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Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
No padrão de ofícios, memorandos e cartas-circulares, o respeito à clareza da comunicação exige que sejam explicitados o remetente, o destinatário e o assunto do documento antes do vocativo, da seguinte forma: DE: Advocacia-Geral da União (AGU) no estado do Amazonas PARA: YYYYYY Assunto: WWWW
Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
Para que as normas de redação do padrão ofício sejam respeitadas, no exemplo acima, o local e a data de emissão do documento devem ser deslocados para depois da identificação do ofício, alinhados à margem direita.
Para que as regras de formalidade do português fossem plenamente respeitadas, na inserção do trecho "São 500 anos de cultura brasileira que precisamos mudar" (l.8-9) em um documento oficial, como um relatório ou parecer, por exemplo, deveria ser empregada a preposição de antes do pronome relativo em "que precisamos mudar".
As opções a seguir, na seqüência apresentada, constituem um texto adaptado do jornal Gazeta Mercantil de 20/3/2008. Assinale aquela que apresenta a tese argumentativa do texto.
Os 204,9 mil empregos abertos em fevereiro representam a melhor avaliação do desempenho da economia real no Brasil.
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, essa abertura de postos é o novo recorde para o mês de fevereiro da série histórica, iniciada em 1992.
Vale lembrar que, no primeiro bimestre, acumularam-se 347,9 mil novas vagas, o que significa aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.
Só os postos abertos no mês passado já superam em 16% o recorde anterior de fevereiro de 2006 e mostram que o emprego formal cresceu 38% em relação a 2007 e avançou 0,70% em relação a janeiro deste ano.
Com as vagas abertas em fevereiro, o estoque de empregos formais da economia brasileira cresceu 0,7%, alcançando 29,3 milhões de postos de trabalho.
Com referência às idéias e as estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O último período do texto é adequado para emprego em correspondências oficiais.
Das frases a seguir, retiradas de correspondências oficiais, só uma está corretamente pontuada. Qual?
Comunico que a funcionária, teve de suspender as férias.
Agradecendo a pronta resposta, enviamos cordiais saudações.
Nesta oportunidade; encaminhamos o material solicitado.
Vimos solicitar, que nos informe, a data da reunião.
O documento em anexo, deve ser analisado pelo Sr. Gerente.
As sentenças abaixo foram retiradas de documentos oficiais. Em qual delas a concordância está de acordo com a norma culta?
A exposição de motivos ficou meia prejudicada pela ausência de justificativas.
Dado as recomendações da Comissão de Ética, as licitações serão revistas.
É necessário ainda muitos estudos para que o projeto se viabilize.
Segue anexo as cópias dos documentos requisitados pela gerência.
Solicito me que sejam enviadas as publicações o mais recentes possível.
Considerando o trecho inicial de um ofício apresentado acima, julgue o item que se segue.
O exemplo respeita as regras gramaticais da língua portuguesa para o registro culto da linguagem, atende aos padrões de identificação do documento, apresenta data e local da emissão de forma apropriada e faz uso correto de vocativo e de formas de tratamento compatíveis com o cargo do destinatário.
Assinale a opção correta quanto à redação de correspondências oficiais.
A ata é um documento de valor jurídico e, por essa razão, não pode conter rasuras.
Na atualidade, o fecho das correspondências oficiais se restringe ao termo Atenciosamente, que deve ser empregado em documentos dirigidos a todas as autoridades, independentemente da hierarquia do cargo.
Ofício é uma correspondência dirigida somente aos chefes de seção do mesmo órgão.
Memorando é o expediente utilizado nas solicitações de serviços entre diferentes órgãos da administração pública.
Considerando que, em determinada escola, a diretora deva escrever um documento ao ocupante do cargo de secretário de educação, solicitando-lhe prioridade na reforma da escola, julgue os itens seguintes com base nos princípios da correspondência oficial.
Ao final do documento, após apresentar seu pedido, a diretora deverá utilizar, como fecho, qualquer uma das seguintes expressões: Atenciosamente, Respeitosamente, Gentilmente, Com respeito e admiração.
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