Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

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Assinale a opção que, ao preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical.

  • A.

    sustentado

  • B.

    se recuperar

  • C.

    acontecem

  • D.

    funcionaram

  • E.

    sejam repassados

Assinale a opção em que ocorre erro na transcrição e adaptação do texto de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010 – vol. 64 – n. 9.

O mecanismo de câmbio flutuante, quando acompanhado de razoável mobilidade de capitais, provê um meio automático através do qual o equilíbrio se configura(a). Elevações de consumo ou investimento da parte de residentes geram pequenas elevações de juros que majoram a entrada de capitais externos, desta forma valorizando(b) a moeda doméstica. Tal valorização reduz as exportações e aumenta as importações, meio pelos quais(c) se compensa, liquidamente, a preços possivelmente constantes, o acréscimo inicial de procura por bens e serviços provocado por possíveis expansões de absorção interna. Tudo pode ocorrer muito bem até o ponto em que(d) os déficits na conta corrente do balanço de pagamentos passem(e) a gerar um montante do passivo externo líquido do país, que dá início a um processo de desconfiança dos provedores de crédito líquido em moeda estrangeira. Quando isso ocorre, há uma necessidade de reverter tais déficits, configurando, em última instância, que o sucesso no combate à inflação no período inicial pode ter significado, em boa parte, uma transferência de problemas para o futuro.

  • A.

    a

  • B.

    b

  • C.

    c

  • D.

    d

  • E.

    e

As questões 5 e 6 tomam por base o seguinte texto.

Na organização das relações de coesão e coerência no texto, a expressão

  • A.

    “caminho escolhido pelo Brasil”(ℓ.9) retoma a ideia de “tributação do ingresso de recursos” (ℓ.8 e 9).

  • B.

    "fluxo exagerado de investimentos estrangeiros" (l.5 e 6) retoma a ideia de "bolhas financeiras" (l.4 e 5).

  • C.

    "acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18) retoma a ideia de "bolhas financeiras"(l.4 e 5).

  • D.

    "controles cambiais"(l.21) retoma a ideia de "acoes de carater mais estrutural"(l.17 e 18).

  • E.

    “esse crescimento de capital”(ℓ.22 e 23) retoma a ideia de “aplicações de renda fi xa”(ℓ.11 e 12).

Analise os seguintes trechos transcritos e adaptados do Correio Braziliense, de 21 de outubro de 2010, quanto à correção gramatical.

Na transcrição, manteve-se o respeito à correção gramatical e à coerência textual apenas em

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    II

  • D.

    II e III

  • E.

    III

A circunstância expressa pelos termos em destaque está corretamente indicada em

  • A.

    "algo para ser visto pela janelinha do carro," (L. 10-11) - lugar

  • B.

    "...esparramada sobre a calçada," (L. 11)- concessão.

  • C.

    "...pingando esmolas em mãos rotas." (L. 18) - modo.

  • D.

    "Com o tempo, a miséria conquistou os tubos de imagem dos aparelhos de TV." (L. 20-21) - consequência.

  • E.

    "Embora violenta, a miséria ainda nos excluía." (L. 29) - condição.

Em relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego de vírgulas após “justas” e “equilibradas”( ℓ.1) justifica-se por isolar aposto.

  • B.

    A substituição do sinal de ponto e vírgula por vírgula após “transparente”(ℓ.5) prejudica a correção gramatical do período.

  • C.

    O termo “Assim”(ℓ.14) confere ao período a noção de conclusão.

  • D.

    O sinal indicativo de crase em “à política e à polícia”(ℓ.10) justifica-se pelo verbo “substituir”(ℓ.9), que exige que seu complemento seja regido pela preposição a.

  • E.

    O termo “porque”(ℓ.17) confere ao período a noção de condição.

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • A.

    A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.

  • B.

    A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.

  • C.

    A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.

  • D.

    A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.

  • E.

    Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional – a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.

Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

  • A.

    Em primeiro lugar, se é certo que as mercadorias e os capitais – o dinheiro – passaram a circular quase livremente pelo espaço mundial, o mesmo não se pode dizer dos trabalhadores – das pessoas. Ao contrário, as pressões contra imigrantes nos países centrais nunca deixaram de existir, desde a I Guerra, e são cada vez maiores.

  • B.

    Sob esse prisma, o mercado – e não mais a força direta do Estado – passaria a ser o fundamento da coesão e da harmonia social. Ao Estado caberia simplesmente garantir o funcionamento do mercado.

  • C.

    Quanto ao liberalismo no capitalismo contemporâneo, é verdade que a crise da social-democracia, ou do “keynesianismo”, na década de 1970, levou à desconstrução de um conjunto de mecanismos que, desde a II Guerra, garantiram uma presença forte do Estado na economia.

  • D.

    De outro lado, mesmo antes da “Era Bush”, as intervenções militares do Estado foram um suporte fundamental para os lucros dos grandes capitalistas. Quando, por exemplo, o exército estadunidense avança sobre o Oriente Médio por conta dos lucros do petróleo.

  • E.

    E, além disso, grandes especuladores ganham muito dinheiro nas bolsas fazendo negócio com ações de empresas do complexo industrial-militar, as fabricantes de aviões, tanques e bombas –, isso não deixa de ser uma profunda conexão entre o Estado e a economia.

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

  • A.

    não se observam as regras da gramática formal e não se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma;

  • B.

    observam-se as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;

  • C.

    não se observam as regras da gramática informal e emprega-se um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;

  • D.

    não se observam as regras da gramática informal e não se emprega um vocabulário incomum ao conjunto dos usuários do idioma;

  • E.

    observam-se as regras da gramática formal e emprega-se um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

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