Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social:
despertar o interesse dos alunos pelos países de língua inglesa.
dar acesso às culturas de países economicamente mais desenvolvidos.
complementar o aprendizado da comunicação oral realizado em cursos fora da escola.
preparar os alunos para o trabalho, num mercado cada vez mais exigente do conhecimento da língua inglesa.
dar oportunidade para o aprendizado da língua inglesa, reduzindo as diferenças educacionais.
A respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem
a necessidade de aumentar a compreensão oral do professor para o sucesso do ensino de inglês.
a adoção de uma metodologia única para o ensino público.
as vantagens da educação continuada e da reflexão sobre a própria prática.
o aprimoramento do professor para lidar com o erro do aluno.
a conscientização dos professores para avaliação mais rigorosa dos alunos, tendo em vista a melhoria do ensino.
A proposta da interdisciplinaridade no ensino de inglês
visa estudar as disciplinas do currículo escolar por meio da língua inglesa.
envolve conhecer os termos principais das disciplinas que compõem o currículo escolar em língua inglesa.
é uma responsabilidade da escola que está além do poder de decisão do professor.
possibilita redimensionar a visão utilitarista da língua, do conhecimento e da cultura.
volta-se para o interior da disciplina, ou seja, o conhecimento pleno da estruturação desse idioma.
No ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a ênfase da visão sociointeracional/sociocultural está
no professor e nas metodologias behaviorista e cognitivista de ensino.
na interação entre professor e aluno e entre alunos.
no aluno e em seus conhecimentos armazenados na mente.
na interação entre alunos e material didático.
nas relações estabelecidas entre alunos e famílias.
Na visão interacional de leitura, que vê o leitor como reconstrutor do texto, o ato de leitura implica interação entre
leitor, texto e escritor.
texto, gramática e vocabulário.
leitor, conteúdos gramatical e lexical.
texto, estratégias cognitivas e metacognitivas.
recepção, produção e escritor.
Na leitura em língua estrangeira, o desconhecimento parcial de aspectos gramaticais e/ou lexicais do texto pode ser compensado pela utilização de
técnicas de tradução do texto para a língua portuguesa.
listas de vocabulário previamente constituídas.
técnicas de leitura em voz alta que busquem a segmentação sintática adequada ao texto.
estratégias de segmentação sintática que reduzam o texto à sua idéia central.
estratégias de inferência de elementos desconhecidos por meio de pistas contextuais.
No ensino da língua inglesa, "information gap activities" são atividades nas quais os aprendizes
revisam conteúdos já estudados.
repetem entre si informações compartilhadas por todos.
preenchem lacunas em textos escritos para aquisição de vocabulário novo.
trocam informações reais com os colegas.
procuram informações sobre aspectos da língua em gramáticas e dicionários.
O perfil de professor de língua inglesa enfatizado nos últimos 15 ou 20 anos é o de professor pesquisador e interativo. Qual das características abaixo NÃO se aplica a esse perfil?
Treinador e modelo para os alunos.
Facilitador da aprendizagem.
Gerador e testador de hipóteses.
Investigador dos objetivos da aprendizagem.
Observador das necessidades dos alunos.
O aprendizado de um idioma estrangeiro demanda integração de uma grande variedade de habilidades, atividades e processos de raciocínio. No ensino comunicativo de línguas, a gramática
não tem mais função prática, por isso não deve ser incluída nos manuais.
deve estar a serviço das atividades comunicativas.
torna-se desnecessária no processo de aprendizagem
deve ser apresentada de forma explícita logo no início de uma prática.
não é parte integrante do uso funcional da língua.
Na década de 80, estudos demonstraram que o falante de uma língua possui as competências sociolingüística, discursiva, gramatical e estratégica. Esses são os quatro componentes da
competência lingüística.
habilidade de fala.
competência comunicativa.
habilidade de transferência gramatical.
compreensão das regras e seus usos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...