Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No texto, o emprego das aspas indica
a reprodução exata das falas de Valéria Polizzi.
a escrita de palavras estrangeiras.
a explicação de termos desconhecidos.
a citação de outros autores.
Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.
Nas linhas 8, 9, e 10, as vírgulas depois de "naturais", "embarcações" e "fluvial" separam termos de uma enumeração.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A coerência textual e a correção gramatical admitem que os parênteses que demarcam a informação inserida nas linhas 9 e 10 possam ser substituídos por travessões.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O uso do sinal de dois-pontos depois de "realidade" (l.11) assinala o início da explicação de que essa "realidade" é a "natureza associativa do ser humano" (l.12).Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... eles acabam falando de um dos mais atuais e globalizados temas: a devastação das matas. (3º parágrafo)
O emprego dos dois-pontos assinala, no contexto,
introdução de comentário repetitivo.
especificação da expressão anterior a eles.
transcrição exata da fala dos especialistas.
segmento que apresenta sequência de fatos.
reforço no sentido da afirmativa anterior.
Quanto à pontuação, observe os exemplos retirados do texto:
I. "Circuitos de computadores contêm milhões de transistores, impressos em placas tão pequenas que mal enxergamos os detalhes a olho nu."
II. "a tecnologia se esconde cada vez mais das pessoas. No início do século 20, as novidades para o público eram a luz elétrica e os primeiros carros."
III. "jogamos fora ou chamamos os técnicos, aqueles que sabem como abrir a caixa preta."
IV. "A caixa preta não só vem diminuindo de tamanho: vem também ficando cada vez mais misteriosa. misteriosa. A situação piorará".
Afirma-se que:
1.º -uma vírgula poderia ser eliminada e que
2.º -um dos sinais de pontuação daqueles empregados poderia ser substituído por uma vírgula.
Isso sem prejuízo do sentido de um ou de outro exemplo.
Assinale a correta:
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo II; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra pessoas) nesse mesmo exemplo II.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo III; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra misteriosa), no exemplo IV.
Assinale a opção em que o comentário sobre o emprego dos sinais de pontuação do texto abaixo está incorreto.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 7 por parênteses.
O sinal de dois-pontos à linha 10 indica que a informação subsequente é uma explicação do sentido do termo "inimaginável".
A expressão "criado também pela reforma" (l.16 e 17) está isolada por vírgulas por se tratar de oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.
A expressão "com o tempo" (l. 19) está entre vírgulas por se tratar de aposto explicativo.
a expressão "de fato" (l. 28) vem isolada por vírgulas pelo mesmo motivo que a expressão "Por exemplo" (l. 30) vem seguida de vírgula.
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Carlos Bresser Pereira, Folha de S. Paulo, 27/07/2009. Assinale a opção em que o fragmento apresenta emprego correto dos sinais de pontuação.
A emigração dos povos pobres para os países ricos é hoje, fenômeno social global que mostra o caráter inescapável do nacionalismo. O mundo seria mais belo se fosse uma grande comunidade e não existissem nações, mas isso só acontecerá quando as desigualdades diminuírem a ponto de se estabelecer um Estado mundial.
Enquanto isso não ocorrer, o nacionalismo estará entre nós e tanto poderá significar a legitimação do poder, dos povos mais poderosos sobre os demais (imperialismo) quanto a ideologia necessária para que os povos mais fracos se defendam. Tanto poderá ser um nacionalismo étnico, e agressivo quanto um patriotismo defensivo.
O nacionalismo é a ideologia de formação do Estado- Nação. Alguém é nacionalista se preenche duas condições: primeiro, se entende que é obrigação do governo de seu país defender os interesses dos seus habitantes e, segundo, se considera que, ao tomar decisões, esse governo deve pensar por conta própria em vez de se submeter aos conselhos e pressões dos países mais ricos.
Assim definido, o nacionalismo é econômico e pode ser apenas defensivo. Já o nacionalismo econômico agressivo, caracteriza os países ricos que exploram os mais fracos, mas seus cidadãos acreditam que os estão ajudando ou bem orientando.
Quanto ao nacionalismo étnico, é o nacionalismo perverso das pessoas e povos, que discriminam de acordo com o critério da raça, da religião ou da origem nacional. É o nacionalismo que afirma que cada conjunto étnico homogêneo deve ter seu próprio Estado-Nação; é o nacionalismo que, ao rejeitar a imigração, se confunde com o nacionalismo econômico.
Julgue os seguintes itens quanto às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima apresentado.
Apesar de o sinal de dois-pontos após o vocábulo "esclarecido" (l.4) introduzir uma explicação, sua substituição por ponto, com os devidos ajustes na inicial maiúscula no artigo "a" em "a perfectibilidade" (l.4-5), preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A vírgula empregada após "desastrosas" (l.3) separa a oração "as consequências serão desastrosas" (l.3) de uma outra, que lhe atribui uma circunstância, sendo também coerente e gramaticalmente correto iniciá-la por começando, em lugar de "a começar" (l.4).{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...