Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.
As novas ideias invertem totalmente essa concepção e também o processo de circulação de informações, pois é o público que dirá o que deseja que seja investigado e noticiado pelos meios de comunicação.
Assim, os blogueiros independentes estão começando a criar suas próprias redes de informantes surgidas a partir de comentários postados por leitores, afirma Alfred Hermida, professor da Columbia, especializado em mídias sociais.
E muitos profissionais do jornalismo poderiam acabar exercendo funções muito próximas às de um curador de notícias, ou seja, selecionar e aglutinar informações, como fazem os curadores de museus ou exposições, responsáveis pela escolha das obras que serão expostas.
Embora alguns críticos afirmam que esse novo jornalismo adotava uma prática parecida à dos assistentes sociais ou psicólogos sociais. Até pode ser, mas a ironia embutida nesta comparação apenas comprova o quanto o jornalismo está distante de sua função social depois de ter se transformado numa atividade quase industrial.
Se isto for verdade, se o jornalista passar a atuar como gestor de comunidades sociais, como coordenador de redes sociais de comunicação pela Internet, ao invés de atuar em redações tradicionais, estará corrigindo uma velha distorção em vez de criar algo revolucionário.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo "sob a proteção de Deus" (l.9) poderia ser substituído por perante à proteção de Deus, mantendo-se a correção gramatical do texto.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
Quem não se irrita por ser o destinatário de mensagens por cujo assunto não tem o menor interesse?
Como reagir à recepção de textos aos quais jamais houve solicitação nossa?
A autora refere-se ao deus Janus Bifronte, às duas faces suas em cujas representavam-se o passado e o futuro.
Quem matou o hábito das cartas foi o telefone, em que o reinado começou junto com o século XX.
Os e-mails acabam chegando a destinatários de cuja privacidade não costumam respeitar.
Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
O autor considera que os vínculos estabelecidos nas relações entre grupos sociais, firmadas pelo parentesco ou pelo sentimento comunitário, ainda resistem à força dos meios de comunicação de massa.
Entende o autor de que, não obstante hajam fortes pressões dos meios de comunicação de massa sobre elas, as relações autenticamente populares podem resistir à tão pesada influência.
Graças a aqueles laços estabelecidos em relações de parentesco ou mesmo comunitárias, entre grupos sociais mais estritos, a cultura popular ainda oferece sua firme capacidade de resistência.
Relações de parentesco e laços comunitários, não obstante a força que caracterizam os meios de comunicação de massa, ainda lhes resistem, preservando-se essa forma de cultura popular.
Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
No segundo parágrafo, o elemento sublinhado na construção
ocupando-lhe as horas de lazer refere-se ao termo casa.
eis o seu primeiro tento refere-se à expressão forma criativa.
eis o seu primeiro tento refere-se à expressão cultura de massa.
ocupando-lhe as horas de lazer refere-se à expressão cultura de massa.
eis o seu primeiro tento refere-se à expressão horas de lazer.
Julgue os itens seguintes, relativos às ideias e estruturas do texto acima.
A substituição de "aos" por com os nas expressões "aos brancos do mesmo sexo" (l.3-4) e "aos homens da mesma cor" (l.5) provocaria incorreção gramatical.
Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.
Os aspectos intrínsecos do texto de Machado de Assis, ligados ao seu conteúdo, são contrapostos aos aspectos extrínsecos de sua narrativa, ligados à forma e ao estilo do texto. Se aqueles ligam-se à banalidade; os outros reforçam a ideia de refinamento.
Tendo em vista o conteúdo expresso pelo texto e a forma segundo a qual ele se organiza, julgue os itens de 52 a 64, considerando aspectos da linguística textual.
Machado de Assis, em seu texto, adota uma textualidade que oscila entre modos mais figurativos (com dominância de recursos narrativos e descritivos) e modos mais temáticos (com presença de recursos avaliativos e expositivos).
Texto X, para responder às questões 37 e 38.
É comum ouvir queixas de professores a respeito da dificuldade da leitura do texto literário e do desinteresse por parte dos alunos, sobretudo no ensino médio. Reconhecendo que o trabalho com o texto literário é colocado como um grande desafio, o professor deve
priorizar o estudo da gramática em sala de aula e determinar que a leitura dos textos literários ocupe um horário fora da escola, em espaço próprio onde o aluno consiga concentrar-se e dedicar-se mais.
focar nos aspectos externos à obra, tais como: a vida do autor e o contexto histórico, deixando de lado aspectos mais difíceis para o aluno, como a análise da linguagem literária e seus recursos expressivos.
assumir a formação continuada do leitor, propondo métodos que auxiliem a leitura do texto literário e acompanhando de perto o processo de leitura a ser percorrido pelos estudantes.
utilizar o livro didático como único apoio para o estudo do texto literário, visto que, no texto didático, o estudante encontra todas as explicações necessárias para uma boa leitura.
substituir os textos literários originais por paráfrases ou resumos que tornem a leitura mais rápida e atrativa.
Texto X, para responder às questões 37 e 38.
Nos dias atuais, é comum opor as disciplinas que tratam das artes àquelas que focam com mais objetividade conteúdos relacionados ao conhecimento técnico. Entendendo a arte como objeto estético e reconhecendo na literatura uma de suas realizações, sua permanência nos currículos escolares, em uma sociedade cada vez mais preocupada com o mercado de trabalho, justifica-se porque
é necessário ter um espaço para a manutenção de uma elite letrada que conheça e goze das vantagens e das peculiaridades da experiência estética.
é objetivo da educação formar cidadãos em sua plenitude, desenvolvendo e potencializando sua humanidade e percepção para experiências prazerosas.
é importante que a escola garanta um espaço para o entretenimento, visto que a poesia afasta o sujeito do mundo e da vida prática.
é na literatura que o estudante terá o exemplo do bem escrever, e é nela que ele poderá exercitar as análises sintáticas e morfológicas.
é crucial para a formação do indivíduo memorizar as obras canônicas, seus autores, os períodos a que se referem e as características de cada estilo de época.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...