Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Aqui se via a influência da Física de Newton: os físicos tendiam a imaginar as partículas como se fossem pequenas "bolas de bilhar".

Nessa frase, os dois-pontos são empregados como instrumento de coesão com a seguinte função:

  • A. Substituir o travessão.
  • B. Apresentar uma explicação.
  • C. Determinar uma especificação.
  • D. Vincular o aposto a seu referente.

Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro de pontuação.

  • A.

    O empobrecimento das possibilidades de leitura dos professores e, por conseqüência, do alunado, como ocorreu mais incisivamente no período de ditadura e arbítrio, significou, antes de mais nada, o empobrecimento do próprio ensino.

  • B.

    A busca do conhecimento, por meio da escola, é feita, fundamentalmente, a partir do texto escrito ou, na pior das hipóteses, por meio de textos oralizados.

  • C.

    A redução do tempo dos professores para dedicação ao estudo e à leitura, a falta de poder aquisitivo para a compra de livros, a compartimentalização da docência devido ao corre-corre diário e a desintegração curricular não ocorreram por acaso; pelo contrário, eles devem ser tomados e entendidos como mecanismos muito bem calculados pelo regime opressor com o intuito de manter o povo na ignorância, de impedir a democratização do saber.

  • D.

    Oprimindo os professores, e empobrecendo ao máximo as condições para o ensino qualitativo, o poder dominante estava em essência, reproduzindo as estruturas sociais injustas, e, dessa forma, dificultando a circulação democrática do conhecimento junto às pessoas.

A vírgula pode ser usada:

  • A.

    Entre sujeito e predicado.

  • B.

    Entre o verbo e seus objetos.

  • C.

    Entre nome e complemento nominal.

  • D.

    Para marcar intercalação.

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da pontuação:

  • A.

    O presidente iniciará a cerimônia às dez horas.

  • B.

    Às dez horas, o presidente iniciará a cerimônia.

  • C.

    O trabalho custou, sacrifício aos seus realizadores.

  • D.

    Um dia da caça; outro do caçador.

No que se refere a alguns elementos lingüísticos utilizados no texto 1, analise as afirmações a seguir.

1. No trecho: "... por dominar um sistema de comunicação duplamente articulado (com unidades sonoras e unidades significativas), denominado 'língua natural' ou 'língua humana'...", os parênteses foram utilizados para demarcar uma explicação.

2. "Por outro lado, podemos desempenhar um papel desumano por meio das línguas humanas...". Nesse trecho, a expressão destacada indica a introdução de uma retificação.

3. "É fato também que não temos escolha: somos humanos, então falamos." Nesse trecho, bem como ao longo do texto 1, o uso da primeira pessoa do plural indica multiplicidade de autoria.

4. "... especialmente quando se naturalizam relações espúrias entre determinadas construções lingüísticas e as pessoas que as falam." – Nesse trecho, o pronome sublinhado refere-se a 'construções lingüísticas'.

Estão corretas

  • A.

    1, 2, 3 e 4

  • B.

    2, 3 e 4, apenas

  • C.

    1 e 4, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas

  • E.

    1, 2 e 4, apenas

A vírgula pode ser usada:

  • A.

    Entre sujeito e predicado.

  • B.

    Entre o verbo e seus objetos.

  • C.

    Entre nome e complemento nominal.

  • D.

    Para marcar intercalação.

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da pontuação:

  • A.

    O presidente iniciará a cerimônia às dez horas.

  • B.

    Às dez horas, o presidente iniciará a cerimônia.

  • C.

    O trabalho custou, sacrifício aos seus realizadores.

  • D.

    Um dia da caça; outro do caçador.

A vírgula pode ser usada:

  • A.

    Entre sujeito e predicado.

  • B.

    Entre o verbo e seus objetos.

  • C.

    Entre nome e complemento nominal.

  • D.

    Para marcar intercalação.

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da pontuação:

  • A.

    O presidente iniciará a cerimônia às dez horas.

  • B.

    Às dez horas, o presidente iniciará a cerimônia.

  • C.

    O trabalho custou, sacrifício aos seus realizadores.

  • D.

    Um dia da caça; outro do caçador.

O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar. O rico porque tem certeza que vai ser achacado. A classe média porque não sabe em que categoria vai cair." Para o sentido pretendido nesse trecho, assinale a alternativa na qual a pontuação estaria incorreta.

  • A.

    O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

  • B.

    O brasileiro tem medo da polícia: o pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

  • C.

    O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar, o rico porque tem certeza que vai ser achacado, a classe média porque não sabe em que categoria vai cair

  • D.

    O brasileiro, tem medo da polícia; o pobre, porque acha que vai apanhar. O rico, porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média, porque não sabe em que categoria vai cair

  • E.

    O brasileiro tem medo da polícia. O pobre porque acha que vai apanhar; o rico porque tem certeza que vai ser achacado; a classe média porque não sabe em que categoria vai cair.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...