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Para que o trecho em questão atenda aos requisitos de correção gramatical e às qualidades de coesão, clareza e harmonia da norma escrita formal da língua portuguesa, deve-se, entre outros aspectos,
buscando conferir maior clareza ao documento, numerar como I e II as duas formas de tramitação e dispor cada uma em uma linha, utilizando recuo de parágrafo em ambas as linhas.
Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.
Em uma solenidade de formatura presidida pelo reitor, é correto figurar a seguinte frase, no discurso de um formando: Agradecemos ao Magnífico Reitor por vosso decidido apoio à instalação do laboratório de fotografias.
Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.
Na redação de correspondência da chefia de um departamento ao decano de administração e finanças de uma universidade, estão corretos o emprego do pronome de tratamento e a concordância verbal da frase: Solicito que Vossa Senhoria autorize o remanejamento de crédito.
Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.
É correto o reitor de uma universidade, em correspondência oficial dirigida ao ministro da Educação, empregar como vocativo a expressão Senhor Ministro.
Em relação às normas da correspondência oficial, julgue os seguintes itens.
Em uma correspondência oficial do reitor de uma universidade dirigida ao ministro da Educação, é correto empregar-se o pronome de tratamento Vossa Excelência.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Em relação ao uso do itálico, com base nas orientações do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir:
I. Recomenda-se o uso de itálico para indicar títulos de livros, revistas, jornais e obras de arte em geral, bem como palavras e expressões estrangeiras. Os títulos de acordos, conferências, congressos e assemelhados não recebem itálico nem qualquer outra forma de destaque gráfico no texto.
II. Pode-se utilizar a fonte em itálico nas citações longas, que aparecem destacadas do texto, ou no caso da transcrição literal de ementas. Se a ementa for pequena, ainda é possível transcrevê-la entre aspas.
III. Ao invés do itálico, ainda é possível utilizar o grifo com idêntica serventia, mas não se recomenda o emprego desse artifício para o destaque integral de citações longas. Quando se quer destacar apenas um trecho delas, porém, o grifo revela-se a solução perfeita.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no que rege o Manual de Redação da Presidência da República acerca da exposição de motivos, analise as afirmativas a seguir:
I. Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício.
II. A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.
III. No caso da exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo do padrão ofício, acompanhado da indicação de que medida adotar.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Em relação ao que ensina o Manual de Redação da Presidência da República acerca do uso dos pronomes de tratamento, analise as afirmativas a seguir:
I. Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a arcebispos e bispos.
II. Vossa Reverendíssima é usado para monsenhores, cônegos e superiores religiosos.
III. Vossa Senhoria Reverendíssima é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo.
II. Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. No entanto, é possível substituir excelentíssimo, nos casos em que se aplicar, por digníssimo.
III. Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Deve-se evitar usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, deve-se empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
As questões 19 a 23 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:
I. A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua, a finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua.
II. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
III. O padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão. De nenhuma forma o uso do padrão culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da língua literária.
Assinale:
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
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