Questões de Língua Portuguesa do ano 2010

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No texto, não se provoca erro ou alteração de sentido ao se:

  • A.

    Inserir uma vírgula antes e outra depois da expressão “em tese” (1º§).

  • B.

    Inserir uma vírgula depois da expressão “em tese” (1º§).

  • C.

    Colocar “é em tese” entre vírgulas. (1º§).

  • D.

    Eliminar a vírgula depois da palavra “funcionar”. (1º§).

  • E.

    Colocar uma vírgula depois do termo “conclusão” em “A conclusão é que o problema não está no eleitorado.” (3º§).

 

A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se deslocar a expressão “em muitos países” (l.10) para imediatamente antes de “existe” (l.9), usando-se uma vírgula antes e outra depois da expressão deslocada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo para responder às questões de 6 a 10.

A respeito da pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A retirada da vírgula imediatamente após o vocábulo "física" (linha 17) não acarretaria prejuízo gramatical ao texto.

  • B.

    Na linha 9, o ponto e vírgula assinala interrupção do texto e introduz uma ideia conclusiva.

  • C.

    Nas linhas 3 e 4, não alteraria a estrutura sintática do texto a substituição da vírgula após "Com olhos assim" por ponto e vírgula.

  • D.

    Na linha 2, a vírgula poderia ser substituída por travessão sem acarretar erro gramatical.

Os trechos a seguir são adaptações de partes do editorial do jornal Folha de S.Paulo de 29/11/2009. Assinale a opção em que o trecho apresentado está correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação.

  • A.

    Copenhague, afinal pode sair menos ruim que a encomenda. Quando já se contava com um fiasco da conferência sobre mudança do clima, na capital dinamarquesa surgem sinais animadores de que, um acordo razoável pode ser obtido. Limitado, mas melhor que acordo nenhum.

  • B.

    Já se sabe que, não será aprovado um tratado forte, com compromissos legais dos países para redução de gases do efeito estufa. Essa era a expectativa anterior: algo mais ambicioso, que o Protocolo de Kyoto (1997), fracassado, que determinava corte médio de 5,2% nas emissões só das nações desenvolvidas.

  • C.

    O compromisso obtido em Copenhague será apenas politicamente vinculante. O novo acordo precisa ir muito além de Kyoto, se a meta for impedir que o aumento da temperatura média da atmosfera ultrapasse 2 ºC de aquecimento neste século, como recomenda a maioria dos climatologistas.

  • D.

    Isso exige dos países desenvolvidos, chegar a 2020 emitindo 25% a 40% menos poluentes que em 1990, ano-base de Kyoto. Os países menos desenvolvidos, por seu turno precisam desacelerar a trajetória crescente de suas emissões.

  • E.

    Estima-se que seja necessário um corte de 15% a 30%, aplicados no caso sobre os níveis que estariam emitindo em 2020, mantido o ritmo atual. A ideia é que, a redução não prejudique seu esforço de desenvolvimento, e redução da pobreza.

Com relação ao texto acima apresentado, julgue os itens de 1 a 12.

A supressão da vírgula que sucede a palavra “ordem” (l.15) não acarreta prejuízo à correção gramatical do período em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A supressão das vírgulas no trecho “revela que, apesar de a população estar ciente de que é tributada ao adquirir bens e serviços, a maioria” (l.8-10) não acarretaria prejuízo à correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego de vírgulas imediatamente antes e depois da expressão “por exemplo”, em ambas as suas ocorrências, nas linhas 7 e 15, é facultativo.

  • B.

    A substituição da vírgula logo após o vocábulo ‘segmentado’ (l.14) por ponto e vírgula não prejudica a correção gramatical e a coerência do texto.

  • C.

    O emprego de dois-pontos na linha 20 justifica-se por introduzir, no período, uma explicação.

  • D.

    Na linha 37, o emprego da vírgula é obrigatório na primeira ocorrência e facultativo na segunda.

  • E.

    O emprego da vírgula imediatamente após o vocábulo ‘aprendizado’ (l.46) preserva o sentido e a correção gramatical do texto.

Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.

As formas verbais “expandam” (l.15) e “contribuam” (l.16) foram empregadas no modo subjuntivo porque estão inseridas em segmento de texto que trata de fatos incertos, prováveis ou hipotéticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto, julgue os itens seguintes.

A ausência de vírgula logo após o termo “investimentos” (l.15) permite concluir que, segundo o autor do texto, é necessário que, no Brasil, sejam priorizados investimentos voltados para a expansão da produção e para o aumento da produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens que se seguem.

A correção gramatical e a coerência do texto seriam preservadas se a oração “que possam ser encontrados em uma rua escura da cidade” (l.2-3) estivesse entre vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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