Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um grupo de jornalistas tem um encontro para a escolha de alguns assuntos a serem publicados no jornal em que trabalham.
Foi redigido um documento oficial, necessário a esse tipo de encontro, que deverá obedecer a certo padrão, EXCETO:
Deverão constar no corpo do documento o dia, o local e a hora do início do encontro.
O fecho deverá conter necessariamente a fórmula Atenciosamente.
Serão relacionados os nomes dos participantes e de quem presidiu o encontro, além do responsável pelo registro dos fatos e das resoluções tomadas.
O documento só será validado pelo conhecimento de todos os participantes, que aporão suas assinaturas após leitura do que nele consta.
O documento será redigido em corpo único, sem parágrafos e espaços, e também sem rasuras que, se ocorrerem, deverão ser retificadas.
Assinale a alternativa que identifica corretamente um relatório, considerando-se os padrões da redação oficial.
Modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Documento em que se expõe à autoridade superior a execução de trabalhos concernentes a certos serviços ou a execução de serviços inerentes ao exercício do cargo em determinado período.
Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também em relação a particulares. É expedido por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
Exame apurado sobre determinado assunto, com apresentação fundamentada de solução, que tem como objetivo fornecer subsídios para a tomada de decisões.
Correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir, transcritos e adaptados de www.stf.gov.br.
A consolidação de precedentes ou de entendimento uniforme adotados pelo STF, em certos casos, evita o surgimento de ações semelhantes e a multiplicação de processos para apreciação em todos os níveis de jurisdição.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir, transcritos e adaptados de www.stf.gov.br.
As súmulas vinculantes são resultantes, principalmente, de julgamentos de questões de massa, que individualmente proliferam nos fóruns, em repetidas ações.
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir, transcritos e adaptados de www.stf.gov.br.
A Lei n.º 11.417/2006 possibilitou o STF editar enunciado de súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e a administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Expressões como "bancarrota de meia dúzia de empresas" (l.5), "se arrasta há muitas décadas" (l.12-13) e "até porque somos vistos" (l.24) conferem ao texto características que são próprias da correspondência oficial.
A partir do texto da ementa acima, julgue os próximos itens.
Ao se substituir o trecho "de 2/6/1992, que dispõe" por de 02.06.1992. Dispõe sobre, preservam-se a correção de língua portuguesa e o respeito à normatização referente à redação de documentos oficiais.
A partir do texto da ementa acima, julgue os próximos itens.
Se o texto acima fizesse parte de uma ATA, seria recomendado que a data "2/6/1992" fosse escrita por extenso: dois de junho de um mil novecentos e noventa e dois; mas, no caso de ementas, relatórios e pareceres, basta a redação em algarismos.
Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
A impessoalidade exigida pelos documentos oficiais requer que a primeira pessoa do plural em "Informamos" seja trocada pela forma indeterminada correspondente: Informa-se.
Considerando o fragmento de texto acima, que exemplifica o início de um ofício, julgue os seguintes itens, a respeito da redação de documentos oficiais.
No exemplo apresentado, foi desrespeitada a normatização no vocativo, pois é necessário identificar o destinatário também pelo nome e sobrenome.
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