Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No diálogo abaixo, cada fala corresponde a um número.
I Por que ele adquiriu somente um ingresso!
II Comprou dois: um para você outro para mim.
III Mas ele saiu daqui dizendo: Só comprarei o meu!
IV Pelo visto você acredita em tudo, o que ele diz.
Em relação ao diálogo, a pontuação está correta APENAS em
I
III
I e II
II e IV
III e IV
Língua Portuguesa - Preposições - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Em − ... e a linha 3 é a encrenca em que estou metido. − o trecho em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
Julgue, com base na prescrição gramatical, os itens a seguir, que constituem referências a artigos da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, conhecida também como Pacto de São José da Costa Rica.
Consoante o texto dessa convenção, a lei pode submeter aos espetáculos públicos à censura prévia, objetivando exclusividade no regular acesso a eles com o fito de proteção moral à infância e adolescência contudo sujeitando esse direito a posterior responsabilização legal.
Assinale a alternativa cuja sentença esteja de acordo com as regras de ortografia e acentuação.
Atenção: As questões de números 14 a 19 baseiam-se no texto seguinte.

Todas as palavras estão escritas corretamente na frase:
Os esforsos para entender os fenômenos da natureza nem sempre conseguem hêsito, como, por exemplo, algumas pesquisas sobre aves.
O crecente desenvolvimento tecnológico permitiu aos pesquisadores analizar as reações provocadas pelo fluxo de sangue no bico do tucano.
O imenso tamanho do bico do tucano sempre causou estranheza naqueles que costumam observar os exemplos oferecidos pela natureza.
Com o tamanho imprecionante de seu bico, o tucano é considerado por estudiosos uma das aves brasileira mais exquizitas.
Os cientistas que se puzeram a estudar os tucanos concluíram que existem diverças funções para o enorme bico dessa ave.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado do Jornal do Commercio (PE) de 20/2/2011, julgue-os quanto à correção gramatical.
Tratando essas duas lições como os fundamentos para a compreensão do que hoje está sendo considerado nos mais altos escalões da República, fica claro a urgência de uma prestação jurisdicional mais célere, para arquivar definitivamente, a imagem de uma instituição que contradis sua destinação, fazendo-se lenta e sem efetividade.

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.
O Arcadismo no Brasil é exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literário mediante a criação de agremiações e de academias para o favorecimento da circulação e da produção das obras literárias.

Julgue os itens a seguir, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Do ponto de vista argumentativo, o uso reiterado do verbo auxiliar dever, como em deve preparar (l.2) e deverá ter (l.4), indica grande probabilidade de os objetivos associados a essas formas verbais se tornarem realidade.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 13, considere o texto abaixo.

A correlação entre as indústrias culturais e o cinema, tal como instaurada nas linhas 1 e 2, respeita a mesma relação de sentido que se estabelece, na mesma ordem, entre os termos destacados em:
Esse hospital fica no centro, e é a instituição de saúde mais conceituada da região.
Ele adora gato, aliás, todos os felinos.
Sempre cultivou flores, sendo a orquídea uma das suas prediletas.
Enxugue os pratos, mas seque bem.
Não se importa de ser chamado de obeso, mas de gordo...

... devido ao risco de represálias...
Quanto à expressão sublinhada, pode-se afirmar que:
Se as palavras o risco de represálias fossem substituídas por a pressão, haveria um caso de crase na frase.
Se as palavras o risco de represálias fossem substituídas por a pressões, haveria um caso de crase na frase.
Não é sinônimo de graças a.
Não pode ser substituída por em razão de.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...