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Legislação Federal - Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao painel hipotético apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Os quatro expositores estão em conformidade com os objetivos fundamentais da educação ambiental, mas privilegiam objetivos diferentes, entre aqueles expressos nos incisos do artigo 5.º da Lei n.º 9.795/1999.
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Com relação ao painel hipotético apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A pesquisa-ação e a pesquisa-participante geralmente se fazem presentes nos trabalhos cuja linha é semelhante à do relatado pelo primeiro expositor.
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Com relação ao painel hipotético apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Agentes ambientais mirins costumam ser parte integrante de projetos em educação ambiental como o segundo trabalho exposto, mas não de projetos vinculados à linha seguida pelo primeiro expositor.
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Com relação ao painel hipotético apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O primeiro, o segundo e o terceiro expositores evidenciam atuação voltada preferencialmente para a educação ambiental formal, conforme as definições das seções II e III da Lei n.º 9.795/1999.
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A respeito do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, julgue os itens que se seguem.
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais em tratar a temática ambiental como tema transversal está de acordo com esse tratado.
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A respeito do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, julgue os itens que se seguem.
O referido tratado, ao contrário da Declaração de Estocolmo sobre o meio ambiente humano, firma a busca da sustentabilidade ambiental e a superação do subdesenvolvimento como necessárias concessões de auxílio dos países desenvolvidos.
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A respeito do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, julgue os itens que se seguem.
Há interdependência clara e textual entre esse tratado e a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
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O mapa acima mostra o levantamento feito pelo Centro de Geografia e Cartografia Aplicada (CIGA) da Universidade de Brasília (UnB) que identifica 2.228 territórios quilombolas no Brasil (áreas cinza e branca no mapa), dos quais apenas 70 são reconhecidos pelo governo federal. Considere que esse levantamento venha a ser útil no desenvolvimento de projeto voltado à identificação de áreas prioritárias para a conservação do patrimônio cultural por Sistema de Informação Geográfica (SIG), que inclua como dado básico a distribuição geográfica de quilombolas e de grupos indígenas.
Com base nessas informações, e a respeito do assunto e do mapa, julgue os itens seguintes.
A produção e a divulgação do mapa estão de acordo com os princípios básicos da Política Nacional de Educação Ambiental.
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A respeito do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, julgue os itens que se seguem.
Esse tratado toma como referência os conceitos examinados na Declaração das Nações Unidas na Nova Ordem Econômica Mundial, assim como a Declaração de Belgrado toma como referência o relatório Brundtland.
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Além dos impactos ambientais diretos, o incidente descrito trouxe diversas lições e preocupações, inclusive no que diz respeito ao papel da educação ambiental. Considere que, na época da instalação da fábrica mencionada no texto, foram desenvolvidas campanhas educativas na região com o apoio da imprensa escrita. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
Uma palestra de educação ambiental que, proferida em março de 2005, buscasse explicar os efeitos da contaminação sobre o meio ambiente com base no episódio relatado no texto poderia corretamente conter referência à obra Primavera Silenciosa, de Rachel Carson.
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