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Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Nas sentenças abaixo, marque com (1) o que antecedente (relativo) e com (2) o que integrante (conjunção). A seguir, assinale a alternativa em que a seqüência seja CORRETA.
( ) Perto de dezoito meses passaram desde o dia em que cometeu o crime (linhas 4 e 5).
( ) ... ainda menos compreendiam que não só não lembrasse de todos os objetos roubados, mas que até se enganasse no número (linhas 16-18). ( ) Como não se serviu do roubo, supôs-se, ou que o remorso o impedira disso, ou que as suas fa-culdades mentais não eram regulares quando praticou o crime (linhas 42 e 43).
( ) ... um homem pratica dois assassínios e esquece-se de que a porta está aberta! (linhas 44 e 45).
( ) O estado de doença e de pobreza em que se encontrava o réu antes do crime não podia ofere-cer dúvida nenhuma (linhas 39-41).
1 - 2 -2 -1 - 1
1 - 2- 2 -2 -1
2 - 1 -1-1 - 2
2 -1 -1 - 2 - 2
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Abaixo existem quatro pares de frases, cada uma com uma expressão em destaque. Assinale a alternativa em que o significado dessas expressões está trocado.
Os pais gostam de participar do dia-a-dia dos filhos. = cotidiano Os pais, dia a dia, aprendem melhor a conviver som os filhos = todos os dias
Fui à festa e passei despercebido; ninguém falou comigo. = desprevenido Ivo participou do concurso desapercebido dos conhecimentos necessários. = não notado
Foi difícil, a princípio, conciliar respeito com autoridade. = inicialmente Os pais, em princípio, desejam tornar-se amigos dos filhos. = em tese
Mal o aluno chegou à escola, a sineta soou. = assim que Mau o aluno; não estudava, não se comportava. = ruim
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
O trecho abaixo contém erros no que respeita ao emprego da norma gramatical padrão. Para saná-los, foram propostas seis alterações. Analise-as e responda ao que se pede.
Alterações propostas:
I - Na linha 3, substituir "dos quais" por: dentre os quais.
II - Na linha 4, conjugar o verbo "servir" na 3ª pessoa do plural.
III - Inserir uma vírgula após o sintagma "cenário econômico" (L. 4).
IV- Passar o verbo "ir" para o presente do subjuntivo(L. 7).
V- Substituir a forma verbal "intervêem" por: interferem (L.5). VI- Na linha 8, substituir a combinação "ao" por: as de.
As alterações que efetivamente contribuem para eliminar erros gramaticais do trecho são:
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Como o primeiro período do texto apresenta idéia relativa a um único país, o emprego do verbo chegar no singular — chegou — estaria de acordo com as exigências de concordância da norma escrita culta, sem necessidade de outras alterações no texto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de convivendo (l.22) por já que se convive mantém a correção gramatical e o sentido original do período.No texto, muitos termos não foram escritos, já que não é necessário escrevê-los, fazendo o que se chama de elipse; em todos os segmentos das alternativas abaixo, completamos os termos com o que foi omitido, escrito em maiúsculas. A alternativa que mostra um complemento INADEQUADO é:
desconto em folha DE PAGAMENTO;
as taxas DO CREDIÁRIO;
os prazos PARA PAGAMENTO;
vantajosos do mercado FINANCEIRO;
Pode conferir e comparar OS PREÇOS.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando como referência o texto acima e suas evocações, julgue os itens a seguir.
Para depreender as relações de sentido e o efeito de humor do quadrinho, o leitor necessita acionar o conhecimento prévio da fábula da cigarra e das formigas.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção em que ambas as propostas apresentadas completam as lacunas do trecho abaixo com correção gramatical, coesão e coerência textuais.
Enquanto houver falta de força de trabalho, _______a)_____, os novos direitos conquistados se efetivam para a quase totalidade dos assalariados. Mas a situação muda completamente__________b)__________ e ______________ c) ______________. Nessas fases da conjuntura, a competição pelos poucos empregos disponíveis faz com que _________________ d) __________________, o que só podem fazer trabalhando como "informais". É o que estamos assistindo hoje no Brasil: ________ e) __________, um número ainda maior trabalha sem registro e sem os direitos consignados na CLT.
(Paul Singer, Folha de S. Paulo, 30/04/2005)
1. que caracteriza períodos de intenso crescimento econômico 2. que distingue-se a economia em ritmo de aceleração
1.quando a economia estagna 2. nos períodos em que a economia para de crescer
1. grande número de trabalhadores é atingido pelo desemprego 2. grande número de trabalhadores são atingidos pela falta de emprego
1. os trabalhadores sujeitem a renunciar aos direitos obtidos em lei 2. os trabalhadores se disponham a abrir mão de seus direitos legais
1. ademais de muitos trabalhadores estejam desempregados 2. além de muitos trabalhadores estarem desempregados
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Em implica o compromisso (l.5), a substituição de o por com mantém a correção gramatical e a informação original do período.A alternativa em que o acento grave indicativo da crase é optativo é:
Entreguei-o à minha mãe;
Entreguei-o àquela mulher;
Entreguei-o à elegante atriz;
Entreguei-o à polícia;
Entreguei-o à mesma funcionária.
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