Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que, ao preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical.
sustentado
se recuperar
acontecem
funcionaram
sejam repassados
Assinale a opção em que ocorre erro na transcrição e adaptação do texto de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010 vol. 64 n. 9.
O mecanismo de câmbio flutuante, quando acompanhado de razoável mobilidade de capitais, provê um meio automático através do qual o equilíbrio se configura(a). Elevações de consumo ou investimento da parte de residentes geram pequenas elevações de juros que majoram a entrada de capitais externos, desta forma valorizando(b) a moeda doméstica. Tal valorização reduz as exportações e aumenta as importações, meio pelos quais(c) se compensa, liquidamente, a preços possivelmente constantes, o acréscimo inicial de procura por bens e serviços provocado por possíveis expansões de absorção interna. Tudo pode ocorrer muito bem até o ponto em que(d) os déficits na conta corrente do balanço de pagamentos passem(e) a gerar um montante do passivo externo líquido do país, que dá início a um processo de desconfiança dos provedores de crédito líquido em moeda estrangeira. Quando isso ocorre, há uma necessidade de reverter tais déficits, configurando, em última instância, que o sucesso no combate à inflação no período inicial pode ter significado, em boa parte, uma transferência de problemas para o futuro.
a
b
c
d
e
As questões 5 e 6 tomam por base o seguinte texto.
Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão
caminho escolhido pelo Brasil(ℓ.9) retoma a ideia de tributação do ingresso de recursos (ℓ.8 e 9).
"fluxo exagerado de investimentos estrangeiros" (l.5 e 6) retoma a ideia de "bolhas financeiras" (l.4 e 5).
"acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18) retoma a ideia de "bolhas financeiras"(l.4 e 5).
"controles cambiais"(l.21) retoma a ideia de "acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18).
esse crescimento de capital(ℓ.22 e 23) retoma a ideia de aplicações de renda fi xa(ℓ.11 e 12).
Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.
Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em
I
I e II
II
II e III
III
A circunstância expressa pelos termos em destaque está corretamente indicada em
"algo para ser visto pela janelinha do carro," (L. 10-11) - lugar
"...esparramada sobre a calçada," (L. 11)- concessão.
"...pingando esmolas em mãos rotas." (L. 18) - modo.
"Com o tempo, a miséria conquistou os tubos de imagem dos aparelhos de TV." (L. 20-21) - consequência.
"Embora violenta, a miséria ainda nos excluía." (L. 29) - condição.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
O emprego de vírgulas após justas e equilibradas( ℓ.1) justifica-se por isolar aposto.
A substituição do sinal de ponto e vírgula por vírgula após transparente(ℓ.5) prejudica a correção gramatical do período.
O termo Assim(ℓ.14) confere ao período a noção de conclusão.
O sinal indicativo de crase em à política e à polícia(ℓ.10) justifica-se pelo verbo substituir(ℓ.9), que exige que seu complemento seja regido pela preposição a.
O termo porque(ℓ.17) confere ao período a noção de condição.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.
A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.
A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.
A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.
Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.
Em primeiro lugar, se é certo que as mercadorias e os capitais o dinheiro passaram a circular quase livremente pelo espaço mundial, o mesmo não se pode dizer dos trabalhadores das pessoas. Ao contrário, as pressões contra imigrantes nos países centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e são cada vez maiores.
Sob esse prisma, o mercado e não mais a força direta do Estado passaria a ser o fundamento da coesão e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado.
Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporâneo, é verdade que a crise da social-democracia, ou do keynesianismo, na década de 1970, levou à desconstrução de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presença forte do Estado na economia.
De outro lado, mesmo antes da Era Bush, as intervenções militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exército estadunidense avança sobre o Oriente Médio por conta dos lucros do petróleo.
E, além disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negócio com ações de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de aviões, tanques e bombas , isso não deixa de ser uma profunda conexão entre o Estado e a economia.
A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
não se observam as regras da gramática formal e não se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma;
observam-se as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
não se observam as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
não se observam as regras da gramática informal e não se emprega um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;
observam-se as regras da gramática formal e emprega-se um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...