Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado representa o paciente (complemento nominal) e não o agente (adjunto adnominal).
Aula de Latim.
Comentaristas de futebol.
Campos de futebol.
Transmissões de nossa televisão.
Étimo de nosso substantivo.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.
Chegou-se à conclusão de que a função institucional da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena efetiva-se mediante a articulação de esforços orientada para a geração, a difusão e o apoio à mobilização de conhecimento técnico e gerencial em matéria de Estado, administração pública e controle externo em todos os níveis e áreas, para o desenvolvimento institucional do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da administração pública. (relatório)
Considerando o documento hipotético acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20 com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.
As informações situadas imediatamente abaixo do local e da data constituem, no padrão ofício, o destinatário, composto de nome, cargo e endereço da autoridade a quem é encaminhada a comunicação.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2013
Assinale a alternativa correta.
O texto adiante é um fragmento do romance autobiográico Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda a questão proposta.
Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem sabido que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: A preguiça é a chave da pobreza Quem não ouve conselhos raras vezes acerta Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém. Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página inal da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai. - Mocinha, quem é Terteão? Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém. - Mocinha, que quer dizer isso? Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu iquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções. Relativamente às formas e à colocação de pronomes, podemos airmar corretamente que: As palavras sublinhadas nas frases a seguir têm o mesmo valor semântico, EXCETO:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013
Analise os seguintes períodos do texto e as afirmações que os seguem:
I. A hipótese é que uma dieta restritiva pode ativar os genes da sobrevivência (linha 48). A palavra que representa uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada.
II. cientistas alertam para a necessidade de que se recolha o maior número de informações genéticas possível de uma população (linhas 39 e 40). A palavra que introduz uma oração completiva nominal, antecedida de uma preposição exigida pelo termo que a precede.
III. Se uma pessoa fuma e tem predisposição genética para o câncer de pulmão, apresenta o dobro de chance de ter a enfermidade em comparação a um indivíduo que só fuma (linhas 32 e 33). A palavra Se poderia ser substituída por Caso, devendo haver, no entanto, adaptações na estrutura do período.
IV. Invenções como essa podem fazer com que a terapia gênica, cujo objetivo é corrigir defeitos genéticos, dê um salto e se firme como boa opção (linhas 28 e 29). A palavra cujo introduz uma oração que completa o sentido do termo que a antecede, classificando-se como conjunção integrante.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
... a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências ...
O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:... astros que ficam tão distantes ...
... que a astronomia é uma das ciências ...
... que nos proporcionou um espírito ...
... cuja importância ninguém ignora ...
... onde seu corpo não passa de um ponto obscuro ...
Assinale a alternativa em que a substituição do termo sublinhado foi feita de forma adequada.
Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que já trazia latente a sua loucura final... / ainda.
...pelo menos o termo era totalmente apropriado / assim mesmo.
...o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia / teatral.
...deve estar se revirando no túmulo / tumba.
...via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma / assassinatos.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.
A direção da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena vem convidar-lhe para participar do Encontro Regional de Controle e Orientação. O evento tem como objetivo propiciar debates sobre temas relevantes a administração pública, capacitando os gestores municipais. (convite)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...