Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que está CORRETAMENTE redigida segundo a concordância verbal.

  • A.

    Em 1823 haviam 110 mil habitantes no Rio de Janeiro.

  • B.

    Na chegada do navio, surgiu altas montanhas diante dos olhos do menino.

  • C.

    Os viajantes não conseguiam conterem sua admiração.

  • D.

    Nos dias atuais, 110 mil habitantes é pouco para uma capital.

  • E.

    Deviam haver pessoas no navio que nunca haviam visto uma cidade grande.

Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir “mas” (l.13) por embora.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de aspectos linguísticos desse texto, julgue os próximos itens.

O segundo período do último parágrafo do texto poderia ser reescrito, de acordo com a prescrição gramatical e garantindo-se o paralelismo sintático, da seguinte forma: É trabalho para ser conduzido com máximo rigor técnico, muito bom senso e total isenção, e seus resultados, avaliados em audiências públicas específicas, sem açodamentos, livres de más influências.

  • C. Certo
  • E. Errado

... que ajuda a mitigar o aquecimento global com a forte redução da emissão de CO2 dos carros a álcool...

Mantendo-se a correção e a lógica, o elemento grifado acima pode ser substituído por

  • A.

    combater.

  • B.

    abrandar.

  • C.

    contestar.

  • D.

    suprimir.

  • E.

    abster.

A identificação do expediente e a data devem ser apresentadas na mesma linha, devendo, ainda, ser informada a cidade em que o documento foi assinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

As normas de redação dos documentos oficiais estão inteiramente respeitadas em:

  • A.

    Devemos informar a V. Exa., com a máxima exatidão o que vem acontecendo nas nossas unidades de prestação de serviços a esta comunidade, criando então problemas de reclamações que não podemos atender.

  • B.

    Nos dirigimos, com todo respeito, à V. Exa., para informar que estamos providenciando mudanças em nossa sede, no sentido de atender essas pessoas em condição melhor e assim evitar as frequentes queixas que chegam a V. Exa.

  • C.

    Para que V. Exa. fiqueis sabendo, é nosso dever informar- vos, nossa equipe de atendimento ao público vem desenvolvendo esforços no sentido de bem encaminhar as solicitações que nos enviam.

  • D.

    Dirigimo-nos a V. Exa. para esclarecer os fatos que deram origem às queixas enviadas a esse órgão e informar as providências que estão sendo tomadas quanto à qualidade e à agilidade na prestação de nossos serviços.

  • E.

    É com a devida atenção que enviamos à esse órgão superior, as informações que necessitam para V. Exa. mandar realizar algumas alterações em nosso serviço, o qual precisa ser remodelado para atender com maior presteza o público.

Considere as seguintes afirmações relativas a aspectos sintático-semânticos do texto: I. Em “... a fartura de matéria-prima me EMPOLGAVA.” o termo em destaque pode ser entendido como “entusiasmava” e, sintaticamente é núcleo do predicado verbal. II. O último parágrafo do texto possui um período composto, formado, respectivamente, por uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética aditiva. III. De acordo com a estrutura da frase “... eu não iria disputá-las nas árvores com os bem-te-vis de Perdizes.”, o pronome oblíquo - LAS é um objeto indireto. Assinale a alternativa que aponta o(s) item(ns) correto(s).

  • A. Somente I.
  • B. Somente I e II.
  • C. Somente II.
  • D. Somente I e III.
  • E. Somente II e III.

Na composição das orações “[...] na janela que se abre, na janela que se fecha; [...]” a figura de linguagem predominante é:

  • A. eufemismo.
  • B. hipérbole.
  • C. antítese.
  • D. pleonasmo.
  • E. catacrese.

Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 8, o emprego da preposição em ‘do qual’ é exigido pela presença da palavra ‘sistema’.

  • C. Certo
  • E. Errado

“E foi o que conseguiu, ainda que muitas vezes ignorando a boa educação e sacrificando a delicadeza, que lhe eram inatas. (10º parágrafo)

Os termos destacados ligam duas orações e estabelecem entre elas uma relação de sentido de

  • A. condição.
  • B. consequência.
  • C. concessão.
  • D. conformidade.
  • E. comparação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...