Questões de Língua Portuguesa

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Essa linguagem musical é o elemento comum a compositores de uma determinada escola ou época.

... embora seja fácil aos que estão familiarizados com a linguagem do período distingui-los.

Os verbos que estão conjugados na terceira pessoa do singular e nos mesmos tempos e modos em que o verbo “ser” aparece grifado nas frases acima são, respectivamente:

  • A.

    faz − faça

  • B.

    tem − tivesse

  • C.

    pôde − puder

  • D.

    deixe − deixou

  • E.

    saía − saia

E assim sendo, processa-se também uma avaliação individual, de seu mérito ou potencial. O pressuposto metateórico é que, ao mesmo tempo em que somos produto de nossas condições de origem, somos também agentes, dentro de certos limites, dos caminhos que trilhamos, especialmente quando ultrapassamos as várias barreiras educacionais.

Na situação em que está empregada acima, a palavra pressuposto tem o sentido de

  • A.

    hipótese que, talvez, pudesse ser levantada.

  • B.

    ideia vaga que as pessoas têm sobre determinado assunto.

  • C.

    a desconfiança que se tem.

  • D.

    ideia que se considera fundamento para o desenvolvimento de outra(s).

  • E.

    motivo que pode ser alegado para e ncobrir a verdadeira origem de um pensamento.

Assinale a alternativa em que as duas ocorrências do termo sublinhado não possuem o mesmo significado.

  • A. "...e, se qualquer pessoa sabe disso..." / "...se o chão é de relva verdejante, é rigorosamente impróprio chamar de "arena" nossos campos...".
  • B. "...é curioso, para usar um termo educado..." / "Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu".
  • C.

    "E, se qualquer pessoa sabe disso até por um instinto primário..."/ "Está aí para prová-lo até hoje o Coliseu".

  • D. "...como hoje fazem locutores e comentaristas..." / "...mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma".
  • E. "...mas via os cristãos lutando contra os leões na arena" / "...mas via como ninguém os crimes cometidos contra o idioma".

Considere a norma-padrão da língua portuguesa para responder às questões de números 23 a 30.

Analise as expressões em destaque e assinale a correta quanto à regência verbal.

  • A.

    Escolheu de viajar pelo Nordeste nas próximas férias.

  • B.

    Para um papa suceder em outro, fazem-se reuniões com integrantes do clero.

  • C.

    Muito esperançosos, os sócios procederam à escolha do novo presidente do clube.

  • D.

    O banco opôs-se pela sustação dos cheques, pois o cliente não informou a agência.

  • E.

    Ele interveio para a discussão dando opiniões bastante sensatas.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um fragmento de correspondência oficial. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem ao tipo de documento oficial identificado entre parênteses.

Como é do conhecimento de V. S.ª, a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, órgão de educação corporativa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, tem como finalidade a capacitação de agentes públicos que integram o corpo técnico do Tribunal e dos órgãos e entes jurisdicionados. (ofício)

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens subsecutivos.

O ministro da Integração Nacional, a fim de convidar ministro de outra pasta para participar de evento a ser realizado no ministério, deve expedir um aviso, em que deverá empregar o vocativo “Senhor Ministro” e o pronome de tratamento “Vossa Excelência”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o documento hipotético acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20 com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.

O fecho “Respeitosamente” está adequadamente empregado em referência à pessoa a quem é encaminhado o expediente oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República,

o parágrafo e o fecho devem ser numerados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.

A retirada da vírgula empregada logo após o vocábulo “reduzidos” (l.17) promoveria incorreção gramatical ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO pertence à mesma classe gramatical dos demais.

  • A. “vício“feia cicatriz” (1º§) feio” (3º§)
  • B. “feia cicatriz” (1º§)
  • C. “útero infantil” (6º§)
  • D. “límpidos olhos” (5º§)
  • E. “deformação congênita” (2º§)
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