessoa jurídica seja constituída em sua maioria por profissionais arquitetos com registro no CREA.

  • D.

    pessoa física estrangeira tiver cursado escola superior de arquitetura no Brasil.

  • E.

    pessoa física estrangeira tiver registro válido no conselho profissional do seu país de origem e esse for conveniado com o Brasil.

A profissão de arquiteto é regulamentada

  • A.

    pela Resolução CONFEA no 5.190, de 24/12/89.

  • B.

    pela Constituição Federal.

  • C.

    pela Lei Federal no 5.190, de 24/12/66.

  • D.

    por lei complementar federal e legislação específica estadual.

  • E.

    por lei federal, conjuntamente com a profissão de engenheiro e engenheiro agrônomo.

Para efeito de fiscalização do exercício profissional de arquitetura, são regulares as atividades abaixo, referentes a edificações e conjuntos arquitetônicos:

I. elaboração de orçamento;

 II. execução de obra e serviço técnico;

 III. estudo, planejamento, projeto e especificação.

É correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Segundo a Lei no 8.666/1993, para a habilitação nas licitações, exigir-se-á dos interessados exclusivamente documentação relativa a

 I. habilitação jurídica;

II. qualificação técnica;

 III. qualificação socioeconômica.

É correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Em conformidade com a Lei no 8.666/1993, licitação de alta complexidade técnica é aquela que

  • A.

    envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.

  • B.

    desobriga o poder público de aplicar critérios objetivos de análise, diante do fato complexo do contrato.

  • C.

    ocorre em situações de aquisição de bens e/ou serviços de segurança nacional.

  • D.

    em que há a dispensa da análise dos demais fatores de habilitação, quando o contratado apresente notória especialização.

  • E.

    em que a obra e serviço técnico são inéditos e de contratação emergencial.

A Administração Pública, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, que NÃO poderá exceder a

  • A.

    2,5% (dois e meio por cento) do valor estimado da contratação.

  • B.

    7,5% (sete e meio por cento) do valor estimado da contratação.

  • C.

    5% (cinco por cento) do valor estimado da contratação.

  • D.

    10% (dez por cento) do valor estimado da contratação.

  • E.

    1 % (um por cento) do valor estimado da contratação.

Laudo de Avaliação de Bens é

  • A.

    análise técnica elaborada por um perito em avaliações para identificar um conjunto de dados de mercado representativos de um valor, em conformidade com a NBR 14653.

  • B.

    relatório técnico elaborado por um perito em avaliações, em conformidade com a NBR 5676.

  • C.

    parecer técnico elaborado por um assistente técnico, em conformidade com a NBR 5676.

  • D.

    análise técnica elaborada por um engenheiro em avaliações para identificar o valor de um bem, dos seus custos, frutos e direitos.

  • E.

    relatório técnico elaborado por um engenheiro de avaliações, em conformidade com a NBR 14653.

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