Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo como referência de análise o texto acima, produzido, em sala de aula, por aluno da 8. a série do ensino fundamental, julgue os itens de 80 a 86.
Entre os recursos coesivos utilizados no desenvolvimento das idéias do texto, identifica-se, além da recorrência de itens lexicais associados ao campo semântico da palavra "trabalho", o emprego de elementos gramaticais de coesão, tais como preposição; conjunção coordenativa e subordinativa; pronome relativo; formas de substituição, como se verifica em "o faz" (l.11).
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, referentes à tipologia textual e às estruturas lingüísticas do texto acima.
Por sua linguagem, objetivos e estrutura lingüística, o texto constitui-se como do tipo argumentativo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, referentes à tipologia textual e às estruturas lingüísticas do texto acima.
O pronome "isso" (l.6), de caráter anafórico, tem como referente todo o período anterior.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de paráfrase do trecho acima e deve ser julgado quanto à coesão e coerência textuais bem como à correção gramatical.
A interação faz que a linguagem seja comunicativa, fato que anula qualquer pressuposto que tente referendar o estudo de uma língua isolada do ato de interlocução.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de paráfrase do trecho acima e deve ser julgado quanto à coesão e coerência textuais bem como à correção gramatical.
A interação, ela é que faz que a linguagem seja comunicativa, fazendo que se anula os pressupostos que tenta defender o estudo de uma língua feito isoladamente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Observada a norma-padrão da língua portuguesa, julgue os itens subseqüentes quanto à grafia e ao emprego do sinal indicativo de crase. Por que pessoas hiper-racionais acabam tomando decisões irracionais quando o assunto é dinheiro?
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Observada a norma-padrão da língua portuguesa, julgue os itens subseqüentes quanto à grafia e ao emprego do sinal indicativo de crase. De que maneira se formam as "ondas de pânico" e por quais razões elas podem ser contagiosas?
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima.
Na linha 3, a eliminação de "do" após a palavra "medíocre" prejudica a correção gramatical do período.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, referentes às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
Subentende-se, imediatamente antes da expressão "apaixonados opositores" (l.11-12), a forma verbal "juntaram-se".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
A eliminação de "do" (l.8) prejudica a correção gramatical do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...