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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
Em fevereiro de 1938, o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, sob a gestão de Mário de Andrade, despachou uma equipe de pesquisadores para registrar a música brasileira tradicional, que, sufocada pela modernidade, corria o risco de se extinguir.
Na equipe, iam o arquiteto Luís Saia, o maestro Martin Braunwieser, o técnico de som Benedicto Pacheco e o assistente Antonio Ladeira, munidos de gravador Presto, câmara fotográfica, filmadora, discos e muitas fichas e cadernetas para anotação.
Partiram do porto de Santos com o objetivo de percorrer o país. Começaram pelo Norte e Nordeste, porque Mário considerava que ali a cultura brasileira era mais genuína.
A Missão chegou ao fim antes do previsto. Com o Estado Novo, por questões políticas, Mário foi afastado da direção do Departamento. Mas Oneyda Alvarenga, diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo, e ex-aluna de Mário, coletaram e organizaram todo o material.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:
Se nós revêssemos nosso comportamento durante uma Copa, pode ser que fôssemos corrigir alguns excessos deles.
Não é muito fácil encontrar alguma família em cuja não exista algum torcedor mais fanático, no qual se deixe levar a quase histeria.
É incrível como as crianças muito pequenas não se incomodam, ao passo que uma Copa seja assistida pelos adultos com mais emoção.
É apenas por solidariedade a seus maridos que muitas mulheres buscam se abrir às emoções de uma Copa do Mundo.
Talvez seja um exagero do autor do texto achar que os próprios laços familiares se ameacem devido as frustações do futebol.
Leia o texto a seguir, para responder às questões de 07 a 10.
A fonte da notícia da Agência Senado é
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Com base nas informações do texto, assinale a afirmativa INCORRETA:
Na frase: "Em 1995, ela e suas quatro subsidiárias..." (9º§), o termo ela se refere à "Eletrobrás"
Em "... atrás apenas do Canadá e à frente dos EUA e da China" (2º§), o termo apenas pode ser substituído, sem perda semântica por somente.
Em "... durante a década de 70, quando foram construídas grandes hidrelétricas..." (7º§), o termo quando tem sentido lógico-semântico de tempo.
Em "Assim, as políticas de estímulo à indústria..." (7º§), o termo assim significa "desse modo"
Em "... esse modelo procura substituir o investimento público..." (11º§), a expressão esse modelo se refere à concorrência com a energia velha.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a seqüência de termos que dá às lacunas do texto um preenchimento gramaticalmente correto e coerente com sua argumentação.
Quando a Constituição estabelece o voto obrigatório, ela determina a necessidade ___(1)___ eleitor se manifestar, e se ____(2)____ de forma concreta. ___(3)___votar nulo, ele não se manifesta, simplesmente lava as mãos, como se dissesse ?Eu não tenho nada a ver com isso que aí está?. Tem, sim, porque ele sofre as conseqüências de uma escolha errada. Devemos proceder ____(4)____ melhor escolha possível. Até mesmo ____(5)_____ em plano secundário o fator ideológico. A impunidade, a meu ver, não pode vingar.
(Adaptado de Marco Aurélio Mello, Acabou a farra. In: Veja, 14 de junho, 2006, páginas amarelas)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
O fragmento em que aparece o nível coloquial da linguagem está transcrito na alternativa
"Evoluir não foi uma decisão sua." (linha 8).
"Criou patas porque queria subir à terra." (linha 11).
"Nada o explica." (linha 17).
"Portanto era um sucesso na cadeia de alimentação." (linha 19).
"Sei não. Dizem que os golfinhos conversam" (linha 30).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação ao texto acima, assinale a opção em que a reescrita do trecho está incorreta para o contexto.
1 - caso esteja ela
2 - mas a execução da despesa não está vinculada à mera previsão no orçamento.
3 - o fato de a Lei Orçamentária prever a despesa
4 - Caso tenha sido feito pelo governo
5 - se julgar oportuno e conveniente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo compõem um texto. Assinale o segmento que apresenta erro gramatical.
A principal barreira para o crescimento do país é a informalidade, ou seja, a ilegalidade consentida.
O conceito de informalidade não se resume à economia paralela, movida por multidões de camelôs. É mais amplo.
Alcança distorções que comprometem a concorrência entre empresas, como a sonegação de impostos, o descumprimento de obrigações legais de toda ordem e, em especial, o descaso pelos direitos de propriedade intelectual.
São inúmeros os prejuízos provocados pela ação de quem agem ilegalmente. Uma conseqüência, porém, é vital, mas de difícil observação a olho nu: o incentivo à ineficiência e à falta de competitividade.
Os informais não investem em máquinas e equipamentos. Não inovam. Copiam. Evitam parceiros legais, não se credenciam a receber investimentos ou crédito e isso os empurra cada vez mais fundo para os subterrâneos.
(Adaptado de Revista Veja, 7 de dezembro de 2005.)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale o segmento gramaticalmente correto.
Juros e câmbio são fatores de peso. Mas é um erro deixar que domine as discussões econômicas. Segundo o estudo da McKinsey, os entraves macroeconômicos sobre a produtividade da máquina econômica brasileira podem ser calculados em 13%.
São menores do que as infl uências negativas da informalidade, que pode chegar a 43%. Se não se devem tomar os juros altos como um fato da vida tão imutável quanto o nascer e o pôr-do-sol, também é tolo acreditar que eles podem ser baixados por decreto.
Juros altos são sintomas de distorções macroeconômicas – em especial da relação entre a dívida pública e o PIB. Depende também da qualidade dessa relação.
A relação dívida versus PIB do Brasil é alta (mais de 50%) e sua qualidade é baixa: os vencimentos são de curto prazo.
Portanto, enquanto essa distorção não for atacada com cortes pesados nos gastos do poder público, os juros, mesmo em queda, será um dado da vida econômica brasileira. Como os juros tendem a valorizar a moeda, o real pode manter-se sobrevalorizado por um bom tempo.
(Adaptado de Revista Veja, 7 de dezembro de 2005.)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a asserção falsa acerca da estruturação lingüística e gramatical do texto abaixo.
Para o texto não apresentar nenhuma incorreção de ordem sintática, a concordância do sujeito composto ligado por "nem... nem" (L. 10) deve ser feita com o verbo no plural, tal como se fez na ocorrência do mesmo sujeito composto, na primeira linha do texto.
Apesar de sua posição deslocada na frase, o advérbio "logo" (L. 2) dispensa a colocação de vírgulas em virtude de ser de pouca monta, de pouca proporção.
Um medo "latente, insidioso" (L. 4) é um medo não manifesto, encoberto, enganador, traiçoeiro, pérfido.
O trecho contido nas linhas de 5 a 7 admite a seguinte reescritura, sem que se incorra em erro de linguagem: ''... que nos faz a todos não só temerosos da arma que o outro possa ter, mas também temerosos de ficarmos indefesos na angústia''
A última palavra do texto merece reparo. Há duas expressões que a substituiriam com a devida correção gramatical: 1) por quê e 2) o porquê.
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