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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir, na ordem em que se encontram, compõem um texto, adaptado de O papel do intelectual na política, de Roberto Amaral. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Não se pode falar em pessimismo. Há mesmo a convicção — da qual partilhamos — segundo a qual a humanidade não se propõe problemas que não possa resolver. Certamente, o bom caminho para o encontro das soluções está no desenvolvimento científico.Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir, na ordem em que se encontram, compõem um texto, adaptado de O papel do intelectual na política, de Roberto Amaral. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Há uma crise de valores, decorrente da crença que o progresso — motor de desenvolvimento da humanidade na sua busca pelo bem estar social e pela felicidade — também encerra, numa dialética perversa, o seu antídoto, as ameaças de que subsistem sobre a vida.
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Os itens a seguir, na ordem em que se encontram, compõem um texto, adaptado de O papel do intelectual na política, de Roberto Amaral. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Com base em que parâmetros se deve orientar o desenvolvimento na busca de determinado fim, necessariamente ético, isto é, que se volte para o social, o coletivo, e abranja o universo de todos os brasileiros?
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Os itens a seguir, na ordem em que se encontram, compõem um texto, adaptado de O papel do intelectual na política, de Roberto Amaral. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Quais as conseqüências impostas a nossa conduta para a consciência que nossa formação científica e nossas pesquisas são financiadas por um povo que não teve e cujos filhos não terão acesso a vida com conforto e conhecimento? Uma reflexão deste cenário desapontador deve colocar cientistas e políticos em perfeito alinhamento à norma ética maior: a de se opor à exclusão.
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Acerca de aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.
O emprego do pronome "seus" (l.5) prejudica a coesão textual, dado que não existem elementos, no período, que desfaçam a ambigüidade que tal emprego gera no enunciado.
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Acerca de aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.
Na linha 8, o adjetivo "inconstitucional" pode ser anteposto ao termo "a lei", sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
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Acerca do texto acima, julgue os itens seguintes.
Visto que se trata de texto jornalístico, considera-se adequado o emprego do verbo subir no segmento "os preços dos alimentos subiram 80% nos últimos três anos" (l.13-14); no entanto, caso o mesmo fato fosse mencionado em texto mais formal, seria mais adequada a construção: Houve aumento de 80% nos preços dos alimentos.
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No texto, seria incorreto substituir
"Foi divulgado" (l.1) por Divulgaram-se.
"que gerem" (l.5) por que possam gerar.
"Com isso" (l.9) por Em vista disso.
"de que" (l.18) por segundo o qual.
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Com relação às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção incorreta.
Na linha 1, o sinal indicativo de crase em "à de credor" justifica-se pela regência de "Passar".
Antes da expressão "de credor" (l.1), subentende-se a repetição da palavra "condição".
A expressão "coroamento"" (l.3) está sendo empregada em sentido conotativo ou figurado.
A expressão "adubado o terreno" (l.19) está sendo empregada em sentido denotativo.
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Com relação aos conceitos e tipos de gramática, assinale a opção correta.
Gramática diz respeito aos aspectos estruturais de uma língua, mas não aos diversos usos (padrão ou não-padrão) que se pode fazer da língua.
O conceito de gramática adotado em uma escola se reflete nas orientações pedagógicas e na concepção do papel da língua na sociedade.
As gramáticas normativas se distinguem das descritivas pelo fato de que as primeiras se preocupam em analisar as diversas variedades do português falado.
Por gramática internalizada entende-se o conjunto de regras que o falante passa a dominar após um período de, aproximadamente, 10 anos de escolarização.
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