Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as relações se sentido estabelecidas no Texto 1. Podemos afirmar que:
1. 'contínuo movimento' equivale a 'dinamismo constante'.
2. 'princípios que regem' corresponde a 'leis que impedem o funcionamento'.
3. 'a gama de variedades' significa 'o controle das desigualdades'.
4. 'tal qual a experiência humana' corresponde a 'assim como a vivência do ser humano'.
Estão corretas, apenas:
A relação sintática entre os dois segmentos de Tentou forçar as portas, / mas as portas mantiveram-se surdas é a mesma que se verifica entre estes segmentos:
As janelas cederam / porque ele as forçou.
Há obstáculos / que se mostram intransponíveis.
Ocorreu-lhe trabalhar num dia / em que todos ficaram em casa.
Admirou-se o vigia com sua disposição / de ir trabalhar num feriado.
Nós pretendíamos visitá-lo, / porém ele se mostrou distante.
A alternativa em que o adjetivo tem seu significado corretamente indicado é:
O autor se refere à cidadania como uma conquista; a palavra do texto que NÃO está relacionada a essa idéia de conquista é:
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.
Analise as possibilidades de reescrita para o trecho "As cavernas de livre acesso aos hominídeos ( "caixa - preta da pré - história" ) equivalem atualmente aos laboratórios científicos munidos de tecnologia de ponta, sob o comando de pessoas ultra-especializadas, detentoras do resultado das pesquisas mais avançadas".
I. Atualmente as cavernas de livre acesso aos hominídeos ( caixa-preta da pré-história) equivalem aos laboratórios científicos munidos de tecnologia de ponta, sob o comando de pessoas ultraespecializadas, detentoras do resultado das pesquisas mais avançadas.
II. As cavernas de livre acesso aos hominídeos ( caixa-preta da pré-histór ia) atualmente equivalem aos laboratórios científicos muni dos de tecnologia de ponta , sob o comando de pessoas ult ra-especializadas, detentoras do resultado das pesquisas mais avançadas.
III. As cavernas, atualmente de livre acesso aos hominídeos ( caixa-preta da pré-história) , equivalem aos laboratórios científicos mu nidos de tecnologia de ponta , sob o comando de pessoas ultra-especializadas, detentoras do resultado das pesquisas mais avançadas.
Em qual(is) delas há alteração de significado?
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa correta:
A descrição do ambiente sujo de sangue assume características hiperbólicas.
Em "Era um velho limpo...", a palavra em negrito tem significado denotativo, ou seja, restringe-se apenas à idéia de limpeza.
Em "O lençol estava vermelho", o termo grifado exerce a função de objeto direto do verbo "estava".
"...havia sempre tanta gente...". Substituindo "tanta gente" por tantas pessoas, a frase passaria a ter a seguinte redação: ...haviam sempre tantas pessoas ...
Sobre as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta.
Sobre a maneira de apresentar enredo e personagem, o processo narrativo depende de quem conta a história. Nos trechos, a seguir, ocorrem os focos narrativos: narrador-observador e narrador-onisciente, respectivamente: "Baleia respirava depressa... Antes de deitar, Sinhá Vitória retirava dali os carvões e a cinza, varria com um molho de vassourinha o chão queimado e aquilo ficava um bom lugar para cachorro descansar. O calor afugentava as pulgas..."(G. Ramos) / "Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba " levanta vôo bem na cara do guarda crucificado..." (D. Trevisan)
A tira e a figura abaixo estão centradas na função metalingüística, pois a primeira procura esclarecer como é a justiça brasileira e a segunda esclarece sobre o coração.
O trecho - "Antecipando-se a Freud, Shakespeare dizia que o homem é feito da mesma matéria de seus sonhos. O medo, a angústia, o ciúme, o ódio, a luxúria, o amor assaltam nossas noites e se aferram à nossa alma, tornando-a frágil ou forte, má ou generosa. Em última instância, somos o que sonhamos, dizia o autor de Hamlet." (Tudo - O livro do conhecimento, nº 165) - apresenta como processo lógico-expositivo apenas a definição.
A Língua Portuguesa está repleta de palavras polissêmicas. Dois bons exemplos são as palavras linha e ponto, que têm dezenas de acepções. Só que a polissemia desaparece quando ocorre a semântica contextual.
A distinção entre o discurso indireto e indireto-livre é que este interfere na fala da personagem. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador. Naquele, o narrador está traduzindo, com suas palavras, a fala da personagem, em 3ª pessoa. Porém, sem aviso prévio,
Leia o poema de Paulo Leminski para responder às questões 94 e 95.
No poema,
o poeta refere-se à produção escrita partindo de uma generalização.
a palavra que representa o texto escrito é papel, pois há estreita contigüidade de sentido entre ambos.
os adjetivos que se referem, diretamente, à poesia são: oculto / ambíguo / ultrasentido / inframistério.
considerando o título, esse texto, por ser profundo, não deve ser lido de forma irônica. A expressão "ironia estéril" comprova isso.
há um jogo de contrários. Somente a expressão "suprasumos da quintessência"conduz o leitor a sintetizar essa contradição implícita.
O sentido da palavra grifada na frase "Não serão os chamados "pacotes de bondades" que vão equacionar as anomalias existentes no sistema tributário brasileiro." corresponde a:
equilibrar.
igualar.
finalizar.
organizar.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa correta:
Pelo contexto, pelo clima que o narrador imprime à narrativa, a cor branca tem seu significado ampliado, conduzindo o leitor para o campo da conotação, da simbologia.
Em "Eu conhecia outros velhos e eles não eram limpos" os verbos em negrito estão conjugados, respectivamente, no Pretérito Perfeito e no Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo.
Em "Seus gestos eram firmes e suaves e quando ele andava não fazia barulho.", há três orações coordenadas sindéticas aditivas.
"Gestos firmes e suaves, não era chato, cabelos brancos, rico e depois pobre novamente, pernas fracas, 70 anos" são elementos comportamentais e psicológicos atribuídos pelo narradorpersonagem à figura do avô.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...