Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
O princípio que nortea(1) o Mercosul é muito simples: a união faz a força. Separados, os países desta região do planeta certamente teriam(2) hoje menos voz e poder de barganha nas negociações multilaterais que vêm(3) definindo as regras do comércio internacional. E, sem objetivo comum, continuariam(4) nutrindo rivalidades regionais sem sentido. Como acordo de livre comércio, o Mercosul é um sucesso, pois(5) gerou intercâmbio considerável entre os países membros e os associados.
(EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005, com adaptação)
1
2
3
4
5
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
O trecho abaixo contém erros no que respeita ao emprego da norma gramatical padrão. Para saná-los, foram propostas seis alterações. Analise-as e responda ao que se pede.
Alterações propostas:
I - Na linha 3, substituir "dos quais" por: dentre os quais.
II - Na linha 4, conjugar o verbo "servir" na 3ª pessoa do plural.
III - Inserir uma vírgula após o sintagma "cenário econômico" (L. 4).
IV- Passar o verbo "ir" para o presente do subjuntivo(L. 7).
V- Substituir a forma verbal "intervêem" por: interferem (L.5). VI- Na linha 8, substituir a combinação "ao" por: as de.
As alterações que efetivamente contribuem para eliminar erros gramaticais do trecho são:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção em que ambas as propostas apresentadas completam as lacunas do trecho abaixo com correção gramatical, coesão e coerência textuais.
Enquanto houver falta de força de trabalho, _______a)_____, os novos direitos conquistados se efetivam para a quase totalidade dos assalariados. Mas a situação muda completamente__________b)__________ e ______________ c) ______________. Nessas fases da conjuntura, a competição pelos poucos empregos disponíveis faz com que _________________ d) __________________, o que só podem fazer trabalhando como "informais". É o que estamos assistindo hoje no Brasil: ________ e) __________, um número ainda maior trabalha sem registro e sem os direitos consignados na CLT.
(Paul Singer, Folha de S. Paulo, 30/04/2005)
1. que caracteriza períodos de intenso crescimento econômico 2. que distingue-se a economia em ritmo de aceleração
1.quando a economia estagna 2. nos períodos em que a economia para de crescer
1. grande número de trabalhadores é atingido pelo desemprego 2. grande número de trabalhadores são atingidos pela falta de emprego
1. os trabalhadores sujeitem a renunciar aos direitos obtidos em lei 2. os trabalhadores se disponham a abrir mão de seus direitos legais
1. ademais de muitos trabalhadores estejam desempregados 2. além de muitos trabalhadores estarem desempregados
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Aponte a opção que finaliza com correção gramatical o trecho abaixo.
não é que deve sê-la necessariamente, mas por que o critério do seu emprego torna-a assim.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção gramaticalmente correta.
O capital humano precisa ter as capacitações necessárias para competir, liderar e cumprir as expectativas de um mercado, hoje cada vez mais exigente. Naturalmente, as empresas líderes do setor, já perceberam isso, e alguns conhecem suas prioridades para a gestão de pessoas num mercado em disputa globalizada.
Ao que tudo indica, pelo ritmo de investimento, aquelas empresas que tardarem em dar-se conta disso ficará irremediavelmente para trás.
A ênfase em capital humano pode ser explicada, em parte, pela acelerada geração de novas tecnologias e de conhecimentos e pelas transformações vividas pela indústria de bens de consumo em todo o mundo.
A administração de tais conhecimentos em contínuo desenvolvimento é e continuará a ser importante diferencial competitivo. A indústria de bens de consumo, assim como outros setores altamente competitivos, já superou a muito tempo o foco nos processos e nas transações.
Hoje o setor se caracteriza, sim, por processos industriais complexos, alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, mas é sobretudo em suas estratégias mercadológicas e de distribuição que se encontra os avanços mais notáveis.
(Adaptado de Francisco I. Ropero Ramirez, Gazeta Mercantil, 22/6/2005)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção que não constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo. A oportunidade e a ameaça encontram-se no mesmo ponto: o imperativo de fazer da causa verde tema central, não periférico, de nossa estratégia de desenvolvimento. Para isso, um futuro governo brasileiro deve comprometer-se com a promoção de todo o espectro de biotecnologias, desde as energéticas até as medicinais. Na fidelidade a esse compromisso, deve
começar a comercializar os produtos dessas iniciativas, em todo o mundo, não sob o controle de multinacionais, mas sob nosso controle, como resultados e recursos de um modelo de industrialização e de desenvolvimento que interessará a muitos.
desenvolver a Amazônia não como parque ou como cenário de uma atividade agropastoril ou extrativa predatória e autodestrutiva, mas como grande laboratório coletivo desse experimento nacional.
organizar a proteção do ambiente em todo o país, fora dos parques nacionais, para não ficar no regime binário: parque ou vale-tudo. E deve transformar esse encontro do brasileiro com a natureza brasileira em palco privilegiado do aprofundamento de nossa democracia, mostrando como se podem conjugar perícia técnica, realismo econômico e participação social.
(Adaptado de Roberto Mangabeira Unger, Folha de S. Paulo,21/6/2005)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Assinale a opção gramaticalmente incorreta.
As pesquisas costumam colocar a mídia, os bancos e as igrejas entre as instituições que teriam mais credibilidade, enquanto os governos, os parlamentos e os partidos estariam entre os mais mal avaliados.
Os teóricos da nova tendência buscam apoiar-se nas pesquisas para fortalecer suas teses.
Alegam que a política é dominada por questões de curto prazo e de caráter eleitoral, enquanto o Banco Central encara questões de longo prazo, de maior profundidade, que exigem capacidade técnica de decisão.
O mesmo aconteceria com temas como os do meio ambiente, da previdência, da saúde, da educação, que deveriam estar submetidos à especialistas.
(Adaptado de Emir Sader, Jornal do Brasil, 19/6/2005)
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Seria correto unir os dois períodos do segundo parágrafo substituindo-se o ponto final (l.11) por vírgula, e substituindo-se Os CEO (l.11) pela palavra que.
Com base nas estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Não se altera a estrutura sintática do texto ao se substituir "em que" (l.12) por na qual.
"É o que garantia o padre" (L.1)
"que ainda que nós sejamos os pecadores" (L.6-7)
"É preciso que a opinião" (L.35)
"que é preciso que a opinião" (L.37)
"em que é preciso" (L.38)
"que apresentamos" (L.46)
Analisando as ocorrências da palavra QUE nos trechos acima, é correto afirmar que há:
dois pronomes relativos.
quatro pronomes relativos.
quatro conjunções integrantes.
cinco conjunções integrantes.
duas conjunções subordinativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...