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A adequação dos textos à norma padrão é uma exigência social, pois precisamos nos comunicar e compreender os textos escritos. No entanto, muitas regras que regem a língua não são de domínio das pessoas em geral, ou por falta de escolarização, ou pela falta de uso de algumas dessas regras. As frases abaixo foram veiculadas em textos da esfera do trabalho (ofício, requerimento, e-mail). Apenas uma está em desacordo com a norma padrão. Identifique-a.
Entregamos as mercadorias conforme nos foi solicitado. O atraso que foi-nos informado será verificado.
A proposta orçamentária será encaminhada em breve. Estas poderão ser visualizadas via internet.
Caso desejem assistir aos resultados da simulação, procurem estar presentes na reunião outrora agendada.
O dispositivo sugerido a fim de viabilizar a planilha foi retirado por obediência às normas vigentes.
Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.
A correspondência oficial e a comercial enviadas via e-mail, se forem restritas ao ambiente interno do órgão ou da organização, admitem certas informalidades, como o uso de abreviaturas de conhecimento geral: vc (você), msg (mensagem), pq (porque); tb (também).
Uma comunicação interna de órgão público, se elaborada para transmissão eletrônica, pode se valer de certas permissões no âmbito da informalidade verbal, quais sejam: omissão do nome, do sobrenome e do cargo do emissor; isso porque o destinatário saberá reconhecer o autor do texto pelo endereço eletrônico.
Em função da economia de tempo e de espaço, devem ser evitadas, na correspondência oficial e na empresarial, construções semelhantes a uma sala acarpetada, com ar-condicionado, decorada, com iluminação natural; é melhor optar por estruturas mais sintéticas, que dizem a mesma coisa, como uma bela sala.
O e-mail, principalmente em comunicações oficiais e empresariais, deve dar destaque às ideias importantes, com o uso de caixa-alta, itálico, sublinha, negrito, aspa, cor, figura etc.
Uma das formas de o redator alcançar a persuasão é evitar a rispidez, sendo gentil; desse modo, ele poderá alcançar melhores resultados, optando por construções, como: por favor, por gentileza, obrigado por sua atenção, queira nos desculpar.
A respeito de atas, assinale a alternativa correta.
Os componentes básicos de uma ata são o local da reunião, a data, o horário e a ordem do dia.
A ata, nos órgãos oficiais e nas empresas, segundo norma definida em estatuto, é sempre assinada por todos os participantes da reunião; caso contrário, as decisões registradas não têm valor.
A ata é regularmente redigida por um secretário efetivo. No caso da ausência deste, nomeia-se um substituto, um secretário ad hoc, designado para a ocasião.
A ata de assembleia geral extraordinária é aquela destinada às comemorações de datas festivas dentro da instituição pública ou da organização.
O erro não é permitido em uma ata. Caso se cometa alguma falha no registro dos fatos, deve-se anular a ata, ou até mesmo destacar a folha do livro próprio.
Considere o texto a seguir.
Levando em consideração que a diagramação do memorando em estudo adapta-se ao espaço próprio desta prova e com base no Manual de redação da Presidência da República (Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2.ª ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.), assinale a alternativa correta.
A representação gráfica da data está de acordo com a norma.
Falta o cargo do signatário.
Falta o endereço do destinatário.
O posicionamento da data na linha está correto.
A numeração dos parágrafos é indevida.
Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.
Em correspondências oficiais e comerciais (empresariais), devem ser evitadas expressões gastas, tais como: Solicitamos que, Com referência a sua correspondência, Em cumprimento a.
Expressões com rodeios, floreios verbais, devem ser trocadas por suas correspondentes mais sintéticas, concisas. Tem-se, assim: Recebemos a carta, em lugar de Acusamos o recebimento da carta; Anexas, as cópias do contrato, em vez de Em anexo à presente, estamos enviando as cópias do contrato; Informamos, em substituição a Estamos, através desta, levando ao seu conhecimento.
O adjetivo cordial, etimologicamente significa relativo ao coração; daí ser uma pessoa cordial considerada franca, sincera, calorosa. É por isso que há estudiosos que defendem a ideia de que, em cartas oficiais e empresariais, não se deve usar cordialmente, pois o advérbio pode ser recebido como afetuosamente, calorosamente, com afeto.
A despedida, nas correspondências oficiais e nas empresariais, deve ser registrada em tom amigável, podendo ser usados fechos já bastantes conhecidos, como os seguintes: Atenciosamente, Respeitosamente, Saudações.
O término da carta oficial ou da comercial deve ser feito de modo sóbrio. Por isso, deve-se escapar de expressões piegas, gastas, que sugerem adulação, melosidade, tais como: Com nossos agradecimentos sinceros, renovamos protestos de elevada consideração; Rogamos que V. S.ª se digne notificar-nos quando do recebimento desta.
Acerca da utilização de mensagens eletrônicas como forma de comunicação oficial, assinale a alternativa incorreta.
Nas frases Design ergonômico, que integra funcionalidade, tamanho e alta definição na palma de sua mão, como nunca.; Design bonito e recursos integrados para lhe oferecer mais comodidade., os termos destacados fazem, respectivamente, retomadas:
O senso comum vê o tempo apenas como um constante fluir, não distingue o tempo como um fenômeno complexo, nem considera o tempo como uma realidade interior; muitos chegam mesmo a confundir o tempo com os ponteiros de um relógio.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.
O uso de a qual (l.18) em lugar de o que tem a vantagem de deixar claro que a luta diária deve ser contra a pobreza (l.17) ou contra a violação (l.17), não contra os direitos humanos (l.17-18).Julgue os próximos itens, referentes às ideias e aos aspectos gramaticais do texto acima.
No trecho você não é (l.34-35), a inclusão do pronome o entre não e é traria prejuízo à correção gramatical e ao sentido do texto porque não haveria elemento anteriormente expresso a que o pronome pudesse fazer referência.
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