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A frase pontuada em conformidade com a norma culta escrita é:
Entendam todos, que a questão não está resolvida, e que assim que for possível, voltaremos ao debate.
Através da janela embaçada vislumbravam-se, pinheiros de vários tipos, árvores frutíferas de várias espécies e ainda, o topo da igreja centenária.
O autor alerta na introdução, sobre a necessidade de a leitura ser feita em ritmo lento, compatível com a gravidade do assunto.
Ela conquistava as glórias, eu, as antipatias; assim fomos construindo nossa vida de comerciantes, até que, um dia, as coisas se inverteram.
Do que foi discutido, uma conclusão evidente; todos terão direito de expor suas expectativas, desde que o façam, com absoluta civilidade.
Atenção: As questões de números 6 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Instruções: Para responder às questões de números 7 e 8, considere o 2º parágrafo do texto.
O emprego das aspas identifica
a ideia central, que será a base de todo o desenvolvimento.
uma justificativa necessária para a informação constante do parágrafo anterior.
a antecipação do assunto que passará a ser abordado mais adiante.
a introdução de informação de certa forma desnecessária no contexto.
uma transcrição fiel das palavras de um especialista no assunto abordado.
Atenção: As questões de números 11 a 22 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Em relação ao emprego de sinais de pontuação no texto, está INCORRETO o que se afirma em:
As aspas em "seo" (1ª linha) registram uma forma coloquial de tratamento.
Os dois-pontos na 4ª linha sinalizam a introdução da fala de um interlocutor no texto.
As aspas em "Ainda bem que existe o Parque" (10ª linha) assinalam o segmento que contém o assunto central do texto.
Os parênteses, no 5º parágrafo, isolam uma afirmativa empregada como argumento que respalda a ressalva anterior, referente à beleza e biodiversidade do Cerrado.
A vírgula após a expressão campos cerrados, na 9ª linha, pode ser corretamente substituída por um travessão, sem prejuízo do sentido original.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Está inteiramente adequada a pontuação da seguinte frase:
A LRF permite, entre outras coisas que, a oposição e a população, fiscalizem a administração das verbas públicas.
Alegam alguns prefeitos, que encontram dificuldades, para fazer frente aos gastos que a Constituição determina, nas áreas da saúde e da educação.
São graves as penas previstas para quem descumpre, por negligência ou má fé, as normas de responsabilidade fiscal da lei promulgada em 2000.
Fazem parte da LRF, as instruções que definem os limites para as despesas de pessoal, e as regras para a criação de dívidas.
Qualquer cidadão pode, graças à promulgação da LRF entrar com ação judicial para fazê-la cumprir, conforme sua regulamentação.
Atenção: As questões de números 11 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase corretamente pontuada é:
A indústria de assistência à saúde no Brasil, que envolve mais de 70 mil estabelecimentos, pode ter uma importante contribuição no campo da sustentabilidade ambiental.
A indústria, de assistência à saúde no Brasil que envolve mais de 70 mil estabelecimentos, pode ter uma importante contribuição no campo da sustentabilidade ambiental.
A indústria de assistência à saúde no Brasil que envolve, mais de 70 mil estabelecimentos, pode ter uma importante contribuição no campo, da sustentabilidade ambiental.
A indústria de assistência, à saúde no Brasil que envolve mais de 70 mil estabelecimentos pode, ter uma importante contribuição no campo da sustentabilidade ambiental.
A indústria de assistência à saúde no Brasil que envolve mais de 70 mil estabelecimentos pode ter, uma importante contribuição, no campo da sustentabilidade ambiental.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Considere as afirmativas quanto ao emprego de sinais de pontuação no texto. Está INCORRETO o que se afirma em:
... se o mais crucial desses indicadores no mundo contemporâneo – a educação – continuar a ser, no Brasil, a catástrofe ...
Os travessões podem ser substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.
... sem a superação acelerada do atraso educacional, a distância entre o País e as "sociedades do conhecimento" só tenderá a aumentar.
As aspas isolam uma expressão com sentido particular no contexto.
... no intercâmbio internacional dos bens e serviços de alto valor agregado – o que faz a riqueza das nações neste século XXI.
A presença de ponto-e-vírgula no lugar do travessão e de vírgula após a forma verbal faz é aceita pela norma culta e não altera o sentido original do texto.
... se avança a passos exasperadamente lentos – seja em relação às necessidades da população, seja em relação ao ritmo do progresso nas outras nações com as quais o Brasil deve ser cotejado.
Todo o segmento após o travessão poderia estar colocado entre parênteses, em acordo com a norma culta, sem alteração no contexto.
... ali onde se trava de fato a mais decisiva das batalhas na frente da educação – o ensino fundamental.
O travessão pode ser substituído, sem qualquer alteração de sentido, por dois pontos.
No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.
No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (l.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.
Em "ele insistiu: não perdoou, não" (l.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.
No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (l.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.
Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.
Com relação ao emprego de sinais de pontuação no texto acima, assinale a opção correta.
A vírgula logo após a palavra "moderno" (l.3) marca a elipse do trecho "teve como paradigma" (l.2-3).
Na linha 6, com o emprego da vírgula logo após as palavras "alimentar" e "ambiental", isola-se um aposto explicativo.
O emprego de vírgula logo após a palavra "profunda" (l.8) justifica-se porque a oração subsequente é subordinada adjetiva restritiva.
A vírgula logo após a expressão "desigualdade social" (l.15) isola oração reduzida de gerúndio.
Nas linhas 19 e 20, os sinais de ponto-e-vírgula isolam orações subordinadas adjetivas explicativas.
Assinale a proposta de alteração dos sinais de pontuação que preserva a coerência e a correção gramatical de trecho do texto.
Substituir o sinal de dois-pontos depois de "igualdade" (l.1) pelo sinal de ponto-e-vírgula.
Inserir uma vírgula depois de "monarcas" (l.6).
Substituir o ponto depois de "servos" (l.10) por vírgula, escrevendo-se "Finalmente" com inicial minúscula.
Retirar a vírgula depois de "igualdade" (l.11).
Assinale a opção em que as palavras destacadas NÃO podem ser substituídas pelas que aparecem nos parênteses sem alteração de significado.
"Um muro para deter o avanço da iniquidade social que nós não conseguimos sequer equacionar..." (injustiça/organizar)
"Antes de realizar tal monumento ao nosso gosto pela sacralização da desigualdade..." (divergência)
"...o fato de a violência ter outras matrizes e não ser exclusividade da favela."(origens)
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