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Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Um documento como ofício ou memorando, enviado de um auditor para seu chefe, deve receber o fecho a seguir.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
O seguinte formato de final de documento está correto para documentos como pareceres, relatórios, laudos ou atestados.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Respeita os quesitos de clareza, objetividade e uso do padrão culto da língua portuguesa o seguinte parágrafo em um documento oficial.
Considerando que a redação de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de documentos.
Em documentos que admitem tópicos ou enumerações em seu corpo, como relatórios, por exemplo, seria correto apresentar a estrutura e a organização sintática abaixo.
Ato com força de lei, expedido pelo Presidente da República em casos de urgência ou de interesse público relevantes. Tem vigência imediata com posterior apreciação do Congresso Nacional, que poderá aprovar ou rejeitar tal Ato.
O texto acima identifica corretamente, considerando-se os padrões de Redação Oficial,
Ofício.
Parecer.
Memorando.
Exposição de Motivos.
Medida Provisória.
Redação oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicados e normativos oficiais cujo objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. Existem diversos instrumentos utilizados para estabelecer a comunicação no intuito de transmitir, interna ou externamente, assunto relativo às suas competências. A esse respeito, analise as definições a seguir.
I Comunicação Interna instrumento utilizado para divulgação de eventos programados e outros assuntos de interesse da unidade, podendo ser afixado nos locais próprios para essa finalidade ou divulgados pela rede interna de computadores.
II Protocolo ato mediante o qual o titular de uma Unidade regula procedimentos gerais a respeito do modo e da forma de execução de serviços, fixa comandos de ação ou estabelece normas para cumprimento de determinado serviço.
III Ofício correspondência oficial utilizada para formalizar a comunicação com dirigentes e demais autoridades de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, e com particulares.
IV Requerimentos atos expedidos por autoridade administrativa competente que estabelecem normas ou regras, com vistas à correta aplicação da lei.
São corretas APENAS as definições
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Para a redação de documentos oficiais, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: clareza, formalidade, uniformidade e impessoalidade.
Relacione essas características, apresentadas na coluna da esquerda, com o respectivo significado, indicado na coluna da direita.
Estão corretas as seguintes associações
I T , II P , III Q , IV R.
I Q , II R , III S , IV P.
I P , II S , III T , IV Q.
I S , II P , III R , IV T.
I S , II T , III Q , IV P.
Acerca de textos oficiais, assinale a opção correta.
A expedição de decretos compete exclusivamente aos chefes de poder.
Atestados e certidões apresentam finalidade equivalente, ficando a cargo do órgão que os expede decidir pelo uso de um ou de outro.
Os autos devem narrar superficialmente os fatos que compõem um processo forense.
Pela declaração atesta-se a existência de um direito ou de um fato, mas não a inexistência destes.
Por apresentarem valor jurídico, as atas devem seguir estrutura que inviabilize alterações posteriores.
Com relação à estrutura de textos oficiais, assinale a opção correta.
Símbolos, siglas e abreviaturas são proibidos em textos oficiais.
Fechos como Sem mais para o momento e Na expectativa de seu pronunciamento, subscrevemo-nos são, atualmente, adequados apenas para determinados tipos de expediente.
Os pronomes de tratamento Vossa Excelência e Vossa Senhoria devem ser usados, respectivamente, para chefes de Estado e juízes.
Períodos longos e redigidos na ordem indireta interferem de forma negativa na boa estruturação textual de documentos oficiais.
Com relação aos diferentes tipos de expedientes oficiais, referidos no texto, assinale a opção correta.
Mensagens enviadas por correio eletrônico, usadas comumente nos dias atuais como comunicações oficiais, também devem seguir a estrutura prefixada para textos oficiais.
O ofício e o aviso têm em comum a diagramação do padrão ofício e o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública.
O memorando constitui a forma de comunicação entre unidades administrativas equivalentes de diferentes órgãos.
Uma das finalidades da exposição de motivos é submeter determinado assunto à consideração de um ministro de Estado.
As mensagens devem sempre conter vocativo, texto, local e data e identificação do signatário.
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