Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a abordagem comunicativa, ao ensinar uma língua estrangeira o professor deve inicialmente considerar:

  • a.

    uma visão de linguagem e como o homem apreende e aprende esta linguagem.

  • b.

    a comunicação oral e sua respectiva pronúncia correta como prioridade de seu plano de ensino.

  • c.

    o aprendizado gradativo da estrutura gramatical da comunicação: do mais simples ao mais complexo.

  • d.

    o desenvolvimento da competência lingüística como enfoque para que a comunicação seja eficiente.

  • e.

    apenas o desenvolvimento da habilidade de leitura, cuja necessidade para o aluno é maior do que as outras habilidades comunicativas.

De acordo com as recentes metodologias, o desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa no ensino fundamental e médio

  • a.

    exige que o professor passe seus conhecimentos lingüísticos e culturais a seus alunos.

  • b.

    pressupõe que o professor tenha vasto conhecimento de vocabulário para explicá-lo a seus alunos.

  • c.

    deve levar o aluno a compreender como se constroem os significados nessa nova língua que está aprendendo.

  • d.

    requer mais conhecimento gramatical do que de vocabulário para o exercício da compreensão.

  • e.

    deve conciliar compreensão com ensino de gramática.

A repetição de diálogos, exercícios orais e escritos de substituição e a escrita de diálogos são procedimentos condizentes com

  • a.

    a abordagem comunicativa.

  • b.

    o método da gramática e tradução.

  • c.

    o ensino da compreensão oral e escrita.

  • d.

    o método situacional.

  • e.

    o ensino instrumental.

Segundo as abordagens recentes, a dinâmica em sala de aula para o ensino da leitura prevê

  • a.

    primeiro leitura silenciosa e compreensão do vocabulário desconhecido, depois a leitura em voz alta.

  • b.

    leitura silenciosa para a compreensão e interpretação do texto.

  • c.

    levantamento prévio do vocabulário novo com os alunos, explicação do vocabulário e compreensão do texto.

  • d.

    explicação sobre o sentido do texto e repetição das frases do texto.

  • e.

    leitura silenciosa, identificação das palavras novas, tradução destas palavras com o auxílio de um dicionário.

Tendo em vista novas conceituações sobre a relação entre língua e cultura, propõe-se que o ensino de inglês

  • a.

    amplie os meios de acesso à cultura dos povos de língua inglesa.

  • b.

    saliente apenas a cultura de outros países falantes da língua inglesa que ganharam destaque no cenário mundial recentemente.

  • c.

    evite abordar questões culturais devido a sua natureza imperialista.

  • d.

    concentre-se apenas na cultura brasileira, numa proposta de valorização desta.

  • e.

    leve os alunos à percepção da diversidade entre culturas.

Uma diferença entre metodologias tradicionais e abordagens atuais para o ensino de línguas estrangeiras é

  • a.

    o enfoque: deixou de ser o tópico gramatical para ser o desenvolvimento das habilidades.

  • b.

    o ponto de partida: deixou de focalizar o conhecimento sistêmico para focalizar a escrita.

  • c.

    a avaliação: antes escrita; atualmente apenas oral.

  • d.

    o modelo de aula: o ensino de diálogos passou a ser desnecessário.

  • e.

    a utilização de aparelhos: gravadores e projetores são substituídos por computadores.

Levar o aluno a reconhecer cognatos é um procedimento didático

  • a.

    aplicado na memorização dos significados no aprendizado de uma língua estrangeira.

  • b.

    característico das atividades de compreensão oral (listening activities) de uma língua estrangeira.

  • c.

    utilizado no desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de uma língua estrangeira.

  • d.

    indispensável para desenvolver confiança no aluno para leitura de textos em voz alta.

  • e.

    inadequado porque interfere na compreensão correta do texto.

Numa aula que segue a abordagem comunicativa, levar os alunos a escrever diálogos em inglês

  • a.

    deve ser a atividade principal porque os alunos desenvolvem as habilidades oral e escrita ao mesmo tempo.

  • b.

    é uma atividade cuja adequação deve ser ponderada, tendo em mente o princípio da escrita significativa.

  • c.

    é a maneira mais eficiente para promover a fixação do vocabulário e gramática de cada unidade do programa.

  • d.

    é uma etapa que antecede a comunicação oral.

  • e.

    desenvolve confiança nos alunos sobre as estruturas gramaticais exigidas numa comunicação oral correta.

No processo de aprendizagem da língua inglesa, segundo uma abordagem não-tradicional, o erro

  • a.

    deve ser corrigido imediatamente, possibilitando à classe perceber o que é certo ou errado.

  • b.

    deve ser evitado; o professor deve prover modelos de comunicação correta.

  • c.

    deve ser trabalhado; o aluno deve repetir a forma correta até aprender efetivamente.

  • d.

    não precisa ser corrigido; a estrutura lingüística é uma preocupação das metodologias tradicionais.

  • e.

    deve ser compreendido como um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem.

Based on the text above, judge the following items.

The word “one” (l.2) is a numeral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...