Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4.
Assinale a alternativa em que a proposta de reescritura do texto I preserve o registro da norma culta da língua portuguesa e o significado original.
Na linha 3, omitir a preposição de antes da palavra que.
Na linha 8, substituir a preposição com por de.
Na linha 10, eliminar a preposição para.
Na linha 11, substituir a palavra aos por a.
Na linha 23, substituir a preposição de por a.
Quanto à estrutura linguística do texto, julgue os seguintes itens.
A supressão da preposição antes dos vocábulos antecipação (l.4) e voluntarismo (l.5), com a manutenção dos artigos definidos, não acarretaria prejuízo sintático ao texto.
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 8 a 14.
A função exercida pelo pronome lhe (l.9) estaria correta e coerentemente desempenhada pelo pronome ela, desde que fosse usada também a preposição a, o que resultaria em crase, com a seguinte redação: dar à ela uma direção.
A partir da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 8 a 14.
A ausência da preposição de antes de analfabetismo (l.5) mostra que esse termo complementa corre (l.4), em paralelo com um sério risco (l.4); para que complemente risco (l.4), em paralelo com obsolescência intelectual (l.4-5), faz-se obrigatório o emprego explícito da preposição.
Julgue os itens de 1 a 7 a respeito da organização das estruturas linguísticas no desenvolvimento do texto.
No texto, o emprego do substantivo substituição (l.7) exige as preposições presentes nos trechos da noção (l.8) e por uma percepção (l.8), para indicar os dois termos envolvidos na ideia de troca.
No texto verbal Esse movimento é contraditório, visto que houve redução dos índices [...], o termo em destaque inicia uma oração:
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da organização das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A relação de significados que a oração introduzida por ao adotar (l.1) mantém com as demais orações do mesmo período sintático permite que se substitua essa oração por se adotasse, sem se prejudicar a coerência nem a correção gramatical do texto.A oração subordinada adverbial iniciada por mesmo que (L.04) tem valor:
condicional;
proporcional;
concessivo;
temporal;
conformativo.
Atenção: As questões de números 66 a 70 referem-se ao texto abaixo.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Hoje convivemos muito mais com amigos e desconhecidos, e, nesse caso, ser afável é uma vantagem (linhas 24 a 26). Se o período for iniciado por "Ser afável é uma vantagem", estará correto iniciar o segundo termo por "em que pese".
II. No período as boas maneiras, além de não serem apenas coisa de um passado mítico de galanteria, ainda ficaram mais importantes na vida contemporânea (linhas 20 a 22), as orações articulam-se com sentido de adição.
III. A oração subordinada ser afável (linha 26) tem valor de substantivo, e pode ser corretamente substituída por a afabilidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
III.
I e II.
II e III.
I e III.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.
A oração que atingiu pelo menos 1.800 cidades em 18 estados do país (l.1-2) tem, nesse contexto, valor restritivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...