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Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
Nas linhas 17, 20 e 21, o emprego de sinal de ponto e vírgula justifica-se por se tratar de itens de uma enumeração.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, o emprego de vírgulas após "qualidade" e "segurança" justifica-se por isolar aposto.
Considerando o desenvolvimento da argumentação e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os seguintes itens.
A natureza explicativa do trecho iniciado por como todas as informações (l.5) justifica o uso do travessão que o antecede; com função gramatical e textual semelhante, também poderia ser usado, no lugar do travessão, o sinal de dois-pontos.
A respeito do texto, julgue os itens seguintes.
A segunda vírgula que isola o adjunto adverbial de tempo em 1450 (l.7) pode ser eliminada, sem prejuízo da correção gramatical.
A respeito do texto, julgue os itens seguintes.
Os dois primeiros períodos do texto poderiam ser corretamente ligados por dois-pontos, da seguinte forma: O sonho é antigo: reunir em um único local todo o conhecimento humano.
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
No início do segundo parágrafo, as relações semânticas entre as orações permitem que, em lugar do sinal de ponto logo depois de "consumo" (l.13), sejam usados os dois-pontos, sem que se provoque com isso erro gramatical, desde que o termo "Mensagens" seja grafado com inicial minúscula.
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A substituição das vírgulas que demarcam a expressão "sobretudo a partir dos anos cinquenta" (l.2-3) por parênteses preservaria a coerência das ideias e a correção gramatical do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias do texto acima.
Nas linhas 14 e 15, a oração iniciada pelo gerúndio "devendo", uma vez que se adiciona à oração anterior "que todos são iguais" e complementa a expressão "ter em conta", admite ser reescrita da seguinte forma, retirando-se a vírgula após "iguais": e devem merecer a mesma proteção.
Observe as duas afirmações abaixo.
I. "Quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa, pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca."
II. Quem gosta de um aperitivo, antes de sentar à mesa pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a elas.
Em I e II a vírgula depois de tiquira é obrigatória, porque separa esse substantivo de seu aposto: aguardente de origem indígena à base de mandioca.
Nas duas frases não haveria diferença de sentido, se fosse escrito sentar na mesa.
Em I, somente pode experimentar tiquira quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa.
Em II, pode experimentar tiquira quem sempre aprecia um aperitivo; goste de fazê-lo antes ou depois de sentar à mesa.
Observe as frases abaixo.
Visitamos a pequena Carutapera, na divisa com o Pará, onde encontramos mulheres que retiravam toda a carne de montes de caranguejos. Elas recebem R$1,00 por quilo de carne. Cada caranguejo é vendido nas praias de Fortaleza (Ceará) a R1,50 ou R$ 2,00 a unidade.
Pode-se transformar as duas frases sublinhadas em um único período, imprimindo-lhes uma ideia concessiva, com as seguintes alterações (e substituição do ponto entre elas):
embora cada caranguejo seja vendido
a fim de que cada caranguejo seja vendido
se cada caranguejo for vendido
porque cada caranguejo será vendido
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