Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado representa o paciente (complemento nominal) e não o agente (adjunto adnominal).

  • A.

    Aula de Latim.

  • B.

    Comentaristas de futebol.

  • C.

    Campos de futebol.

  • D.

    Transmissões de nossa televisão.

  • E.

    Étimo de nosso substantivo.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.

Chegou-se à conclusão de que a função institucional da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena efetiva-se mediante a articulação de esforços orientada para a geração, a difusão e o apoio à mobilização de conhecimento técnico e gerencial em matéria de Estado, administração pública e controle externo em todos os níveis e áreas, para o desenvolvimento institucional do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da administração pública. (relatório)

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o documento hipotético acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20 com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.

As informações situadas imediatamente abaixo do local e da data constituem, no padrão ofício, o destinatário, composto de nome, cargo e endereço da autoridade a quem é encaminhada a comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

  • A. A forma verbal “ajuntar” refere-se a “seus cães”.
  • B. A expressão “não deixe” faz concordância verbal com “Senhores Condôminos”.
  • C. Em “se fizer” há erro de concordância, em relação a seu sujeito (que pode ser inferido no fragmento.
  • D. A frase entre parênteses está gramaticalmente correta.
  • E. O sujeito de “estão danificando” é claro, ao referir-se tanto a condôminos quanto a cães, palavras no masculino, plural.

O texto adiante é um fragmento do romance autobiográico Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda a questão proposta.

“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.” Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página inal da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

- Mocinha, quem é Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.

- Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu iquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”

Relativamente às formas e à colocação de pronomes, podemos airmar corretamente que:

  • A. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de ênclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do subjuntivo.
  • B. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de mesóclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do indicativo.
  • C. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo reto te em posição de mesóclise na forma verbal ter, conjugada no futuro mais que perfeito do indicativo.
  • D. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição de próclise na forma verbal ter, conjugada no futuro do presente do indicativo.
  • E. Graciliano expressa a estranheza ignorante do menino-narrador e de Mocinha diante do uso do pronome oblíquo átono te em posição proclítica na forma verbal ter, conjugada no futuro do pretérito do indicativo.

As palavras sublinhadas nas frases a seguir têm o mesmo valor semântico, EXCETO:

  • A. “… como se ter coração defeituoso…” (2º§)
  • B. “Mas, se ela tivesse um pé infantil,...” (6º§)
  • C. “Se agora o conto é porque a moça é morta…” (1º§)
  • D. “... gabar-se da anomalia se em lugar dos divertículos...” (3º§)
  • E. “... os circunstantes bem-educados se sentiriam na obrigação...” (5º§)

Analise os seguintes períodos do texto e as afirmações que os seguem:

I. A hipótese é que uma dieta restritiva pode ativar “os genes da sobrevivência” (linha 48). A palavra que representa uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada.

II. cientistas alertam para a necessidade de que se recolha o maior número de informações genéticas possível de uma população (linhas 39 e 40). A palavra que introduz uma oração completiva nominal, antecedida de uma preposição exigida pelo termo que a precede.

III. “Se uma pessoa fuma e tem predisposição genética para o câncer de pulmão, apresenta o dobro de chance de ter a enfermidade em comparação a um indivíduo que só fuma” (linhas 32 e 33). A palavra Se poderia ser substituída por Caso, devendo haver, no entanto, adaptações na estrutura do período.

IV. Invenções como essa podem fazer com que a terapia gênica, cujo objetivo é corrigir defeitos genéticos, dê um salto e se firme como boa opção (linhas 28 e 29). A palavra cujo introduz uma oração que completa o sentido do termo que a antecede, classificando-se como conjunção integrante.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

... a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências ...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

  • A.

    ... astros que ficam tão distantes ...

  • B.

    ... que a astronomia é uma das ciências ...

  • C.

    ... que nos proporcionou um espírito ...

  • D.

    ... cuja importância ninguém ignora ...

  • E.

    ... onde seu corpo não passa de um ponto obscuro ...

Assinale a alternativa em que a substituição do termo sublinhado foi feita de forma adequada.

  • A.

    “Nero dava boas gargalhadas, num comportamento que trazia latente a sua loucura final...” / ainda.

  • B.

    “...pelo menos o termo era totalmente apropriado” / assim mesmo.

  • C.

    “...o chão da luta dramática entre homem e fera era de areia” / teatral.

  • D.

    “...deve estar se revirando no túmulo” / tumba.

  • E.

    “...via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma” / assassinatos.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.

A direção da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena vem convidar-lhe para participar do Encontro Regional de Controle e Orientação. O evento tem como objetivo propiciar debates sobre temas relevantes a administração pública, capacitando os gestores municipais. (convite)

  • C. Certo
  • E. Errado
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