Questões sobre Legislação Marítima

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Num contrato de transporte marítimo, há um documento emitido pelo transportador que descreve a quantidade e o tipo de mercadorias embarcadas, cita o nome do navio transportador, o valor do frete, os portos de embarque e descarga, o embarcador e o consignatário. Esse documento é denominado

  • A. packing list.
  • B. booking note.
  • C. bill of landing.
  • D. charter party.
  • E. commercial invoice.

O prêmio pago pelo armador-fretador ao afretador pela eficiência na operação do navio que venha a engendrar a entrega da embarcação antes do prazo estipulado, contratualmente, é denominado

  • A. subestadia.
  • B. sobrestadia.
  • C. contraestadia.
  • D. refretamento.
  • E. subfretamento.

Segundo a NORMAM-20/DPC, que trata do gerenciamento de água de lastro de navios, os navios, ao realizarem a troca da água de lastro, deverão fazê-lo com uma eficiência volumétrica de, pelo menos,

  • A. 25%
  • B. 30%
  • C. 50%
  • D. 70%
  • E. 95%

O contrato pelo qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, incluindo o direito de designar o comandante e a tripulação, é denominado contrato de

  • A. subfretamento.
  • B. afretamento a casco nu.
  • C. afretamento por viagem.
  • D. afretamento por período.
  • E. fretamento a tonelagem ou volume.

Diante da entrada de uma grande embarcação em uma baía, um analista de comercialização e logística foi questionado sobre aspectos relacionados aos seguros marítimos, respondendo que o(a)

  • A. seguro do casco engloba todo o navio, exceto máquinas e acessórios.
  • B. prêmio é uma participação do segurado num percentual do sinistro, feito pela dedução no pagamento da indenização.
  • C. indenização traz lucros ao segurado.
  • D. não convocação do prático em zona de praticagem obrigatória pode causar a rescisão do seguro.
  • E. probabilidade de ocorrência de riscos não interfere na base de cálculo dos valores envolvidos.

São obrigações do segurado e do segurador, respectivamente,

  • A. pagar a indenização e avisar sobre qualquer circunstância que possa vir a agravar os riscos.
  • B. pagar o prêmio e pagar a franquia.
  • C. tomar medidas para evitar o aumento dos danos e entregar a apólice, devidamente assinada.
  • D. pagar a franquia e pagar qualquer avaria que aconteça à embarcação durante a viagem.
  • E. avisar sobre a ocorrência do sinistro, dentro do prazo, e tomar medidas para evitar o aumento dos danos.

Ocorrem eventos em que há necessidade de se recorrer à arbitragem, sobre a qual é sabido que

  • A. é uma forma alternativa de composição de litígio entre partes.
  • B. é um processo moroso, com prazos longos e indefinidos.
  • C. é regida por um sistema jurídico único, no Brasil
  • D. tem aplicação proibida na esfera pública, sendo utilizada apenas em âmbito privado.
  • E. sua sentença não tem força judicial se assinada a cláusula compromissória.

Após uma intervenção de arbitragem, é proferida a sentença arbitral, sabendo-se que

  • A. a estrangeira não é reconhecida ou aplicada no Brasil.
  • B. deve ser assinada somente pelas partes envolvidas.
  • C. não delibera sobre as custas e despesas de arbitragem.
  • D. seu relatório prescinde dos fundamentos da decisão.
  • E. pode ser comunicada às partes pelo correio, se registrado o recebimento.

A sentença arbitral pode ser anulada

  • A. a qualquer momento, após o procedimento, desde que se comprove que o compromisso arbitral é nulo.
  • B. se a sentença não for proferida por um juiz ou um árbitro formado em direito.
  • C. se for proferida fora dos limites da convenção de arbitragem.
  • D. se não for homologada pelo Superior Tribunal de Justiça.
  • E. caso uma das partes não esteja de acordo com a sentença proferida.

O intermediário especializado em fretamentos marítimos que atua em nome dos fretadores e afretadores, prestando serviço na área de reserva de praça e celebração de contratos de fretamento, é denominado

  • A. shipper.
  • B. shipowner.
  • C. ship operator.
  • D. carrier owner.
  • E. cargo broker.
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