Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social:

  • a.

    despertar o interesse dos alunos pelos países de língua inglesa.

  • b.

    dar acesso às culturas de países economicamente mais desenvolvidos.

  • c.

    complementar o aprendizado da comunicação oral realizado em cursos fora da escola.

  • d.

    preparar os alunos para o trabalho, num mercado cada vez mais exigente do conhecimento da língua inglesa.

  • e.

    dar oportunidade para o aprendizado da língua inglesa, reduzindo as diferenças educacionais.

A respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem

  • a.

    a necessidade de aumentar a compreensão oral do professor para o sucesso do ensino de inglês.

  • b.

    a adoção de uma metodologia única para o ensino público.

  • c.

    as vantagens da educação continuada e da reflexão sobre a própria prática.

  • d.

    o aprimoramento do professor para lidar com o erro do aluno.

  • e.

    a conscientização dos professores para avaliação mais rigorosa dos alunos, tendo em vista a melhoria do ensino.

A proposta da interdisciplinaridade no ensino de inglês

  • a.

    visa estudar as disciplinas do currículo escolar por meio da língua inglesa.

  • b.

    envolve conhecer os termos principais das disciplinas que compõem o currículo escolar em língua inglesa.

  • c.

    é uma responsabilidade da escola que está além do poder de decisão do professor.

  • d.

    possibilita redimensionar a visão utilitarista da língua, do conhecimento e da cultura.

  • e.

    volta-se para o interior da disciplina, ou seja, o conhecimento pleno da estruturação desse idioma.

No ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a ênfase da visão sociointeracional/sociocultural está

  • a.

    no professor e nas metodologias behaviorista e cognitivista de ensino.

  • b.

    na interação entre professor e aluno e entre alunos.

  • c.

    no aluno e em seus conhecimentos armazenados na mente.

  • d.

    na interação entre alunos e material didático.

  • e.

    nas relações estabelecidas entre alunos e famílias.

Na visão interacional de leitura, que vê o leitor como reconstrutor do texto, o ato de leitura implica interação entre

  • a.

    leitor, texto e escritor.

  • b.

    texto, gramática e vocabulário.

  • c.

    leitor, conteúdos gramatical e lexical.

  • d.

    texto, estratégias cognitivas e metacognitivas.

  • e.

    recepção, produção e escritor.

Na leitura em língua estrangeira, o desconhecimento parcial de aspectos gramaticais e/ou lexicais do texto pode ser compensado pela utilização de

  • a.

    técnicas de tradução do texto para a língua portuguesa.

  • b.

    listas de vocabulário previamente constituídas.

  • c.

    técnicas de leitura em voz alta que busquem a segmentação sintática adequada ao texto.

  • d.

    estratégias de segmentação sintática que reduzam o texto à sua idéia central.

  • e.

    estratégias de inferência de elementos desconhecidos por meio de pistas contextuais.

No ensino da língua inglesa, "information gap activities" são atividades nas quais os aprendizes

  • a.

    revisam conteúdos já estudados.

  • b.

    repetem entre si informações compartilhadas por todos.

  • c.

    preenchem lacunas em textos escritos para aquisição de vocabulário novo.

  • d.

    trocam informações reais com os colegas.

  • e.

    procuram informações sobre aspectos da língua em gramáticas e dicionários.

O perfil de professor de língua inglesa enfatizado nos últimos 15 ou 20 anos é o de professor pesquisador e interativo. Qual das características abaixo NÃO se aplica a esse perfil?

  • a.

    Treinador e modelo para os alunos.

  • b.

    Facilitador da aprendizagem.

  • c.

    Gerador e testador de hipóteses.

  • d.

    Investigador dos objetivos da aprendizagem.

  • e.

    Observador das necessidades dos alunos.

O aprendizado de um idioma estrangeiro demanda integração de uma grande variedade de habilidades, atividades e processos de raciocínio. No ensino comunicativo de línguas, a gramática

  • a.

    não tem mais função prática, por isso não deve ser incluída nos manuais.

  • b.

    deve estar a serviço das atividades comunicativas.

  • c.

    torna-se desnecessária no processo de aprendizagem

  • d.

    deve ser apresentada de forma explícita logo no início de uma prática.

  • e.

    não é parte integrante do uso funcional da língua.

Na década de 80, estudos demonstraram que o falante de uma língua possui as competências sociolingüística, discursiva, gramatical e estratégica. Esses são os quatro componentes da

  • a.

    competência lingüística.

  • b.

    habilidade de fala.

  • c.

    competência comunicativa.

  • d.

    habilidade de transferência gramatical.

  • e.

    compreensão das regras e seus usos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...