Questões de Língua Portuguesa

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Com relação às características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens subsecutivos.

Exposição de motivos que tenha por finalidade apresentar ao presidente da República projeto de ato normativo deve ser redigida conforme o padrão ofício, sendo facultativa a apensação do formulário de anexo ao expediente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o documento hipotético acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20 com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República.

O conjunto de informações localizadas na parte superior do documento confunde-se com os dados do endereço pessoal de quem redige o documento, sendo, portanto, dispensável nesse tipo de comunicação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 5, o termo “do poder” relaciona-se sintaticamente com o termo “o cidadão”, modificando-o.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o período abaixo e assinale a alternativa correta:

Se tem fama, tem sucesso.

  • A.

    Trata-se de um período simples.

  • B.

    As duas orações têm sujeitos simples.

  • C.

    Trata-se de um período composto por subordinação.

  • D.

    A conjunção “se” estabelece uma relação de causa no período.

Assinale a opção em que foram empregados corretamente os sinais de pontuação.

  • A.

    As pessoas, que dão valor, apenas, ao lado material da vida, não sabem, o que de valor há na vida.

  • B.

    Propõem-se situações semelhantes às do cotidiano nas quais o estudante terá a experiência, próxima da realidade, com que irá deparar-se.

  • C.

    A riqueza de um povo se revela por sua cultura pois, por meio dela podem-se perceber os valores que fundamentam as práticas de uma comunidade.

  • D.

    Os artefatos produzidos, têm seu valor econômico, mas é preciso também, levar em consideração seu valor simbólico.

  • E.

    De fato, enfrentaremos uma situação constrangedora, que será difícil de ser contornada; contamos, pois, com a colaboração de todos para superarmos este desafio.

Analise as frases abaixo:

 

Assinale a alternativa que preenche correta e sequêncialmente as lacunas do texto.

  • A. cujas ; que ; os quais ; que
  • B. cujas ; que ; pelas quais ; que
  • C. cujas as ; em que ; pelo qual ; de que
  • D. em cujas ; de que ; pelos quais ; de que
  • E. em cujas as ; de que ; os quais ; de que

Conforme destacado no Manual de Redação da Presidência da República, “Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.”.

Dentre as alternativas adiante, assinale aquela que está em DESACORDO com as normas e orientações vigentes para a redação de textos oficiais.

  • A. Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que diiculte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.
  • B. A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
  • C. Ainda que a redação oficial deva ser isenta da interferência da individualidade que a elabora; em certos casos específicos, é cabível o uso de impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
  • D. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.
  • E. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.

As palavras “má-formação” (3º§) e “gota-serena” (5º§) fazem o plural da mesma forma que

  • A. guarda-civil.
  • B. vice-prefeito.
  • C. guarda-roupa.
  • D. recém-nascido.
  • E. abaixo-assinado.

Estão plenamente respeitadas as normas de concordância verbal na frase:

  • A.

    Devem-se emprestar a todas as coisas, nas palavras de Hemingway, o olhar daquele que as vê pela derradeira vez, como se delas se despedissem.

  • B.

    O desespero das tantas dores que podem afligir certos homens levam alguns desses infelizes ao suicídio, é o que parece explicar a triste e brutal decisão de Hemingway.

  • C.

    Guardam muita ironia as palavras de que se valeu o autor para mostrar que somente a notícia da morte do porteiro fez alguns notarem que ele havia existido.

  • D.

    Sempre haverá o marido e o pai que não tem olhos para ver, de fato, quem são sua esposa e seu filho, quem de fato são esses a quem não rende momentos de atenção.

  • E.

    A criança, tal como ocorre com os poetas, são capazes de olhar as coisas com tão dedicada atenção que acabam por estabelecer uma visão efetivamente criativa de tudo.

Avalie as afirmações que seguem a respeito dos elementos de coesão no texto:

(1) Na linha 04, o conectivo porém poderia ser substituído por no entanto, sem causar alteração no período.

(3) Na linha 07, o elemento pois introduz uma oração explicativa.

(5) Na linha 18, sem provocar qualquer alteração, Quando poderia ser substituído por Ao, desde que exposto fosse substituído por expor.

(7) Na linha 46, mas, por ser uma conjunção adversativa, poderia ser substituída por entretanto.

A soma dos números que precedem as assertivas corretas é:

  • A.

    4.

  • B.

    6.

  • C.

    8.

  • D.

    11.

  • E.

    13.

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