Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal

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A aprovação prévia de Conselheiros do Tribunal de Contas indicados pelo Governador deverá ser por voto

  • A.

    secreto, por maioria de votos.

  • B.

    público, por maioria de votos.

  • C.

    secreto, por dois terços dos votos.

  • D.

    público, por dois terços dos votos.

  • E.

    público no primeiro turno, por maioria de votos, e secreto no segundo, por dois terços dos votos.

Em 2011, o município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, iniciou o projeto Fogões Ecológicos, que visa ao aumento da eficiência energética de fogões domésticos a lenha em regiões rurais. Esse projeto consiste na substituição de 1.000 fogões a lenha tradicionais, que são normalmente utilizados na região, por fogões melhorados, que possibilitam o uso mais eficiente da madeira, o que reduz seu consumo e as emissões de gás carbônico. O processo de construção dos fogões ecológicos implica a participação ampla da comunidade no apoio à formação dos usuários. Dessa forma, o projeto beneficia o usuário final ao lhe proporcionar formação e treinamento para utilização e manutenção das cozinhas. Assinale a opção que apresenta corretamente o procedimento a ser adotado para o alcance dos objetivos do referido projeto.

  • A.

    Alteração na legislação florestal vigente no que diz respeito ao uso de lenha residencial.

  • B.

    Elaboração de um projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, a ser submetido ao Ministério de Ciência e Tecnologia para captação de recursos financeiros no mercado de carbono.

  • C.

    Envolvimento de stakeholders, tais como líderes de fóruns organizados pela sociedade civil, donas de casa beneficiadas pelo projeto, pedreiros e fornecedores locais, com vistas ao fortalecimento da governança e da legitimidade do programa.

  • D.

    Aquisição pelo público-alvo do programa de novas metodologias para construção do forno ecológico em sua residência.

A Lei Municipal nº 11.689/03 autoriza as unidades educacionais públicas municipais a utilizarem os recursos financeiros provenientes do orçamento do Município e de convênios com a União e o Estado, desde que estejam de acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, nos casos de, exceto

  • A.

    a aquisição de material de escritório para consumo urgente e necessário ao funcionamento da Unidade Educacional.

  • B.

    a aquisição de gêneros alimentícios, incluindo a aquisição de guloseimas, lanches ou a contratação de serviço de bufê.

  • C.

    a aquisição de uniformes de fanfarra, coral, fantasias, coletes para jogos e demais itens de vestuário de caráter coletivo.

  • D.

    a aquisição de materiais e contratação de serviços para a realização de pequenos reparos da unidade educacional.

De acordo com o Código de Posturas do Município de Paranaguá-PR (Lei Complementar Nº 68/2007), em todas as casas de diversões públicas serão observadas as seguintes disposições, além das estabelecidas pelo Código de Obras e Edificações, exceto:

  • A.

    as portas e os corredores para o exterior conservar-se-ão sempre livres de móveis ou quaisquer objetos que possam dificultar a retirada rápida do público em caso de emergência.

  • B.

    deverão possuir bebedouro de água filtrada em perfeito estado de funcionamento.

  • C.

    todas as portas de saída serão encimadas pela inscrição "SAÍDA", legível a distância e luminosa de forma suave e as portas se abrirão de fora para dentro.

  • D.

    Em todos os teatros, circos ou salas de espetáculos, previamente aprovados e licenciados pelos órgãos municipais competentes serão reservados 4 (quatro) lugares destinados às autoridades policiais e municipais, encarregados da fiscalização, para o cumprimento de suas funções.

Pedro Henrique, antigo servidor ocupante de cargo efetivo do Estado do Rio de Janeiro, valeu-se de sua função pública para fazer propaganda política para seu cunhado, candidato a Deputado Estadual, inclusive imprimindo na repartição pública farto material de campanha eleitoral. Em razão das irregularidades cometidas, Pedro Henrique está sujeito a responder:

  • A. à ação penal por crime contra a Administração Pública, bem como a processo administrativo disciplinar, que poderá ensejar sua condenação por ato de improbidade administrativa com a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário;
  • B. pelo crime de improbidade administrativa, civilmente pelo dano ao erário, administrativamente pela falta funcional e na esfera eleitoral por utilização da máquina pública para propaganda eleitoral irregular;
  • C. pelo crime de improbidade administrativa, estando sujeito à pena privativa de liberdade, sem prejuízo do processo administrativo disciplinar, que poderá ensejar a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário;
  • D. por ato de improbidade administrativa, estando sujeito à suspensão dos direitos políticos, à indisponibilidade dos bens e ao ressarcimento ao erário, sendo que a perda da função pública somente pode ser analisada no processo administrativo disciplinar, que pode resultar em pena de demissão; além disso está sujeito a responder pela ação penal cabível;
  • E. por ato de improbidade administrativa, estando sujeito à suspensão dos direitos políticos, à perda da função pública, à indisponibilidade dos bens e ao ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível e do processo administrativo disciplinar.

Atenção: As questões de números 40 a 42 referem-se ao Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro.

Para a criação e classificação das Comarcas será considerado, dentre outros, o movimento forense dos municípios do Estado, no qual serão computados apenas os processos

  • A.

    cíveis, inclusive das Varas de Família, que exijam sentença de que resulte coisa julgada.

  • B.

    de qualquer natureza que exijam sentença de que resulte coisa julgada.

  • C.

    de qualquer natureza, independentemente da exigência de sentença judicial.

  • D.

    cíveis, exceto das Varas de Família, que exijam sentença de que resulte coisa julgada.

  • E.

    cíveis, inclusive das Varas de Família, independentemente da exigência de sentença judicial.

A sede da Prefeitura de um Município do Estado do Amapá foi destruída em razão de um incêndio provocado por um raio. Naquela ocasião foram queimados todos os documentos que comprovavam a movimentação contábil, financeira, operacional, patrimonial e orçamentária do exercício de 2010. Nesse caso, as contas do Prefeito referentes a esse exercício serão consideradas

  • A.

    suspensas.

  • B.

    iliquidáveis.

  • C.

    regulares.

  • D.

    intangíveis.

  • E.

    imateriais.

De acordo com o prescrito na Lei Orgânica do Município de Campinas, “são competência do Município a assistência à saúde, a identificação e o controle de fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva”, sendo uma das ações referente ao(à)

  • A.

    registro de entidades assistenciais.

  • B.

    avaliação da prestação de serviços.

  • C.

    vigilância epidemiológica.

  • D.

    articulação estadual e federal.

De acordo com o Código de Posturas do Município de Paranaguá-PR (Lei Complementar Nº 68/2007), Sobre o preenchimento de um auto de infração é incorreto afirmar que o mesmo deverá conter:

  • A.

    Fato ou ato que constituía a infração, indicando o dispositivo legal infringido.

  • B.

    Não é necessário identificar e colher assinaturas de testemunhas, mesmo que houver recusa de assinatura do auto por parte do infrator.

  • C.

    Nome e assinatura do infrator, ou, na sua falta, denominação que o identifique, e endereço.

  • D.

    Nome e assinatura do autuante, bem como a sua função ou cargo.

Sobre as normas gerais do processo administrativo no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, a Lei Estadual 5.427/09 estabelece que o administrado tem direito a ter ciência da tramitação dos processos administrativos:

  • A. em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos nele contidos, permitida a cobrança pelos custos da reprodução, e conhecer as decisões proferidas, na forma dos respectivos regulamentos, ressalvadas as hipóteses de sigilo admitidas em direito;
  • B. em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos nele contidos, de forma gratuita, e conhecer as decisões proferidas, na forma dos respectivos regulamentos, não lhe sendo aplicadas as hipóteses de sigilo quando figurar como investigado, pelos princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa;
  • C. independentemente de ostentar ou não a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos nele contidos, de forma gratuita, e conhecer as decisões proferidas, na forma dos respectivos regulamentos, com base no princípio da publicidade;
  • D. independentemente de ostentar ou não a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos nele contidos, permitida a cobrança pelos custos da reprodução, e conhecer as decisões proferidas, não sendo aplicado sigilo, com base no princípio da publicidade;
  • E. e vista desses processos, independentemente de ostentar ou não a condição de interessado, sendo que somente pode obter cópias de documentos nele contidos, de forma gratuita, a pessoa que figurar como investigada, pois o princípio da publicidade é limitado pelo princípio da intimidade.
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