Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
O professor de língua portuguesa deve levar o aluno a abandonar a linguagem aprendida no contexto familiar ou social em que vive, para adotar, em todas as situações, o emprego do português no padrão formal.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
Para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura, o professor deve definir leituras obrigatórias para todos eles e, ao final do período de leitura, aplicar uma prova sobre o texto lido, para conferir se a leitura foi realmente realizada.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima e em conhecimentos acerca da metodologia do ensino de língua portuguesa, julgue os itens de 110 a 115.
A produção de textos na escola deve respeitar a natureza da escrita, envolvendo leituras, planejamento, elaboração, revisão e reelaboração da redação a ser produzida.
1. Se não __________ candidatos aptos para preencher as vagas, haverá novo concurso.
2. __________ dobrar o número de turistas que visitam nosso País.
3. A ingestão de chumbo e outros metais pesados __________ diversas doenças.
4. O repórter indagou dos militantes o que os __________ desistir de seu propósito.
Tendo em vista a concordância, assinale a alternativa em que as formas verbais preencham CORRETAMENTE as lacunas das sentenças acima.
houver – pretende-se – provoca – faria
houverem – pretende-se – provoca – fariam
houver – pretendem-se – provocam – fariam
houverem – pretendem-se – provocam – faria
Assinale a alternativa em que as opções a) e b) são igualmente corretas, em relação ao plural das palavras:
Considere as afirmativas abaixo, baseadas no texto.
I. O pronome seus, em seus exércitos (linha 2), refere-se ao imperador francês; o mesmo ocorre com o pronome sua, em sua Marinha de Guerra, (linha 10). II. Em os ingleses tinham evitado o confronto direto (linhas 6 e 7), a expressão destacada é um objeto direto. III. Em o fechamento dos portos europeus (linhas 14 e 15), a expressão destacada é um objeto indireto. IV. Em Suas ordens foram imediatamente obedecidas por todos os países (linha 16), a expressão destacada é agente da passiva. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são corretas.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2007
A partir do texto, analise as afirmativas abaixo:
I. tinham evitado o confronto direto com as forças de Napoleão pode ser substituída por tinham evitado o confronto direto com as forças napoleônicas, sem prejuízo do sentido original. II. Os vocábulos Mediterrâneo, britânicos e países são acentuados devido à mesma regra de acentuação gráfica. III. numa sucessão de vitórias tem o mesmo sentido que numa seqüência de vitórias. IV. Em medida que previa o fechamento dos portos que é pronome relativo referente ao vocábulo medida. Assinale a alternativa correta.
Leia atentamente as proposições abaixo:
1. Um assessor, dirigindo-se ao governador:
Restituo a Vossa Excelência ______________ projeto de lei devidamente apreciado.
2. O prefeito, dirigindo-se aos vereadores:
Estamos ______________ no ______________ senso de responsabilidade.
3. Um deputado, dirigindo-se a uma eleitora:
Informo a V.Sa. de que ______________ observações serão levadas em consideração.
Assinale a alternativa que completa, de forma seqüencial e correta, as lacunas.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições abaixo e assinale a única correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...