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Nos padrões oficiais de redação, a carta circular é:
Instrumento de comunicação utilizado pela administração para dar conhecimento a interessados sobre assuntos diversos, tais como abertura de licitação e provimento de cargos públicos.
Correspondência enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, ou determinando a execução de serviços.
Decisão proferida por autoridade administrativa, sobre exposição de motivos, parecer, informação, requerimento ou demais papéis submetidos pelas partes a seu conhecimento e solução.
Correspondência oficial utilizada pelas autoridades públicas para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da administração. É também utilizada por particulares.
Conjunto de regras de caráter geral, da competência do Poder Executivo, para esclarecer ou complementar um texto legal, garantindo a exata execução de determinada lei ou decreto.
Na redação oficial, o fecho que encerra corretamente um requerimento é:
Aguardamos, portanto, as providências de V.Sa. Atenciosamente
Encaminhamos este documento para apreciação de V. Sa. e possíveis providências.
Nestes termos, Pede deferimento.
Nada mais havendo a tratar, foram encerrados os trabalhos. Eu, Fulano de Tal, redigi e assino.
E, por estarem de pleno acordo, assinam as partes o presente Instrumento, em duas vias de igual teor e forma, para os efeitos legais.
Considerando que o texto acima constitui o trecho final de um parecer, julgue os itens subseqüentes.
O fecho do documento respeita a normatização da redação oficial, com local, data, assinatura, nome e cargo do signatário.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
O respeito às regras da norma culta, requisito da redação de documentos oficiais, exigiria que a contração em "das dificuldades" (L.4) fosse desfeita, grafando-se de as dificuldades, se o período em que ocorre esse termo constasse de um texto oficial.
Analise a situação hipotética descrita no item a seguir e, de acordo com as regras de redação oficial, julgue a assertiva apresentada.
Ao participar de uma reunião da CEP, Sônia foi encarregada de redigir documento em que registrou os nomes do presidente da reunião, dos funcionários presentes, dos que foram convocados, mas que estavam ausentes, bem como as discussões, propostas, votações e deliberações ocorridas nesse encontro, tomando o devido cuidado para não rasurar nem emendar esse registro. Terminada a reunião, Sônia datou e assinou o documento, solicitando aos presentes que também o assinassem.
Nessa situação, conclui-se que o documento redigido por Sônia é um relatório.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os itens de 14 a 20, relativos ao texto acima.
Observa-se falta de objetividade da signatária no primeiro período do texto, que poderia iniciar-se com a seguinte redação: Solicito a V. S.ª especial atenção (...).
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os itens de 14 a 20, relativos ao texto acima.
No caso dos ofícios, local e data podem aparecer ao final do texto.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os itens de 14 a 20, relativos ao texto acima.
No período que inicia o ofício, ocorre um problema de paralelismo no trecho "solicita de (...) bem como divulgar". Para evitá-lo, seria recomendado reescrever esse trecho da seguinte forma: solicita de (...), bem como a divulgação.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os itens de 14 a 20, relativos ao texto acima.
De acordo com as normas para a redação de documentos oficiais, a inscrição no alto dos ofícios deve conter o tipo e o número do documento, seguido da sigla do órgão expedidor. No texto em questão, poderia ser: Of. 31/2008- DER Leste 1.
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
O segundo período do texto A Conferência (...) interesses econômicos está adequado para textos de correspondência oficial.
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