Questões de Língua Inglesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Inglesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Na discussão sobre metodologias no ensino de línguas estrangeiras, chama-se a atenção para o fim do conceito de um método ideal e

  • A.

    recomenda-se o retorno a um método único, lamentando-se a ausência de métodos.

  • B.

    recomenda-se a adoção de um método único para cada tipo de ensino.

  • C.

    propõe-se um conceito metodológico dinâmico, individual e cambiável, baseado na experiência evolutiva do professor.

  • D.

    propõe-se que o professor use um método que esconda as suas falhas de formação profissional.

  • E.

    celebra-se tal fato, já que os métodos comprovaram a sua inutilidade.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Na discussão sobre metodologias no ensino de línguas estrangeiras, sugere-se que os professores

  • A.

    ousem em suas metodologias na sala de aula, procurando adequar as necessidades dos alunos aos conhecimentos práticos e conteudísticos dos professores.

  • B.

    privilegiem o conteúdo a ser ensinado, deixando de lado as necessidades e desejos dos alunos.

  • C.

    ousem em suas metodologias na sala de aula, procurando sempre adotar um livro didático como base e limite de sua criatividade.

  • D.

    adotem e sigam sistematicamente um livro didático e as orientações de seu manual.

  • E.

    retornem ao ensino da gramática como base do ensino da língua estrangeira.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

A visão de polifonia na linguagem refere-se

  • A.

    à capacidade de algumas pessoas de falar pelos outros.

  • B.

    a uma multiplicidade de sotaques de uma única língua, como ocorre com a língua inglesa ao redor do mundo.

  • C.

    a um conceito relacionado à noção de multiletramentos, só que, desta vez, referindo-se à fala e não à escrita.

  • D.

    ao universo de sotaques múltiplos possíveis em várias línguas.

  • E.

    a uma multiplicidade de vozes em romances literários sendo que cada personagem representa um determinado universo social.

Considerando-se o gênero do texto, observa-se que a maioria dos verbos encontra-se no

  • A.

    presente simples (Simple Present).

  • B.

    presente perfeito (Present Perfect).

  • C.

    passado perfeito (Past Perfect).

  • D.

    passado simples (Simple Past).

  • E.

    futuro condicional (Conditional Future).

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Segundo a descrição do perfil profissional, o professor de inglês de hoje deve

  • A.

    aprender que os sentidos na língua estrangeira são sempre únicos.

  • B.

    compreender que a língua inglesa é cada vez mais homogênea.

  • C.

    impedir que o aluno-cidadão critique a sua própria cultura e as culturas estrangeiras.

  • D.

    levar o aluno a valorizar a própria cultura e criticar apenas a estrangeira.

  • E.

    ter a percepção sobre a heterogeneidade que marca a linguagem.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Trabalhar com as multimodalidades no ensino de língua inglesa

  • A.

    é desaconselhável; a multimodalidade ocorre apenas na língua materna.

  • B.

    é recomendável, porém, sem alterar o que pertence às modalidades oral e escrita.

  • C.

    deve ser evitado, para que não haja interferência no aprendizado das estrutruras da língua.

  • D.

    é esperado; a comunicação atual se constrói de forma multimodal em língua estrangeira e materna.

  • E.

    deve ser planejado para as séries finais, quando a gramática e o vocabulário já estão consolidados na aprendizagem.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Considerar a multimodalidade no ensino de língua inglesa implica utilizar

  • A.

    atividades de comunicação oral homogêneas.

  • B.

    hipertexto, CD-ROMs, internet, fotografias.

  • C.

    textos escritos de diversos tipos.

  • D.

    repetições de palavras com as várias pronúncias regionais.

  • E.

    atividades com as variadas modalidades de escrita.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Os recentes estudos dos gêneros textuais/discursivos focalizam o texto

  • A.

    como objeto de uso, mas não de ensino e aprendizagem.

  • B.

    em seu funcionamento e em seu contexto de produção e leitura.

  • C.

    como escrito canônico potencialmente normalizador e gramatical.

  • D.

    como material didático que, como tal, dispensa a definição de destinatário.

  • E.

    como um instrumento que possibilita generalizar as propriedades das tipologias textuais.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Um panfleto de campanha tabagista que visa a persuadir alguém a parar de fumar

  • A.

    constitui-se num gênero: uma ação discursiva contida num meio para agir sobre o que propõe.

  • B.

    é um gênero textual/discursivo, embora não tenha finalidade nem destinatários definidos.

  • C.

    não constitui um gênero textual/discursivo: é uma peça publicitária, não um discurso.

  • D.

    não é um gênero: é uma construção textual normatizadora.

  • E.

    é um exemplo de gênero oral: uma metáfora da vida saudável.

Atenção: As questões de números 21 a 48 referem-se aos conhecimentos sobre formação de professores e ensino de língua inglesa.

Atendendo ao pedido da professora, o aluno traz para a aula palavras em inglês que comumente encontra em seu cotidiano, como: delivery, sales, on, off, online, layout. Esse levantamento pode

  • A.

    revelar-se prejudicial ao aprendizado, por priorizar a memorização de palavras descontextualizadas.

  • B.

    proporcionar ao aluno a compreensão de que essas palavras só podem ser comunicadas na língua inglesa.

  • C.

    possibilitar ao aluno o conhecimento e a avaliação crítica da presença da língua inglesa na cultura e na vida em sociedade.

  • D.

    levar o aluno a aprender a língua estrangeira de forma homogênea, como ela pode ser expressa em todos os lugares do mundo.

  • E.

    ser desestimulante, pois todos os alunos já sabem o significado das palavras de origem inglesa presentes na comunicação cotidiana.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...