Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, referentes às estruturas lingüísticas do texto.
A correção gramatical do texto seria mantida se, na linha 3, a palavra "bastante" fosse flexionada no plural, para concordar com o substantivo "critérios".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
substituição de "deve se manter" (l.14) por deve ser mantida preserva a correção gramatical do período.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mantêm-se a correção gramatical e a coerência do texto, caso se substitua
"aos educadores" (l.1) por dos educadores.
"inclui" (l.10) por incluem.
"segundo" (l.17) por de acordo com.
"as mais concorridas" (l.19) por a mais concorrida.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Seres vivos de um mesmo grupo capazes de se reproduzir originando descendentes férteis é o conceito de
população.
comunidade.
unidade.
espécie.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que a educação para a saúde é um fator de promoção e proteção à saúde individual e coletiva, julgue os itens que se seguem.
I A promoção da saúde se faz unicamente por meio da educação.
II A educação para a saúde deve tornar o aluno capaz de reconhecer as doenças transmissíveis mais comuns em seu meio, identificar as condições sanitárias associadas à sua ocorrência, além das formas de contágio e prevenção.
III A situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade é determinada pelas relações com os meios físico, social e cultural.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 3, como a conjunção "pois" estabelece uma relação de causa e efeito entre duas orações, ela pode ser substituída por porque sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
O termo "tais" (l. 20) refere-se coesivamente a "as principais doenças que atingem a população brasileira" (l. 16-17).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das idéias desenvolvidas no texto acima e das estruturas lingüísticas nele utilizadas, julgue os próximos itens.
Na visão da autora do texto, a priorização de serviços de creches e de atendimento a idosos pelo Estado, bem como a mudança na organização do tempo no trabalho realizada pelas empresas, por si sós, acarretariam transformação no compartilhamento de responsabilidades na vida privada.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de
8 a 12, a respeito da organização e das idéias do texto acima.No período sintático "postula-se que (...) desejos do locutor" (l.6-11), as três ocorrências da preposição "de" estabelecem a dependência dos termos que regem para com o termo "função pragmática" (l.7), como mostra o esquema seguinte.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Há dois tipos de professores: os bons e os fascinantes. Bons professores tem uma boa cultura acadêmica e transmitem com segurança e eloqüência às informações em sala de aula. Professores fascinantes ultrapassam essas metas. Eles procuram conhecer o funcionamento da mente dos alunos e seus estilos de aprendizagem para poder educa-los melhor. Para eles, cada aluno não é mais um número na sala de aula, mas um ser humano complexo, com necessidades e experiências peculiares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...