Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. A liberdade de ação de um órgão público está rigorosamente adstrita a sua competência legal, elemento que fornece a condição primeira de legalidade do ato administrativo. O poder para agir conferido à administração pública é uma prerrogativa sempre vinculada e objetivamente fixada pelo legislador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto II, julgue os itens subseqüentes.

A oração Se fossem transferidas para escolas maiores guarda a mesma função sintática e o mesmo sentido da oração “Transferidas para escolas maiores” (l.20), sendo, portanto, correta uma possível substituição desta por aquela.

  • C. Certo
  • E. Errado

"876 horas", "às cinco horas", "às 17,24h"; a observação correta sobre um desses segmentos do texto é:

  • A.

    "876 horas" poderia ser abreviado em "876hs.";

  • B.

    "às cinco horas" poderia ser abreviado em "às 5hs.";

  • C.

    "às 17,24h" tem a forma abreviada incorretamente;

  • D.

    em "876 horas", o vocábulo "horas" não deve ser abreviado;

  • E.

    em "às cinco horas", o vocábulo "horas" não pode ser abreviado.

Carro-bomba e quarta-feira são substantivos compostos que fazem o plural, respectivamente, da mesma forma que:

  • A.

    bem-te-vi, ave-maria

  • B.

    pisca-pisca, carro-forte

  • C.

    guarda-civil, caneta-tinteiro

  • D.

    guarda-chuva, quebra-quebra

  • E.

    banana-maçã, tenente-coronel

Marque a opção em que o termo entre parênteses NÃO preenche corretamente a lacuna, pois não atende à regência do verbo da frase.

  • A.

    O emprego __________ aspirava requeria mais preparo. (a que)

  • B.

    Muitos alunos __________ freqüentavam a escola se formaram. (que)

  • C.

    A palmatória era a razão __________ os meninos temiam as sabatinas. (com que)

  • D.

    Mesmo nas escolas de antigamente havia aulas __________ os alunos gostavam. (de que)

  • E.

    Os jogos __________ a menina assistia lhe pareciam emocionantes. (a que)

"Mas a hipótese gradualmente obteve apoio entre os cientistas."

O verbo obter, presente nessa frase do texto, é usado em cada uma das alternativas abaixo. Há equívoco de conjugação do verbo em:

  • A.

    Os cientistas que conquistam confiança obtêm apoio para trabalhar.

  • B.

    Caso conquistem confiança e obtenham apoio, os cientistas poderão trabalhar.

  • C.

    Os cientistas só podem trabalhar se conquistarem confiança e obterem apoio.

  • D.

    Os cientistas não só conquistaram confiança como também obtiveram apoio para trabalhar.

Julgue os itens a seguir, referentes ao emprego do vocabulário e às estruturas gramaticais do texto.

Na linha 22, estaria também correta a flexão do verbo ficar na primeira pessoa do singular, em concordância com o pronome “eu”.

  • C. Certo
  • E. Errado

"não existem cursos nessa área" (L.11-12)

Independentemente da alteração de sentido, assinale a alternativa em que não se cometeu erro de emprego da forma verbal ao se substituir existem no trecho acima.

  • A. não deve haver cursos nessa área
  • B. não houveram cursos nessa área
  • C. não deve existir cursos nessa área
  • D. não devem haver cursos nessa área
  • E. não devem existirem cursos nessa área

O valor semântico do adjunto adverbial sublinhado indicado de forma correta é:

  • A.

    "encontrar, no exterior, petróleo" = finalidade;

  • B.

    "crescer mundo afora" = tempo;

  • C.

    "Com acertos e desacertos, exigindo decisões" = meio;

  • D.

    "atuando de forma isolada" = exclusão;

  • E.

    "ou em parcerias com outras grandes companhias" = companhia.

Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. Não se pode identificar a disciplina com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder (ou uma modalidade para exercê-lo) que comporta todo um conjunto de instrumentos, técnicas, procedimentos, níveis de aplicação, alvos; ela é uma “física” ou uma “anatomia” do poder, uma tecnologia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...