Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As passagens do texto que estabelecem, entre si, uma relação semântica de oposição são
Atenção: Responda às questões 32 a 40 com base no texto 4.

O pronome elas (linha 8) refere-se
a essas definições.
a dúvidas nas definições.
a concordância e regência.
a possibilidades de dúvidas nas definições.
ao que está fora do texto.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
A frase A nomeação foi muito criticada pelo candidato favorito às eleições presidenciais de 10 de maio... transposta para a voz ativa, assume a seguinte redação:

Acerca das ideias e estruturas do texto acima, julgue os próximos itens.
Ao se substituir o trecho aos conservadores (l. 15-16) por à parcela conservadora da sociedade, o uso do acento indicativo de crase será obrigatório.
Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 1 a 4.



exclusão.
legitimação.
regulamentação
inclusão.
abonação.
Atenção: Responda às questões 22 a 31 com base no texto 3.

O pronome se (linha 18) pode se deslocar sintaticamente, sem provocar erro gramatical, na afirmativa
não conseguiu livrar-se, porque é próclise ao verbo no infinitivo.
não se conseguiu livrar, porque é próclise ao advérbio.
não se conseguiu livrar, porque é ênclise ao auxiliar.
não conseguiu livrar se, porque é próclise ao verbo principal.
não conseguiu livrar-se, porque é ênclise ao verbo no infinitivo.

Com relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 13, em realmente o é, o pronome átono o refere-se ao substantivo volume.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de parônimos.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Acerca da organização das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 3, não se usa o acento grave na preposição a, logo depois de visando, porque o verbo evitar não admite o artigo definido feminino.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos verbo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...