Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abaixo encontra-se um exercício que acompanha três anúncios de viagem (Beatle City, The Haven Hotel e National Trust for Scotland). Analise a atividade.

O exercício solicita do aluno a aplicação da estratégia de leitura denominada

  • a.

    scanning.

  • b.

    predição.

  • c.

    skimming.

  • d.

    inferência.

  • e.

    adivinhação.

Na perspectiva atual de ensino da língua inglesa na escola pública, defende-se que uma das metas do ensino é possibilitar que o aluno se constitua em um ser discursivo no uso da língua estrangeira. Isso significa que devem ser enfatizados

  • a.

    o conhecimento metalingüístico e a conversação em pares.

  • b.

    os processos de construção de significados e a interação.

  • c.

    os contrastes com a língua materna e a tradução.

  • d.

    a memorização de diálogos e o treino oral de estruturas básicas da língua.

  • e.

    os exercícios de compreensão oral e de ampliação do vocabulário dos alunos.

Pesquisas sobre a aquisição de vocabulário em língua estrangeira mostram que temos a tendência a aprender famílias de palavras, em vez de palavras isoladas, ou de fazer algum tipo de associação mental dessas palavras. Também temos a tendência a lembrar de palavras que precisamos usar ativamente com algum propósito específico ou que podemos associar a alguma ação ou pessoa. No processo de aquisição de vocabulário em língua inglesa, qual das atividades abaixo é condizente com essas descobertas?

  • a.

    Levantamento prévio das palavras desconhecidas em um texto de leitura e busca de sua tradução no dicionário.

  • b.

    Memorização de listas de palavras novas sobre um assunto ou campo lexical.

  • c.

    Registro em caderno de pelo menos três palavras novas por aula, e de sua tradução.

  • d.

    Exercício de dedução do significado de palavras desconhecidas a partir do contexto, em um texto de leitura, por exemplo.

  • e.

    Exercício de repetição das palavras novas aprendidas em uma determinada aula.

Na aula de língua estrangeira, os alunos não devem se valer exclusivamente do professor para "dirigir" seu aprendizado. Eles precisam também "aprender a aprender": descobrir suas características próprias como aprendizes, verificar os pontos em que têm problemas e como podem encontrar ajuda.

Essa proposta educacional pode promover as condições para o desenvolvimento das

  • a.

    habilidades de memorização.

  • b.

    habilidades lingüísticas.

  • c.

    estratégias de associação.

  • d.

    estratégias de socialização em grupo.

  • e.

    habilidades de autoconscientização.

Leia a citação abaixo.

Esta descrição do canadense enquanto falante da língua inglesa revela a seguinte posição sobre cultura

  • a.

    a língua inglesa é predominante em várias culturas.

  • b.

    a identidade é construída por fragmentos e é multicultural.

  • c.

    a variedade cultural não interfere na definição de uma identidade.

  • d.

    a cultura inglesa é universal.

  • e.

    o estereótipo revela a identidade real do estrangeiro.

Leia o texto abaixo.

O papel do aprendiz de língua estrangeira descrito no texto acima aplica-se a qual método ou abordagem de ensino de línguas?

  • a.

    Método audiolingual.

  • b.

    Abordagem situacional.

  • c.

    Método da resposta física total.

  • d.

    Sugestopédia.

  • e.

    Abordagem comunicativa.

Leia o texto abaixo.

 O texto descreve o papel do professor

  • a. no método audiolingual.
  • b. no método silencioso.
  • c. na abordagem natural.
  • d. no método de gramática e tradução.
  • e.

    Na abdagem comunicativa

No ensino de língua estrangeira em contexto escolar, uma das formas de aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, é

  • a.

    o ensino dedutivo formal da língua centrado no professor.

  • b.

    o trabalho individualizado que atende às necessidades da cada aprendiz.

  • c.

    a realização de tarefas em pares ou grupos compostos por alunos com diferentes níveis de experiência.

  • d.

    a repetição de itens lingüísticos pelos aprendizes até a sua memorização.

  • e.

    a aprendizagem gradativa que parta de conteúdos mais simples pra mais complexos

A perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo

  • a.

    assemelha-se à de Piaget, com sua ênfase na competência.

  • b.

    pressupõe que o desenvolvimento cognitivo é mediado social e culturalmente.

  • c.

    coloca o desenvolvimento cognitivo fora da cultura.

  • d.

    postula que não há lugar para a ação do sujeito individual.

  • e.

    enfatiza que o amadurecimento do indivíduo depende somente de suas necessidades internas

Os estudos recentes sobre o ensino de línguas estrangeiras defendem que o ensino de inglês em escolas públicas deve ter um objetivo educacional:

  • a.

    a capacitação dos alunos para um mercado que demanda o conhecimento da língua inglesa.

  • b.

    a preparação dos alunos para a entrada no ensino superior.

  • c.

    o conhecimento sobre a cultura da língua inglesa, atendendo às necessidades da globalização.

  • d.

    a compreensão sobre como ocorre a comunicação e o desenvolvimento da reflexão crítica por meio de uma língua estrangeira.

  • e.

    o domínio da língua inglesa para a formação plena do indivíduo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...