Questões sobre Lei nº 9.427/1996 - Institui a ANEEL e Disciplina o Regime das Concessões de Serviços Públicos de Energia Elétrica

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Uma das abordagens do exame dos comportamentos e das funções dos gerentes é através do conceito dos elos de ligação, que explicita que os gerentes podem ser vistos como líderes de um grupo e subordinados de outro. A liderança eficaz, portanto, é caracterizada pela capacidade de exercer influência para cima assim como de liderar os de baixo. Esta é a contribuição de:

  • A.

    Bandura;

  • B.

    Bertalanffy;

  • C.

    Blake;

  • D.

    Likert;

  • E.

    Schein.

Os grupos de tomada de decisão de alto nível em corporações e governos são normalmente compostos por especialistas, que devem ser capazes de tomar as melhores decisões. Infelizmente, o grupo pode ser levado a tomar decisões que os membros individualmente sabem ser ruins, devido ao fenômeno conhecido como:

  • A.

    entropia decisional;

  • B.

    fragmentação decisional;

  • C.

    inconsistência decisional;

  • D.

    pensamento de grupo;

  • E.

    pseudodecisão de grupo.

Vários estudos foram realizados comparando as decisões em grupo e as decisões individuais e, a maioria deles encontrou diferenças, apontando as decisões de grupo como mais extremas do que as decisões individuais. Esse resultado é chamado de:

  • A.

    discrepância do grupo;

  • B.

    extremação coletiva;

  • C.

    extremação do grupo;

  • D.

    polarização coletiva.

  • E.

    polarização do grupo.

A organização pode ser conceituada como um sistema sociotécnico em que os sistemas social e tecnológico devem ser projetados para se adaptarem da melhor forma possível. As pessoas devem ser organizadas em tarefas e trabalhos e as máquinas e os equipamentos devem ser de fácil utilização, de forma a funcionar adequadamente. Esse é o conceito de otimização:

  • A.

    básica;

  • B.

    conjunta;

  • C.

    múltipla;

  • D.

    paralela;

  • E.

    reversa.

As diferentes formas de capital são importantes fatores de competitividade. Segundo Edvinsson e Malone, o conhecimento, a experiência, o poder de inovação, a habilidade dos empregados; os valores, a cultura e a filosofia da empresa, de um lado, e os softwares, o banco de dados, as patentes, as marcas registradas, os equipamentos e os clientes, por outro lado, são, respectivamente

  • A.

    capital estrutural e capital humano;

  • B.

    capital estrutural e capital intelectual;

  • C.

    capital humano e capital estrutural;

  • D.

    capital humano e capital intelectual;

  • E.

    capital intelectual e capital humano.

Um dos aspectos considerados em qualidade de vida no trabalho- QVT- diz respeito à jornada de trabalho. O horário de trabalho flexível, o banco de horas e a jornada comprimida são exemplos de enriquecimento:

  • A.

    do cargo;

  • B.

    do emprego.

  • C.

    da função;

  • D.

    da ocupação;

  • E.

    do trabalho.

Os riscos que, em decorrência do exercício das funções, vagarosa e cumulativamente e, em geral, irreversivelmente, comprometem a integridade física do empregado são chamados de riscos para a:

  • A.

    integridade;

  • B.

    performance;

  • C.

    preservação;

  • D.

    saúde;

  • E.

    segurança;

Visando melhor adaptação, muitas organizações criam equipes interfuncionais, reduzem custos, melhoram os processos e eliminam níveis organizacionais. As ações mencionadas caracterizam

  • A.

    assimilação de políticas.

  • B.

    liderança tecnológica;

  • C.

    mudança incremental;

  • D. parceria interna.
  • E.

    reorientação mercadológica.

A implementação, com êxito, de programas em empresas depende de pessoas que agem como catalizadores, estimulando, facilitando e coordenando as novas orientações. Essas pessoas são denominadas:

  • A.

    agentes de mudança;

  • B.

    desempenhadores referenciais;

  • C.

    líderes situacionais.

  • D.

    papéis críticos;

  • E.

    performadores básicos.

ara melhorar seu desempenho, as organizações enviam equipes de observadores às organizações líderes para aprender "melhores práticas" e, comparando-as com as práticas atuais, buscam melhorá-las. Trata-se da abordagem

  • A.

    comparativa;

  • B.

    competitiva;

  • C.

    proativa.

  • D.

    reativa;

  • E.

    referencial.

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