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Legislação Federal - Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Além dos impactos ambientais diretos, o incidente descrito trouxe diversas lições e preocupações, inclusive no que diz respeito ao papel da educação ambiental. Considere que, na época da instalação da fábrica mencionada no texto, foram desenvolvidas campanhas educativas na região com o apoio da imprensa escrita. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
Uma palestra sobre educação ambiental e gestão de recursos hídricos nos dias de hoje deveria desprezar o episódio descrito no texto como estudo de caso, uma vez que os comitês de bacia hidrográfica devem ocupar-se da definição de instrumentos de cobrança e outorga, como forma de evitar acidentes semelhantes.
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Além dos impactos ambientais diretos, o incidente descrito trouxe diversas lições e preocupações, inclusive no que diz respeito ao papel da educação ambiental. Considere que, na época da instalação da fábrica mencionada no texto, foram desenvolvidas campanhas educativas na região com o apoio da imprensa escrita. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
A educação ambiental deve ser focada nos conceitos científicos acerca dos processos naturais, uma vez que os aspectos tecnológicos são irrelevantes para a situação apresentada no texto.
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Além dos impactos ambientais diretos, o incidente descrito trouxe diversas lições e preocupações, inclusive no que diz respeito ao papel da educação ambiental. Considere que, na época da instalação da fábrica mencionada no texto, foram desenvolvidas campanhas educativas na região com o apoio da imprensa escrita. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
A organização de fóruns dos atingidos pelo desastre mencionado no texto, à semelhança dos movimentos dos atingidos por barragens, permitiria que se iniciassem processos de pesquisa-ação, tomando os envolvidos a condução de seus próprios destinos, conforme preconizam alguns documentos internacionais referenciais em educação ambiental.
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Uma atividade de educação ambiental foi desenvolvida em uma região afetada por um acidente rodoviário que acarretou o despejo de grande quantidade de produtos tóxicos junto ao rio que margeia a rodovia. Essa atividade incluía a construção de uma maquete da bacia hidrográfica na escala de 1:100.000, para se representar a trajetória da contaminação.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
A construção de maquetes da bacia afetada é uma estratégia pedagógica adequada para promover a melhor compreensão do fenômeno ocorrido, atendendo ao princípio da abordagem articulada das questões ambientais em diferentes escalas, conforme estabelece a Lei n.º 9.795/1999, e fundamenta-se em uma pedagogia ativa, oposta à pedagogia tradicional e bancária.
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Ao estabelecer a necessidade do fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia (art. 5.o, VI), a Lei n.º 9.795/1999 expressa um interesse mais técnico que prático.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A interpretação expressa no texto acima pode ser admitida como correta, se for analisada apenas com respeito ao trecho citado da referida lei.
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Ao estabelecer a necessidade do fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia (art. 5.o, VI), a Lei n.º 9.795/1999 expressa um interesse mais técnico que prático.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A terminologia empregada no texto filia-se às concepções de E. Durkheim.
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Ao estabelecer a necessidade do fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia (art. 5.o, VI), a Lei n.º 9.795/1999 expressa um interesse mais técnico que prático.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
O texto acima apresenta um raciocínio dialético.
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De acordo com a Lei Federal nº 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, leia as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A educação ambiental deve estar presente, de forma articulada, preferencialmente, nos níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal.
( ) Constitui um dos princípios da educação ambiental: a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural sob o enfoque da sustentabilidade,
( ) Cabe aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente-Sisnama promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
( ) A Política Nacional de Educação Ambiental envolve, em sua esfera de ação, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente-Sisnama, instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, mas não envolve organizações não governamentais.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
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