Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na frase “Ele tem razão, meu filho, precisamos não judiar do animal” (linhas 38- 39), se quisermos trocar a palavra judiar por um sinônimo, temos de trocá-la pela palavra:

  • A. zombar;
  • B. Maltratar;
  • C. pichar;
  • D. desrespeitar;
  • E. enganar.

A frase “Um grupo de rapazes, vendo a estranha cavalgadura, começou a vaiá-los” (linhas 53-54) está com a concordância correta. Das frases abaixo, a única com a concordância correta é:

  • A. O pessoal, quase sempre, gosta de falar mal dos outros.
  • B. É sempre bem tratado os animais de estimação.
  • C. O velho queria 100 real pela mulinha.
  • D. Chegou na cidade os vendedores de animais.
  • E. Dizia as más línguas que o velhinho judiava da mulinha.

Assinale a alternativa CORRETA que completa as frases abaixo, considerando – se os diferentes usos da palavra Porquê:

I – Segundo o Capitão PM, o fato foi registrado em um Boletim de Intervenção (BI), _________ a ocorrência foi atendida, no flagrante, pela Guarda Municipal Patrimonial de Belo Horizonte.

II – De acordo com a Ata do Conselho de Ética e Disciplina Militar da Unidade, o Sd 2a. Cl Sempre Atento, que fazia a guarda do portão, não disse ______________ errou.

III – A guarnição policial percebeu o motivo _________ o cidadão havia corrido.

IV - O soldado ficou meio indeciso, mas ____________ ?

V – ______ você não fez a inscrição para o concurso da polícia? – perguntou o amigo.

VI – O comandante da viatura apontou quatro ________ que justificam a atuação da polícia.

  • A. I – por que; II – porque; III – porque; IV – por que; V – por que; VI – por que.
  • B. I – porque; II – por que; III – porque; IV – por quê; V – por quê; VI – porquês.
  • C. I – porquê; II – porque; III – por que; IV – porque; V – por que; VI – porquês.
  • D. I – porque; II – por que; III – por que; IV – por quê; V – por que; VI – porquês.

A alternativa CORRETA quanto ao emprego do pronome demonstrativo sublinhado é:

  • A. O comandante da viatura perguntou: “Então, pode me entregar estes papéis que estão com o senhor?”.
  • B. Perguntado, o depoente respondeu: “Estamos em Belo Horizonte, logo não acredito que o suspeito esteja aqui, nessa capital mineira”.
  • C. O militar que atendeu a ocorrência disse: “Encontrei três suspeitos: João Sem Sorte (25 anos), José Azarado (22 anos) e CGO (14 anos). Esse é menor”.
  • D. Estava escrito no Ofício isto: “treinamento e instrução”.

Marque a opção em que a função sintática dos pronomes relativos destacados é a mesma tanto em I quanto em II:

  • A. I – O policial, no primeiro momento que viu o animal, não imaginou a força de que era capaz. II – Os componentes da guarnição policial entraram pelo
  • B. I – Estes soldados aguardaram a chegada do cidadão infrator de que tanto se falava. II – Acionados, estes militares compareceram no local da ocorrência ao qual se referia o COPOM.
  • C. I – O Sargento PM encontrou os objetos que o autor do furto havia levado. II – Interrogada, a testemunha respondeu: “Vi os suspeitos que pularam o muro da fábrica”.
  • D. I – O Tenente PM conduziu o envolvido cujas características tinham sido apontadas pelas testemunhas. II – O soldado encontrou, depois de horas, o corpo pelo qual procurava.

Complete as lacunas com uma das palavras (ou expressões) apresentadas entre parênteses; em seguida, marque a alternativa que registra a seqüência CORRETA das respostas, considerando seus conhecimentos sobre concordância nominal:

I – Ficou constatado que, neste quartel, há __________ (menas/menos) munições do que o necessário.

II – Remeto-lhe _______ (incluso/inclusa) uma fotocópia do Boletim de Ocorrência.

III – Seguem ______ (anexo/anexos) os pareceres da comissão técnica.

IV – Era ela ______ (mesmo/mesma) que recebia a mercadoria roubada.

  • A. I – menos; II – inclusa; III – anexos; IV - mesma
  • B. I – menas; II – inclusa; III – anexo; IV - mesmo
  • C. I – menos; II – incluso; III – anexos; IV - mesmo
  • D. I – menas; II – incluso; III – anexo; IV - mesma

Marque a opção CORRETA quanto à regência do verbo destacado na frase:

  • A. O policial mais novo admitia que prescindia a minha ajuda.
  • B. Se a ordem é justa, não o assiste o direito de desobedecer à lei.
  • C. Este candidato aspira o cargo de policial militar.
  • D. O militar percebeu que o depoimento da testemunha procedia.

Na produção de textos coesos são utilizados recursos que nos permitem omitir palavra ou elemento facilmente identificável. Em “à que se espalhou” o recurso coesivo explorado foi:

  • A. anáfora.
  • B. elipse.
  • C. hipérbato.
  • D. silepse.
  • E. pleonasmo.

As línguas possuem processos de formação de palavras que são responsáveis pela ampliação do seu acervo lingüístico. Sendo assim, em fuxiqueiro, falazada, regionalismo e nordeste, temos:

  • A. reduplicação.
  • B. justaposição.
  • C. parassintética.
  • D. prefixação.
  • E. sufixação.

Considere os trechos abaixo retirados do texto:

“A fofoca e seu promotor (...) ”

“(...) sem dispensar as palavras que são usadas (...)”

“(...) As distorções são inúmeras (...)”

As palavras destacadas podem ser, respectivamente, substituídas, sem que seus sentidos sejam modificados, por:

  • A. fomentador, desconsiderar, modificações.
  • B. organizador, imprescindir, ampliações.
  • C. protetor, determinar, deformações.
  • D. defensor, acatar, alterações.
  • E. falador, desobrigar, diferenças.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...