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Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
Devido à existência de impessoalidade, clareza, seleção lexical e estruturas sintáticas, o texto está apropriado para compor uma correspondência oficial.
A expressão "desse sistema" (l.6) retoma o antecedente "tribunal de justiça" (l.3).
Na linha 6, a forma verbal "adquirem" está no plural porque concorda com "processos digitais".
O termo "fornecidos" (l.7) está no plural porque concorda com "trâmites" (l.6).
A oração "que inseriu em nosso ordenamento jurídico o sistema de certificação digital de documentos eletrônicos" (l.11-13) tem valor de restrição.
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 26/3/2010. Supondo que tais trechos possam compor uma correspondência oficial, julgue-os com base nas normas para a redação de comunicações oficiais.
Há uma clara relação entre urbanização e desenvolvimento nas grandes cidades dos países emergentes, mas sempre acompanhada de diferenças sociais decorrentes da incapacidade de vencer desafios como a ampliação da infraestrutura e dos serviços, o gerenciamento de situações de risco, garantias de segurança pública e de proteção ao meio ambiente.
Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 26/3/2010. Supondo que tais trechos possam compor uma correspondência oficial, julgue-os com base nas normas para a redação de comunicações oficiais.
Embora 227 milhões de pessoas tenham conseguido sair das favelas, desde 2000, elas abrigam ainda 827,6 milhões de habitantes em todo o mundo. No Brasil, o número de moradores de favelas diminuiu 16%, passando de 31,5% da população para 26,4%, enquanto a média, nos países latinoamericanos, é de 19,5%.
Com base no texto acima, julgue os itens de 5 a 8.
As escolhas lexicais e sintáticas do autor estariam adequadas a documentos da correspondência oficial, caso o texto compusesse um relatório, um ofício ou um parecer.
Ao redigir um ofício ao presidente da empresa, em que se trabalha, devese utilizar o seguinte pronome de tratamento:
Vossa Excelência.
Vossa Eminência.
Vossa Senhoria.
Você.
Em redações oficiais, é certo
identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.
escolher a forma de tratamento Vossa Senhoria, se o destinatário for mulher.
fechar o texto com respeitosamente, para pessoas do mesmo nível hierárquico.
usar a expressão Digníssimo Senhor para o destinatário em posição hierárquica superior.
usar o pronome vosso, no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento Vossa Excelência.
Assinale a opção correta quanto às técnicas de redação oficial.
A adoção de linguagem restrita a determinadas áreas técnicas garante a qualidade do texto oficial e maior compreensão do assunto tratado.
Busca-se a uniformidade das correspondências oficiais ao adotar-se uma postura impessoal nos textos.
Concisão, clareza e informalidade são características fundamentais da redação oficial.
Visto que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, é necessária sua evocação por meio do vocativo nas comunicações oficiais. A exemplo disso, deve-se usar expressões como Digníssimo ou D.D antes dos nomes dos destinatários.
No que diz respeito a ofícios podemos afirmar que:
Ofícios são comunicações oficiais escritas que as autoridades recebem.
Ofícios são comunicações escritas, apenas, entre a administração e particulares, em caráter oficial.
Ofício é a comunicação formal por escrito, dentro da mesma repartição ou destinada à outra repartição ou a particular.
Ofícios são comunicações informais entre repartições e particulares.
Deve-se ter muito cuidado no endereçamento de uma correspondência, no que se refere a seu destinatário. Desta forma, é correto afirmar que a maneira correta de tratamento ao Governador do Estado é:
Ao Meritíssimo Senhor.
A Sua Excelência Reverendíssima.
A Vossa Excelência, o Senhor.
Ao Excelentíssimo Senhor.
Para que o trecho da resolução fictícia acima respeite as normas de
redação de documentos oficiais, é necessário
inserir a data da resolução logo após o número, escrevendo-se, por exemplo, RESOLUÇÃO N. o 000/2009, de 2 de novembro de 2009.
substituir o verbo da ementa, flexionando-o na terceira pessoa do singular, escrevendo-se: Altera o artigo 4.º da Resolução TRE/MT n.º 500/03.
retirar o pronome de "lhe são conferidas", para que sejam respeitadas as regras gramaticais do padrão culto da língua.
substituir as letras maiúsculas, em "Lei", "Considerando" e "Ata", por minúsculas.
dar continuidade à estrutura sintática de "RESOLVE", iniciando o artigo pelo pronome que, da seguinte forma: Art. 1.º que o artigo terceiro da Resolução (...).
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