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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No texto, os exemplos dados por Emília e Sílvia com relação à fala de Eulália podem ser explicados com base em diversos fatores. Assinale a opção que apresenta a explicação correta para o fenômeno em questão.
Em português, assim como no espanhol e no francês, há uma tendência natural de se manter o L dos encontros consonantais latinos. Sendo assim, não há explicação plausível para se falar "ingrês", em vez de "inglês".
A vitória do "i" sobre o "lhe" em palavras como "môio", no português, é reflexo da Revolução Francesa, já que a França, naquela época, exercia domínio econômico e social em relação ao Brasil.
A falta de concordância de número em "os probrema" se justifica pelo fato de que o português não-padrão usualmente marca o plural apenas na primeira palavra do grupo a ser pluralizado (no caso, o artigo definido).
Em "hôme", observa-se uma tentativa do português nãopadrão de recuperar a pronúncia latina das palavras terminadas em vogal nasal.
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Tomando como base o poema de Drummond acima reproduzido, assinale a opção correta a respeito do pensamento atual sobre ensino de língua.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
O trecho "ele é quem sabe" (v.8) faz referência à idéia, comum nas discussões recentes sobre ensino de língua, de que o professor deve ter uma atitude autoritária ao tratar da norma culta.
O verso que encerra o poema resume o problema do ensino de gramática para falantes nativos: de um lado, está a gramática com que se come, briga, namora; de outro, a que se aprende na escola.
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No tocante ao ensino de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamenta
privilegiam o ensino de gramática, reconhecendo a língua como um conjunto de estruturas abstratas, cuja análise deve ser dissociada dos elementos de significado.
articulam os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, possibilitando uma outra forma de trabalho com a língua e a literatura.
adotam equivocadamente o conceito bakhtiniano de enunciado, sugerindo que o trabalho com a língua seja desvinculado de uma perspectiva interacionista.
consideram impossível que um mesmo texto possa pertencer a gêneros diferentes, quando alteradas as suas condições de produção, recepção e circulação.
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Assinale a opção que traz uma afirmativa correta a respeito dos gêneros do discurso de acordo com Bakhtin.
Embora a variedade virtual da atividade humana seja inesgotável, não se pode afirmar que a variedade dos gêneros do discurso seja potencialmente infinita.
A diversidade funcional dos gêneros do discurso impede que os estudos sobre a sua natureza lingüística avancem com o tempo.
Os gêneros primários correspondem às comunicações verbais espontâneas, enquanto os gêneros secundários são os que aparecem em comunicações culturais, principalmente escritas.
O estilo individual de quem fala (ou escreve) se manifesta com a mesma amplitude nos gêneros literários e nos gêneros dos documentos oficiais.
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Considerando o desenvolvimento das idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Dada a organização das estruturas lingüísticas do texto, o verbo ter, em "tem buscado" (l.13), pode ser empregado também no plural (têm), sem que a coerência nem a correção gramatical do texto fiquem prejudicadas.
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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Preservam-se a correção gramatical do texto e as relações semânticas entre as expressões "sentido" (l.3) e "superfície perceptual" (l.5), ao se retirar a preposição do termo "de onde" (l.7).
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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Seria mantida a correção gramatical caso o elemento do fosse inserido entre "mais" e "que", na linha 18.
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Tomando por base o texto acima, julgue os itens de 9 a 15.
A inserção da preposição a no complemento de "Sucedendo" (l.12), escrevendo-se ao movimento, preserva a coerência da argumentação e atende às regras da norma culta da língua portuguesa.
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Julgue os próximos itens, acerca de aspectos lingüísticos do texto.
Na linha 6, a posição dos elementos constituintes em "autor defunto" e "defunto autor" determina, com implicações semânticas, as diferentes funções (substantiva ou adjetiva) que as palavras "autor" e "defunto" desempenham nessas expressões.
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Tendo como referência de análise o texto acima, produzido, em sala de aula, por aluno da 8. a série do ensino fundamental, julgue os itens de 80 a 86.
Nas linhas de 1 a 4, o estudante, por meio de metalinguagem, expressa seu entendimento acerca de um texto que, provavelmente, fazia parte da proposta de produção escrita apresentada pelo(a) professor(a).
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