Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Padrão Ofício, conforme ensina o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I. Todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel ofício.

II. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.

III. Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito das regras para grafia de numerais, com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir.

I. Não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal.

II. Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados.

III. Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arábicos e o mês pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os três elementos são expressos em algarismos arábicos e aparecem separados por hífen ou barra.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • C. se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso de maiúsculas e minúsculas, segundo o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

  • A.

    Moro na Capital.

  • B.

    Procure o Decreto-Lei 292.

  • C.

    O governante se comportou como um Nero.

  • D.

    Eles estudaram no Colégio Pedro II.

  • E.

    Devemos reler O Espírito das Leis, de Montesquieu.

As questões de 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo “Excelentíssimo Senhor Senador”.

III. É recomendável evitar expressões como “Tenho a honra de”.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • D.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • E.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

Caso o signatário estivesse emitindo um requerimento, o fecho "Atenciosamente" (l.25) deveria ser substituído por Termos em que pede deferimento, Aguarda deferimento ou Nestes termos, aguarda deferimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

Caso estivesse emitindo um requerimento, o signatário deveria apresentar, no corpo do texto, além do pedido a que supostamente teria direito, o ato legal ou a justificativa que o fundamentasse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

A redação de ofícios, memorandos e requerimentos deve ser feita de forma concisa, evitando-se a construção de frases extensas e a redundância de conteúdo e de elementos lingüísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

Considerando-se a relação hierárquica entre o signatário e o destinatário envolvidos, seria adequada a substituição de "Atenciosamente" (l.25) por Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

A identificação oficial do órgão ou unidade que emite o ofício (l.1-3) é facultativa, uma vez que o emitente se encontra devidamente identificado no final do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto técnico acima, julgue os itens

subseqüentes.

Quanto à adequação da forma de tratamento empregada no texto, o termo "Senhor", no vocativo do ofício, poderia ser substituído por Caro Senhor, Excelentíssimo Senhor ou Prezado Senhor.

  • C. Certo
  • E. Errado
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