Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com referência às estruturas linguísticas empregadas no texto, julgue os itens subsequentes.
Estaria gramaticalmente correto o emprego da preposição a antes de toda a população (R.6) a toda a população visto que a forma verbal afetam (l.5) apresenta dupla regência.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Sem que se contrarie o sentido do texto, a última frase pode ser corretamente reescrita da seguinte forma: O capital humano constitui a principal vantagem competitiva das empresas na sociedade contemporânea.
Assinale a opção que apresenta característica(s) da sintaxe das imagens impressas como história em quadrinhos.
Tempo representado pelo símbolo do balão, que, na narrativa, consiste em um elemento gráfico que contém onomatopéias e ícones, que representam as atitudes dos personagens.
Percepção visual local, que é possibilitada pela consciência visual simultânea de passado, presente e futuro.
Estruturas e símbolos, como o balão, que acrescentam ritmo à narrativa e a modulam, contribuindo, de forma decisiva, para a comunicação e os efeitos pretendidos.
Seleção e apresentação de símbolos abstratos, ilegíveis em sequências de sons, letras ou imagens, assim como ocorre com a linguagem verbal.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2010
Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas graficamente com base na mesma regra.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.
O trecho a partir das (l.31) poderia ser substituído, sem prejuízo sintático ou semântico ao texto, por um dos termos a seguir: por razão das, em consequência das, com as.Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.
Na linha 45, o termo da pode ser trocado por à, o que, embora altere a regência do nome, mantém seu sentido no texto.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.
A substituição de estão fazendo (l.50) e estar fazendo (l.51), respectivamente, por fazem e fazer manteria a correção do texto, mas alteraria seu sentido.Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.
No trecho e isso inclui os aspectos relacionados ao consumo, que precisa urgentemente ser reinventado (l.18-19), a supressão do artigo os e a substituição de ao por a e de que por o qual não afetam o sentido nem prejudicam a correção gramatical do período.Com relação às estruturas do texto, julgue os itens subsequentes.
Na linha 22, o deslocamento do vocábulo ainda para imediatamente antes da forma verbal parecem ainda parecem alteraria a ideia original do vocábulo substituído, que passaria a significar também.Sobre a redação de textos oficiais, julgue os próximos itens. Entre as autoridades tratadas por Vossa Excelência, estão o presidente da República, os ministros de Estado e os juízes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...