Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 10.
O emprego de vírgula logo após Novo (l.9) justifica-se por isolar aposto explicativo.Leia o texto abaixo e responda às questões propostas de 11 a 20.
Abaixo foram transcritos trechos do texto 2 com orações na voz passiva e, ao lado de cada uma delas, foi feita a transposição para a voz ativa. Houve falha nessa transposição, pois foi mantida a voz passiva, na oração:
"Os testes foram realizados no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília" (1º parágrafo) / Realizaram-se os testes no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
"Vários tipos de ataques foram tentados no aparelho" (2º parágrafo) / No aparelho tentaram vários tipos de ataques.
"todos foram acompanhados de perto por técnicos do TSE" (2º parágrafo) / De perto, técnicos do TSE acompanharam todos.
"Para isso, era preciso que a mídia que carrega as informações da urna - um flashcard - fosse violada" (4º parágrafo) / Para isso, era preciso que violassem a mídia que carrega as informações da urna - um flashcard.
"mas, uma vez modificado, ele não foi reconhecido por ela" (7º parágrafo) / mas, uma vez modificado, ela não o reconheceu.

Acerca das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 10.
O emprego de vírgulas logo após pintura (l.11), escultura (l.12) e coreografia (l.12) tem justificativas gramaticais diversas.Leia o texto abaixo e responda às questões propostas de 11 a 20.
Das alterações feitas na redação do trecho "os técnicos do TSE que nos acompanharam a toda hora diziam que, se tivéssemos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisássemos, pois ajudariam no que fosse preciso" (3º parágrafo), aquela em que NÃO se observou a correspondência entre os tempos verbais é:
os técnicos do TSE que nos acompanham a toda hora dizem que, caso tenhamos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisemos, pois ajudam no que for preciso;
os técnicos do TSE que nos acompanharam a toda hora diziam que, se tivermos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisemos, pois irão ajudar no que for preciso;
os técnicos do TSE que nos acompanhavam a toda hora diziam que, caso tivéssemos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisássemos, pois ajudavam no que fosse preciso;
os técnicos do TSE que nos acompanhariam a toda hora iriam dizer que, se tivéssemos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisássemos, pois iriam ajudar no que fosse preciso;
os técnicos do TSE que nos acompanharão dirão que, caso tenhamos alguma nova ideia sobre métodos de ataque, que os avisemos, pois ajudarão no que for preciso.
A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
não se observam as regras da gramática formal e não se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma;
observam-se as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
não se observam as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
não se observam as regras da gramática informal e não se emprega um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
observam-se as regras da gramática formal e emprega-se um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O uso de a qual (l.18) em lugar de o que tem a vantagem de deixar claro que a luta diária deve ser contra a pobreza (l.17) ou contra a violação (l.17), não contra os direitos humanos (l.17-18).Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, a palavra sismo (l.1) significa sinistro, tragédia.
Abaixo estão transcritas palavras retiradas do texto e palavras a elas relacionadas. A grafia está correta nos dois casos em
queremos quizer.
excesso exceção.
equilibra disequilíbrio.
monja monje.
japonesa japonez.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Nas opções a seguir, são apresentados trechos do texto parafraseados. Assinale a opção que contém trecho gramaticalmente correto.
Existe aproximadamente 5,5 milhões de pessoas condenadas a falta de emprego formal.
Os números a cerca dos dados da pesquisa constam em trabalho recente do IPEA, cujo o resultado revela fatos interessantes.
Bastantes pessoas não têm qualificação profissional para conseguir uma vaga de emprego na atualidade.
Postos de trabalho foram fechados, por que as empresas preferiram dispensar mão de obra qualificada do que manter os altos custos.
Em áreas como por exemplo, a construção civil, o estudo do IPEA mostra que falta profissionais.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente com base na mesma regra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...