Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 9 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O segmento grifado está empregado corretamente na frase:
Levantamentos estatísticos reconhecem em que está ocorrendo uma recuperação da atividade econômica, atualmente.
São várias as opiniões de especialistas que deve haver maior qualificação da mão-de-obra para as exigências atuais do mercado.
A recuperação salarial, a que se referem os pesquisadores, é ainda parcial, porém demonstra a reativação da economia.
O crescimento da economia, do qual se esperava há muito, fez aumentarem os investimentos em modernização da indústria.
Foram concedidos os reajustes salariais com que batalhavam especialmente os trabalhadores da indústria.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A perspectiva da mudança causa em mim sentimentos indefinidos, (l. 12-13)
A palavra que, conforme o sentido do texto, NÃO equivale à destacada no trecho acima é:
decisão.
esperança.
expectativa.
possibilidade.
probabilidade.
O texto mostra três ocorrências do elemento SE:
O se como marca da presença da voz passiva aparece somente em:
I-II-III;
I-II;
I-III;
II-III;
I.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Embora a substituição da forma indeterminada pode-se (l.14) por podemos respeite a organização e a argumentação textual, se o período sintático fizesse parte de um documento oficial, tal substituição não seria permitida em respeito aos padrões da norma culta em redação oficial.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
As ocorrências do pronome átono, em se fica (l.5), se cingiam (l.9), se enganar (l.12), prefira-se (l.18) e admite-se (l.22) têm a função de indicar um sujeito indeterminado que confere impessoalidade ao texto.
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 2, subentende-se, pelo desenvolvimento do texto, que o pronome se precede a forma verbal regulem, assim como precede a forma combatem.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 16 A 20, LEVE EM CONSIDERAÇÃO OS TRECHOS 4 , 5 E 6 , A SEGUIR.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas dos trechos 4 e 5.
Analise o emprego de: por que, por quê, porque ou porquê no diálogo abaixo e assinale a alternativa correta:
– Joãozinho, por que você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por quê? – Porquê eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, por quê você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode por que? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
– Joãozinho, porque você não quer tomar banho? – perguntou a mãe. – Querer eu quero, mas não posso. – Não pode porquê? – Porque eu tenho saúde de ferro e posso enferrujar.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
(...) que carregamos sem saber por que, apenas porque nos deram para carregar.
As formas sublinhadas preencherão corretamente, na mesma ordem, as lacunas da frase:
Queria saber o ...... de os filhos se esquecerem dos pais; será ...... é uma lei da natureza?
Não se sabe ...... razão se esquecem os filhos dos pais, qual o ...... de os deixarem de lado.
A mãe é mais importante ...... ela é absolutamente necessária nos primeiros anos do filho, não há ...... o pai ficar enciumado.
...... o cronista não explica seu ceticismo? o leitor fica se perguntando, sem atinar com o ...... de tamanha melancolia.
Embora o cronista não diga ...... se tornou tão melancólico, o leitor deixa-se abater um pouco, ...... suspeita quais sejam as razões.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Aponte as alternativas que preencham adequadamente cada oração abaixo.
I - O fato é que me assombro, ................ talvez eu seja anacrônico, antiquado, passado, meus conceitos superados.
a. ( ) mas b. ( ) mais
II - Vivemos tempos de chegar com pressa, conseguir todas as coisas em curto espaço de tempo, ................. não sabemos quanto tempo ainda temos.
a. ( ) por que b. ( ) porque c. ( ) porquê
III - Os tempos mudaram a tal ponto que não .................. mais tempo a perder.
a. ( ) há b. ( ) a c. ( ) à
IV - Os namoros atuais não têm nada ................. com aquela felicidade que o casal demonstrava sinceramente nas fotos.
a. ( ) haver b. ( ) há ver c. ( ) a ver
A seqüência CORRETA, de cima para baixo é:
I-a - II-b - III-b - IV-c
I-b - II-b - III-b - IV-a
I-a - II-b - III-a - IV-c
I-b - II-c - III-c - IV-a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...