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Considerando que, em determinada escola, a diretora deva escrever um documento ao ocupante do cargo de secretário de educação, solicitando-lhe prioridade na reforma da escola, julgue os itens seguintes com base nos princípios da correspondência oficial.
Ao final do documento, após apresentar seu pedido, a diretora deverá utilizar, como fecho, qualquer uma das seguintes expressões: Atenciosamente, Respeitosamente, Gentilmente, Com respeito e admiração.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, relativos às comunicações oficiais.
O trecho a seguir é um dos fechos atuais recomendados pelo Manual da Presidência da República para saudar o destinatário da comunicação oficial: Com os protestos de elevada estima e distinta consideração.
Tendo o texto apresentado acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, acerca dos aspectos gerais da redação oficial.
O padrão oficial de linguagem empregado na redação oficial implica o emprego de linguagem rebuscada e de figuras de linguagem, que é próprio da língua literária.
Tendo o texto apresentado acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, acerca dos aspectos gerais da redação oficial.
Na redação oficial, a exigência de impessoalidade decorre do caráter público dos elementos que constituem a comunicação: o emissor, o destinatário e o assunto da comunicação.
Considerando as prescrições relativas às comunicações oficiais, assinale a opção correta.
Os três tipos de expedientes que seguem o padrão ofício — exposição de motivos, aviso e ofício — têm a mesma finalidade e se diferenciam apenas por sua extensão e pelo detalhamento das informações neles contidas.
Diferentemente da ata, a exposição de motivos deve, obrigatoriamente, conter, no máximo, duas idéias por parágrafo.
Caso haja grande distanciamento hierárquico entre o signatário e o destinatário de uma comunicação oficial, recomenda-se o emprego do fecho "Mui respeitosamente".
Em todas as comunicações oficiais, os pronomes possessivos que se refiram a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Por exemplo, o segmento correto é "Vossa Senhoria nomeará seu substituto", e não, "Vossa Senhoria nomeará vosso substituto".
Com o intuito de uniformização do emprego de pronomes de tratamento nos vocativos das comunicações oficiais, foi estabelecido como regra o emprego dos pronomes de tratamento Excelentíssimo Senhor e Excelentíssima Senhora, excetuando-se os casos em que tal comunicação se dirija ao papa ou ao reitor de uma universidade.
Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de polícia tenha encaminhado ao secretário de segurança um expediente do qual se tenha extraído o seguinte trecho.
Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.
Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.
O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Exmo. Sr. Secretário de Segurança do Município de Itaguaré:
Nós, abaixo-assinados, vimos solicitar que Vossa Excelência se digneis a estender os serviços da guarda municipal ao bairro de Santa Therezinha, aonde vêm ocorrendo, nas últimas semanas, depredações de bens públicos e ameaças à integridade física dos moradores.
Para que o texto acima fique inteiramente correto, será preciso substituir
se digneis por vos digne e abaixo-assinados por abaixos-assinados.
Exmo. por Ilmo. e vimos por viemos.
Vossa Excelência por Sua Excelência e ao bairro por no bairro.
Vossa Excelência por Vossa Senhoria e à integridade por para a integridade.
se digneis por se digne e aonde por onde.
Julgue os próximos itens, relativos ao texto apresentado.
Na redação de documento oficial, como um relatório ou ata, por exemplo, o parágrafo final do texto respeitaria o registro formal da língua se assim fosse escrito: O relatório destaca a proporção de assalariadas terem subido de quarenta e um vírgula oito porcento para quarenta e seis ponto quatro porcento.
As questões de 18 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir:
I. Seja qual for o numeral empregado, os termos artigo e parágrafo devem ser grafados de forma abreviada: art. e § para o singular e arts. e §§ para o plural.
II. Não se usa a forma abreviada quando as palavras artigo e parágrafo aparecem acompanhadas de adjetivo, exceção feita à abreviação § único.
III. Utiliza-se o numeral ordinal abreviado para designar artigos e parágrafos de leis e proposições legislativas até o nono, inclusive.
A partir daí, emprega-se o algarismo arábico, seguido de ponto. Assinale:
se todos os itens estiverem corretos.
se nenhum item estiver correto.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente os itens I e III estiverem corretos.
As questões de 18 a 20 referem-se ao Manual de Redação da Presidência da República e ao Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal.
Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir:
I. O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso marcas de revisão, do aplicativo Word, exclusivamente nos casos de minuta de parecer de medida provisória reeditada.
II. Como a minuta de parecer de medida provisória reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.
III. Todas as alterações inclusive as efetuadas pelo revisor entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões aceitar todas e rejeitar todas do aplicativo Word deverão ser utilizados com bastante cautela.
Assinale:
se nenhum item estiver correto.
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
se somente os itens I e III estiverem corretos.
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