Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Considere os textos abaixo para responder às questões de números 43 a 46.

Levando em conta que os elementos constitutivos do texto literário se associam na produção de sentidos conotativos, considere as afirmações que seguem.

I. No poema de Oswald de Andrade, o jogo estabelecido entre Postretutas e famias pode ter seu sentido associado a mesclado, que, na superfície do texto, é qualificativo de transatlântico.
II. No relato de Trevisan, beber rum da Jamaica, navio fantasma, lobo-do-mar e fragata, ao constituírem referências semânticas que revelam o imaginário de José, indiciam o temperamento rebelde e irascível da personagem.
III. Em Bonde, de Oswald de Andrade, "sacolejar", além de remeter ao efeito do movimento do bonde no corpo dos passageiros, pode ser também associado ao movimento que produziu, no corpo da linguagem, a alteração fonética em Postretutas.
IV. O neologismo onomatopéico Dlendlena adquire, no poema de Oswald de Andrade, o valor de signo motivado.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

O autor do texto II, o paraense Inglês de Sousa, pertence ao momento inicial da produção literária amazônico-paraense — que é associado ao período realista-naturalista do século XIX, marcado por forte descritivismo e apresentação do ambiente físico e político da região e da época. Após esse período inicial, a literatura paraense continuou o seu processo formativo com escritores como Bruno de Meneses, na década de 20, Dalcídio Jurandir, na década de 40, e Haroldo Maranhão, nos anos 60 do século XX. Considerando essas informações e os textos I e II, assinale a opção correta a respeito da produção literária no Pará e suas relações com o processo cultural e artístico.

  • A.

    A obra de Inglês de Sousa, apesar de fazer referências à natureza amazônica, revela-se distanciada das questões históricas e sociais relacionadas ao processo de formação artística e cultural do Pará no século XIX.

  • B.

    Com a obra de Bruno de Meneses, na década de 20 do século XX, a literatura paraense avançou para sua consolidação, embora ainda permanecesse isolada do processo cultural nacional, imune às influências das inovações artísticas da semana de 1922.

  • C.

    Dalcídio Jurandir, autor do premiado romance Chove nos campos de Cachoeira, produziu uma literatura que apresenta, com maestria, a realidade pobre da Amazônia e os contrastes sociais e econômicos vividos pelo povo paraense.

  • D.

    A obra de Haroldo Maranhão, como a de Inglês de Sousa, é marcada pelo tom regionalista, apresentando uma visão idealizada da paisagem amazonense e dissociada do processo histórico e político da região, como se vê no seu mais conhecido romance, O tetraneto Del-rei.

Adaptar para o cinema ou para a televisão — meios reconhecidamente ligados à cultura de massa — obras de autores como Shakeaspeare, Dostoievski, Tolstoi, Balzac, Flaubert, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, para citar apenas alguns nomes de relevo no panorama universal e nacional, equivale a trazer para as mídias o prestígio da grande arte ou, no dizer de alguns, tornar a arte erudita acessível ao grande público.

Segundo o texto, a adaptação de textos literários para o cinema é conflituosa e suscita posições díspares entre os teóricos especializados nesse tema. Aqueles que se posicionam a favor desse processo afirmam que a relação entre literatura e cinema

  • A. torna a arte erudita acessível ao grande público.
  • B.

    apresenta-se como um mecanismo de facilitação para o grande público sem sacrificar a qualidade estética da obra literária.

  • C.

    é enriquecedora, pois a diferença entre os dois tipos de linguagem favorece tanto o cinema quanto o texto literário.

  • D.

    foi bem-sucedida no panorama universal, mas, em nível nacional, resultou sempre em empreendimentos insatisfatórios.

Considerando as referências à relação entre as formas literárias e a expressividade dos temas tratados pela literatura, apresentadas no texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Quando o escritor Aluísio Azevedo optou por uma forma mais dramática para a ação do veneno, buscou, por meio dessa formulação estética, garantir a expressividade do tema do envenenamento.

  • B.

    A modificação da ordem do mundo pelas formas literárias pode tornar essa ordem ainda mais expressiva para o leitor.

  • C.

    Na criação literária, os fatores sociais não se apresentam exclusivamente de forma direta como temática, mas estão presentes na obra como formadores de sua estrutura.

  • D.

    O sentimento da verdade que a leitura da obra causa no leitor se constitui apenas quando as formas literárias expressam temas que correspondem exatamente à realidade dos fatos.

No que se refere à literatura afro-brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    Os primeiros poetas e romancistas afro-descendentes surgiram na literatura brasileira no período modernista.

  • B.

    Vários autores afro-descendentes, entre os quais Luiz Gama, destacaram-se na produção poética do período Romântico no Brasil.

  • C.

    No período simbolista, destaca-se a poetisa Maria Firmina dos Reis, ao narrar a saga de uma afro-descendente.

  • D.

    A origem da literatura produzida por afro-descendentes está ligada à produção de contos com temas abolicionistas.

Assinale a opção correta quanto à representação afro-brasileira na literatura infantil e juvenil.

  • A.

    A partir do início do século XVIII, a literatura brasileira voltada para o público infantil e juvenil passou a abordar temas raciais e, em especial, as influências da língua africana no português rural do Brasil.

  • B.

    A mitologia e a religião afro passaram a ser apresentadas sem preconceito na literatura infanto-juvenil nos primeiros anos do século XIX.

  • C.

    Apesar de ser retratada na literatura infantil e juvenil do final da década de 20 do século passado, a personagem feminina negra era desqualificada socialmente.

  • D.

    A partir da década de 60 do século XX, a literatura infanto-juvenil tornou-se realista e, conseqüentemente, os personagens negros passaram a ser inseridos nas obras literárias, sem discriminação.

Assinale a opção correta acerca da literatura infantil brasileira.

  • A.

    Os poemas de Cecília Meireles relacionados ao mundo infantil tratam, de forma lírica, dos temas do cotidiano.

  • B.

    Com Monteiro Lobato, a literatura infantil brasileira passou por grande transformação no campo da linguagem, pois esteve diretamente associada às inovações artísticas da semana de 22.

  • C.

    A produção literária infantil no Brasil não é significativa, pois são muito poucos os autores que se dedicam ao mundo infantil como tema de seus livros.

  • D.

    A produção literária infantil afasta-se radicalmente das raízes culturais brasileiras, que ficaram restritas à tradição oral de narrativas folclóricas.

A partir das estruturas e idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.

Esse tipo de texto não deve ser utilizado em aulas de língua portuguesa, porque pode influenciar negativamente a pronúncia dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.

Para que o aluno domine a língua padrão, o professor deve usar em suas aulas exclusivamente textos de gêneros literários retirados de livros clássicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.

O desenvolvimento da língua oral, para uso em diversas situações, deve ser um dos objetivos do ensino da língua portuguesa na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...