Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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“Abundante remessa de matérias polêmicas para a legislação infraconstitucional permitiu aprovar o texto definitivo em 23/9/1988.” (L.57-59)

Assinale a alternativa em que a forma de representação da data grifada acima esteja igualmente de acordo com o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal quando trata da grafia de numerais em textos técnicos.

  • A.

    23.9.1988

  • B.

    23-09-1988

  • C.

    23/09/1988

  • D.

    23-9-1988

  • E.

    23.09.1988

Assinale a alternativa em que, caso se tratasse de texto técnico, a grafia do numeral não estaria de acordo com a orientação do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

  • A.

    “...capa verde-amarela, 245 artigos...” (L.6)

  • B.

    “...deputado Ulysses Guimarães, 71...” (L.2-3)

  • C.

    “...precisava de 289 leis de concreção...” (L.60)

  • D.

    “...sendo 41 complementares.” (L.61)

  • E.

    “e 70 disposições transitórias...” (L.6)

As questões 16 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base nos bons exemplos de redação do Manual de Redação da Presidência da República e do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, assinale a alternativa em que não haja inadequação.

  • A.

    Quando não houver juiz federal que conte o tempo mínimo previsto no art. 107, II da Constituição, a promoção poderá contemplar juiz com menos de 5 anos do exercício do cargo.

  • B.

    Quando não houver juiz federal que conte o tempo mínimo previsto no art. 107, II da Constituição, a promoção poderá contemplar juiz com menos de 5 (cinco) anos do exercício do cargo.

  • C.

    Quando não houver juiz federal que conte o tempo mínimo previsto no art. 107, II, da Constituição a promoção poderá contemplar juiz com menos de cinco anos do exercício do cargo.

  • D.

    Quando não houver juiz federal que conte o tempo mínimo previsto no art. 107, II, Constituição, a promoção poderá contemplar juiz com menos de 5 (cinco) anos do exercício do cargo.

  • E.

    Quando não houver juiz federal que conte o tempo mínimo previsto no art. 107, II, da Constituição, a promoção poderá contemplar juiz com menos de cinco anos do exercício do cargo.

As questões 16 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Tanto do aviso quanto do ofício devem constar do cabeçalho e do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico.

II. Seguindo o padrão ofício, não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.

III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • E.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

As questões 16 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Em relação ao endereçamento no envelope, conforme orienta o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a forma correta.

  • A.

    À Sua Excelência o Senhor

    Senador Fulano de Tal

    Senado Federal

  • B.

    A Vossa Excelência o Senhor

    Senador Fulano de Tal

    Senado Federal

  • C.

    Ao Senhor

    Senador Fulano de Tal

    Senado Federal

  • D.

    A Sua Excelência o Senhor

    Senador Fulano de Tal

    Senado Federal

  • E.

    À Vossa Excelência o Senhor

    Senador Fulano de Tal

    Senado Federal

As questões 16 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito da formalidade, com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:

I. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível; mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

II. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.

III. A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. O Manual de Redação da Presidência da República traz normas específicas para cada tipo de expediente.

Assinale:

  • A.

    se nenhum item estiver correto.

  • B.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • C.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

  • D.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise as afirmativas a seguir:

I. Tanto gráficos, gravuras, ilustrações, fotografias, figuras, esquemas, tabelas e quadros constantes dos textos, como idades, datas, escores de jogos, veredictos e contagem de votos devem ser numerados com algarismos arábicos.

II. Nenhum numeral leva hífen, incluindo postos e graduações da hierarquia militar e da diplomacia.

III. Não se inicia período com algarismo arábico, devendo o número ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise as orientações a seguir:

I. Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados. A mesma regra é válida para as percentagens, utilizando-se a expressão “por cento” ou o símbolo “%” conforme o numeral seja veiculado por uma ou mais palavras. O símbolo, entretanto, deve vir grafado imediatamente depois do algarismo, sem qualquer espaço em branco.

II. Especificamente para a transcrição de numerais acima do milhar, pode-se recorrer tanto à aproximação do número fracionário quanto ao desdobramento dos termos numéricos: 23,6 milhões ou 23 milhões e 635 mil.

III. Para maior garantia, os valores monetários devem ser expressos em algarismos seguidos da indicação da quantia, por extenso, entre parênteses: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Se o valor mencionado estiver localizado no final da linha, não o separe: coloque o cifrão em uma linha e o numeral na seguinte.

Assinale:

  • A.

    se somente as orientações I e III estiverem corretas.

  • B.

    se todas as orientações estiverem corretas.

  • C.

    se somente as orientações I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as orientações II e III estiverem corretas.

  • E.

    se nenhuma orientação estiver correta.

As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

A respeito do Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:

I. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Além disso, incorporam-se os jargões jurídicos.

II. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

III. Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.

Assinale:

  • A.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • B.

    se nenhum item estiver correto.

  • C.

    se todos os itens estiverem corretos.

  • D.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • E.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

As questões 17 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.

É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as comunicações enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a definição acima se refere a:

  • A.

    aviso.

  • B.

    ofício.

  • C.

    mensagem.

  • D.

    memorando.

  • E.

    exposição de motivos.

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