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Julgue os seguintes itens, tomando por base a organização do texto acima.
A relação entre as ideias do texto admite que, na linha 7, fazendo-se os devidos ajustes na letra inicial maiúscula, o sinal de ponto depois de "historicamente" seja substituído pelo sinal de dois-pontos, de forma a deixar explícito um argumento de confirmação histórica.
Atenção: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente adequada a pontuação da frase:
É constrangedor ver que, velhinhas, assumem o papel de mocinhas para que assim, resultem valorizadas as qualidades dos jovens.
Os atributos, que de fato dizem respeito à velhice deixaram, há muito, de ser devidamente valorizados.
Não são ingênuos, esses publicitários; sabem que, tanto crianças como jovens constituem importante segmento do mercado.
Não faz muito tempo, crianças e jovens eram vistos como pessoas em formação, não constituíam modelos de comportamento.
Velhinhas não precisam confinar-se, em poltronas tricotando; mas também, não precisam exibir suas pranchas de surfista.
Em relação às estruturas e ideias do texto acima, julgue os itens que se seguem.
As vírgulas logo após "Federal" (l.10) e "Brasil" (l.11) justificam-se por isolar expressão de valor apositivo.
As opções abaixo apresentam trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de S.Paulo de 7/4/2009. Assinale a opção em que os sinais de pontuação foram utilizados corretamente.
A concentração, a situação mais desfavorável dos pequenos e médios e o aumento do risco de inadimplência contribuíram, para estreitar o acesso da maior parte das empresas brasileiras ao crédito.
As mais prejudicadas, como era previsível foram as pequenas, as médias e as microempresas.
Os bancos pequenos e médios são, normalmente, os principais financiadores dessas empresas. Sua participação chega a 40% no crédito concedido a alguns setores.
Nesta crise, esses bancos são menos numerosos, do que já foram; por causa da concentração, e também os mais prejudicados, na capacidade de emprestar.
O governo identificou o problema, e tomou medidas para estimular os poupadores, a aplicar dinheiro em certificados de depósito emitidos por esses bancos.
Com referência ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
No trecho "o melhor era mesmo ver outra casa mais barata, pedir uma espera, e depois arranjar meios e modos de pagar tudo" (L.2-3), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.
No trecho "A esperança é a apólice do pobre; ele ficou abastado por alguns dias" (L.6-7), o ponto-e-vírgula foi empregado para introduzir um esclarecimento.
A supressão da vírgula logo após a expressão "No sábado" (L.6) manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.
No trecho "Quando não sobrasse, era bom negócio" (L.15), a vírgula foi empregada para indicar a hesitação e dúvida do narrador.
Na linha 16, o ponto de interrogação foi empregado para marcar a entonação descendente da interrogação indireta.
Instruções: As questões de números 12 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Livres de "adversários"...
Uma lista preliminar já tachou 542 seres vivos de "exóticos
e invasores" no Brasil ...
"Queremos que sirva como critério para barrar sua entrada e o seu plantio"...
As aspas empregadas nos exemplos acima assinalam:
I. sentido especial no uso de "adversários".
II. transcrição exata da expressão "exóticos e invasores" retirada de outro contexto.
III. citação das palavras de interlocutor alheio ao contexto, no último exemplo.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Instruções: As questões de números 12 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
− que, ao contrário do que muitos julgam, não é um exemplar original. (3º parágrafo)
O segmento após o travessão constitui, considerando-se o contexto,
enumeração de caráter explicativo.
opinião pessoal, como juízo de valor.
constatação enumerativa de um fato.
comentário que se opõe à opinião geral.
informação desnecessária no contexto.
Instruções: Para responder às questões de números 8 e 9, considere o segmento abaixo.
Os países de renda baixa serão afetados, de acordo com o relatório, por uma combinação de desastres: redução dos volumes e dos preços de exportação, do dinheiro enviado pelos migrantes, do turismo, do investimento estrangeiro e, talvez, da ajuda oficial. (3º parágrafo)
Identifica-se, após os dois-pontos,
segmento repetitivo, desnecessário no contexto.
insistência em fatos que justificam a renda baixa dos países citados.
síntese referente ao assunto principal do texto.
longa sequência enumerativa de problemas decorrentes da crise.
introdução de fala de interlocutor alheio ao contexto.
Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
Considere as afirmativas seguintes, a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:
I. O emprego dos travessões no 1º parágrafo assinala uma pausa que imprime ênfase ao comentário.
II. Os dois-pontos que aparecem no final do 3º parágrafo introduzem um esclarecimento ao que acabou de ser afirmado.
III. Na frase Só assim eles vão preservar a floresta em vez de destruí-la, ficaria correta a colocação de uma vírgula após preservar.
Está correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Atenção: As questões de números 21 a 28 referem-se ao texto abaixo.
(ou, na maior parte das vezes, ocupar)
O segmento isolado pelos parênteses, no 3º parágrafo, denota
questão que não exige propriamente qualquer resposta.
citação de opinião de interlocutor alheio ao contexto.
ressalva, ao relativizar o sentido do que foi afirmado anteriormente.
insistência em uma mesma afirmativa, desnecessária no contexto.
exclusão da afirmativa anterior.
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